Lançamentos do setor automotivo brasileiro em 2022
Setor automotivo brasileiro espera crescimento em 2022 com o lançamento de modelos de diversos segmentos e de marcas variadas
O mercado automotivo promete muitas novidades para 2022. Após dois anos de pandemia, o setor vem se recuperando e as montadoras brasileiras fecharam 2021 com mais de 2,5 milhões de veículos produzidos. No comparativo entre janeiro e novembro do ano passado com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 6,7% na produção de automóveis. Alguns lançamentos “de peso” ao longo do ano passado ajudaram a catapultar os números e reavivaram o mercado.
Para 2022, é esperado que o setor automotivo brasileiro avance 12% nas vendas em relação ao ano anterior, números estes puxados pelas novidades em diversos segmentos, como SUVs, hatches de entrada, picapes, elétricos e sedãs, desde modelos inéditos a novas gerações e versões reestilizadas, de preços variados e previstos para serem lançados em diversos momentos do ano.
Novidades em SUVs
Modelo de carro dos mais queridos entre os motoristas brasileiros nos últimos anos, as SUVs devem inundar o mercado automobilístico nacional em 2022. Será uma agenda disputada de lançamentos de utilitários esportivos e crossovers. Teremos SUVs de entrada, compactos, médios, elétricos e até de luxo.
Utilitário esportivo mais vendido do Brasil, o Jeep Renegade aparece este ano com um novo conjunto mecânico e com novo motor 1.3 turboflex da linha GSE. A Jeep também já prometeu para 2022, no segundo semestre, o lançamento de um SUV híbrido, o Compass Hybrid. Além de receber o sobrenome “Pro”, algumas das novidades do Caoa Chery Tiggo 5X 2022 fica por conta do novo design. Novidades aparecem na parte mecânica e com digitalizações modernas na parte interna do SUV. Já os também chineses da Great Wall Motors devem estrear no mercado brasileiro com uma SUV, no caso o primeiro crossover da Haval, o H6, modelo de porte médio. Outro utilitário do mercado chinês é o BYD Tan, uma espécie de SUV de luxo para brigar por espaço nas ruas e estradas com os europeus.
Mas não são apenas os chineses que trazem novidades direto da Ásia para o mercado brasileiro de SUVs. A japonesa Honda coloca no mercado a nova geração do HR-V, tanto nos modelos compactos quanto nos médios. A Coreia do Sul também apresenta lançamentos para o Brasil: a nova versão da Tucson, da Hyundai, e o Sportage e o Niro, ambos da Kia, e que devem ser comercializados no país em sua versão híbrida.
Das marcas mais tradicionais, um destaque deste segmento é o Chevrolet Equinox. A previsão é que o Equinox 2023 seja apresentado no primeiro semestre e vendido no Brasil na versão mais completa, a Premier. Quem também tem novidades é a Fiat. A montadora italiana já está fazendo os protótipos do Fastback em Betim (MG). Irmão do projeto Pulse, este crossover compacto é baseado na Toro e inspirado no carro-conceito Fastback, de 2018.
Já a alemã Volkswagen promete o lançamento do Tiguan, que deve desembarcar do México, onde é fabricado. O utilitário esportivo de sete lugares tem motor 2.0 TSI turbo. Outra que vem com inovações é a marca francesa Citröen, no caso o C5X Hybrid, utilitário médio e que sairá em meados do ano em modelo de luxo.
Carros para todos os gostos
Como dito, automóveis para vários tipos de gostos e bolsos devem ganhar lançamentos no país. Um deles é o campeão de venda do mercado nacional no ano passado. O Fiat Strada chega com sua versão 2022, modelo flex e muito econômico na questão consumo de combustível. Já um veículo que estava fora de linha e volta no segundo semestre deste ano é a Nova Montana, da Chevrolet. A nova geração da picape só manterá o nome usado no passado, já que crescerá em tamanho e terá quatro portas.
Os carros elétricos vão continuar em crescimento no Brasil neste ano, mesmo após o mercado ter triplicado em 2021. Além dos híbridos, apresentados no texto, muitos carros 100% elétricos serão opções para quem quer deixar de frequentar os postos de combustíveis. Um que deve ajudar na popularização dos carros elétricos no país é o Kwid ZE, da francesa Renault. O subcompacto consegue ser recarregado em menos de uma hora em carga rápida.
A norte-americana Ford promete um SUV elétrico com o lançamento do Mustang Mach-e. Previsto para o segundo semestre, será uma espécie de vitrine tecnológica dos norte-ame-
ricanos por aqui, com preços acima dos R$ 450 mil. Outra empresa que vem com tudo no mercado de elétricos é a Mercedes-Benz. Os alemães preparam uma trinca de novidades em 2022, com o EQA, o EQB e o EQS. Outros lançamentos elétricos que devem dar as caras são o ID.3 e o ID.4, da Volkswagen, o Taycan GTS, da Porsche, o C40, da Volvo, e o i4 e o iX, da BMW.
Quem deve reforçar o mercado de picapes médias neste ano é a Peugeot, que promete a chegada da Landtrek. Modelo inédito, ela terá versões cabine dupla, voltadas a frotistas e ao consumidor final. A Landtrek foi desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Changan. Outra marca que vem com novidades em relação às picapes, mas neste caso de grande porte, é a Ford, com o Maverick. Também de modelo inédito, a picape traz diversos opcionais e motor 2.0 EcoBoost de 240 cavalos de potência.
Repaginado também será o C3, da Citröen. Nesta nova geração, o modelo ganhou estilo inspirado em SUVs, como altura elevada do solo, rack de teto e molduras plásticas ao redor das caixas de roda. A previsão é para chegar às concessionárias em março. Outra marca que promete uma nova versão é a Honda, com a 11ª geração do Civic. Mas o sedã deve aparecer nas concessionárias da marca japonesa apenas no último trimestre de 2022. Antes, a Honda lança o New City hatchback, previsto para março. Ele representa uma renovação completa do modelo, que vai chegar em duas versões (EXL e Touring).
Quem chega cheia de novidades para marcar seu lugar de vez no mercado brasileiro é a Toyota. É esperado para 2022 o lançamento de diversos modelos da marca, como o reestilizado Yaris, a Hillux GR Sport, o Cross GR Sport, o Hatchback GR e até mesmo a gigantesca picape Tundra.