Novidades do mercado automobilístico em 2024

 Novidades do mercado automobilístico em 2024

Chevrolet S10 Midnight é uma das promessas para o novo ano

Carros elétricos e mais sustentáveis marcam as tendências para o mercado automobilístico em 2024

Uma indústria em constante evolução, o mercado automobilístico promete novidades para os amantes de carros em 2024. As inovações vão desde novos modelos até ampliação de tecnologias já conhecidas.

Antes de focar nas tendências, é necessário compreender o cenário atual do setor. A preocupação climática impulsionou a implementação de tecnologias mais sustentáveis nos veículos. Além disso, o segmento teve um impacto profundo na cadeia de produção durante a pandemia, que segue ainda afetando nos dias atuais.

Uma das principais tendências será o crescimento de veículos elétricos em 2024. Os maiores fabricantes de automóveis estão ampliando a quantidade de modelos elétricos e ainda contam com a redução dos custos das baterias para impulsionar a produção. O desenvolvimento da infraestrutura das cidades para a recarga também se tornou um atrativo para os consumidores.

A conectividade seguirá presente nos novos automóveis. Os carros estão cada vez mais integrados aos dispositivos móveis e fornecendo mais recursos como sistemas de entretenimento, assistentes virtuais e entradas para a recarga dos celulares.

Veículos autônomos

Os veículos autônomos, conhecidos como os carros que dirigem sem motorista, não deverão se tornar populares em 2024, mas há a expectativa de avanços na tecnologia neste tipo de direção. Uma das tendências é o aprimoramento nos sistemas de condução, como frenagem de emergência e estacionamento automatizado.

Existe uma corrida entre as montadoras para produzir um carro que consegue se “autoconduzir”, mas o recurso ainda não foi popularizado no mercado. A Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla em inglês) estabeleceu uma escala de 5 níveis de carros autônomos:

Nível 1: Direção assistida: o automóvel possui certos mecanismos que tornam a experiência de condução mais simples e confortável, mas o motorista ainda faz a maior parte do trabalho. Um exemplo é o piloto automático, em que o veículo permanece em uma mesma velocidade sem intervenção do condutor.

Nível 2: Automação parcial: neste estágio, a automação começa a aparecer de fato, com o veículo podendo controlar a frenagem e até indicar direções. O motorista ainda é o responsável pela condução do automóvel.

Nível 3: Automação condicionada: essa escala corresponde aos veículos que utilizam sistemas de assistência ao motorista com sensores avançados. Um exemplo é o alerta de colisão 360º e a dispensa do condutor para balizas e deslocamentos de curta distância. O motorista ainda deve ficar atento para, caso seja necessário, assumir a direção.

Nível 4: Automação avançada: aqui o veículo já dirige por conta própria. Porém a área de atuação é mapeada e limitada, além de não atingir grandes velocidades. Até o momento, nenhum veículo comercializado em massa atingiu este nível.

Nível 5: Automação completa: no último estágio não é mais necessário um motorista. O único envolvimento humano é definir o destino da viagem.

Lançamentos

A indústria automobilística promete trazer diversos modelos inovadores, desde versões mais sustentáveis até as mais populares. Os SUVs também seguem com força total, já que estão entre os veículos mais vendidos no país. Confira abaixo uma lista com alguns dos modelos mais aguardados para 2024:

Chevrolet Bolt EUV

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV

O mais recente Electric Utility Vehicle (veículo utilitário elétrico) será maior em comparação com o seu predecessor e também terá um preço mais alto. Com 4,3 metros de comprimento e 2,67 metros de distância entre os eixos, o automóvel está sendo oferecido por R$ 279 mil.

Chevrolet S10 Midnight

O modelo marca o retorno da versão limitada da picape média em 2024. No entanto, essa deve ser a última série antes da chegada da nova geração de caminhonete. A S10 Midnight conta com a carroçaria escura, motor 2.8 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas.

Citroën C3 Aircross

Citroën C3 Aircross
Citroën C3 Aircross

Esse será o primeiro B-SUV do mercado capaz de levar até 7 passageiros. Os dois bancos da terceira fila são individuais e removíveis. O cliente pode usar ambos, somente um ou retirá-los completamente para ampliar o espaço do porta-malas. O C3 Aircross também possui 5 conectores USB para que todos a bordo possam recarregar seus celulares.

Ferrari 296 GTS

Ferrari 296 GTS
Ferrari 296 GTS

Com motorização elétrica e um V6 3.0 biturbo, a novidade da Ferrari para o próximo ano é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos. O preço esperado é de pelo menos R$ 5 milhões no Brasil.

Fiat Pulse

Com um design arrojado, a expectativa é de que chegue nas versões turbo 1.0 e 1.3. O modelo ainda conta com direção semiautomática assistida e uma central multimídia de 10,1 polegadas, tornando-o um SUV compacto e altamente tecnológico.

Ford F-150

O modelo mais vendido nos Estados Unidos vai desembarcar no Brasil em 2024. A F-150 contará com duas versões: Lariat e Platinum, ambas equipadas com câmbio automático de 10 marchas e motorização V8 5.0 Coyote do Mustang.

Hyundai HB20 2024

A aposta da Hyundai segue sendo um dos compactos mais populares da marca. O novo modelo não sofreu alterações na mecânica e concentra as novidades principalmente no design e no espaço interior.

Jeep Commander

Jeep Commander
Jeep Commander

Conquistando o público brasileiro como um SUV robusto e espaçoso, o modelo tem como principal característica a versatilidade, que combina um motor turbo 2.0 e tração 4×4 com um interior espaçoso. Em 2024, o Jeep Commander terá um motor flex de 271 cavalos e recursos como freio de estacionamento e controle de estabilidade.

Confira outras novidades do mercado automobilístico e sobre carros aqui no blog da Levare!

Posts Relacionados