Filmes e séries icônicos sobre carros

 Filmes e séries icônicos sobre carros

Velozes e Furiosos chega ao décimo filme como uma das franquias de maior sucesso do cinema

De máquinas velozes e potentes a veículos charmosos e cheios de personalidade, as produções cinematográficas oferecem uma longa lista de carros memoráveis

Uma das franquias cinematográficas de maior sucesso das últimas décadas, “Velozes e Furiosos” chega, em 2023, ao seu 10º filme. Dirigido por Louis Leterrier e com Jason Momoa como vilão, “Velozes e Furiosos 10” é o primeiro da última trilogia de longas que marcarão o fim da saga estrelada por Vin Diesel, intérprete do personagem principal da trama, Dominic Toretto.

Aguardado com ansiedade entre os apaixonados pela união de cultura pop e carros potentes em corridas de tirar o fôlego, é provável que o novo filme ultrapasse os $728 milhões arrecadados nas bilheterias mundiais pelo longa anterior. Apesar de ser a mais emblemática e bem sucedida relação entre filmes e velocidade, não foi a partir de “Velozes e Furiosos” que os carros começaram a ganhar protagonismo no universo cinematográfico.

Sejam eles supermáquinas arrojadas em pistas de corrida, sofisticados modelos de marcas luxuosas ou projetos inovadores e icônicos, os automóveis já roubaram a cena de diversas maneiras em filmes e séries sobre carros. Acompanhe, com a revista da Levare, os mais memoráveis momentos em que motores e atores dividiram as telas.

Senna documentário em filmes e séries sobre carros
Documentário “Senna: o brasileiro, o herói, o campeão” retrata a vida do falecido piloto

Filmes e séries sobre carros na pistas de corrida

As pistas e os bastidores da Fórmula 1, mais popular modalidade de automobilismo do mundo da velocidade, já ganharam as telas algumas vezes. Um dos filmes mais admirados pelos fãs é “Rush – No Limite da Emoção”, que conta os bastidores da rivalidade entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth) na disputa ponto a ponto do título da temporada de 1976.

Em formato de reality show – ou seja, com muitas polêmicas –, a série documental “Dirigir para Viver” retrata as emoções dentro e fora das pistas da F-1. Atualmente em sua quinta temporada, a série coloca os fãs da categoria dentro do dia a dia dos pilotos, gestores e donos de equipes. Outro documentário que toca diretamente os entusiastas da F-1 é “Senna: o brasileiro, o herói, o campeão”, que mostra a vida e trajetória do tricampeão mundial.

Além da Fórmula 1

A Fórmula 1 não tem a exclusividade cinematográfica entre as categorias do automobilismo. A famosa corrida 24 horas de Le Mans é o pano de fundo de “Ford vs Ferrari”. O filme, vencedor de dois Oscars, apresenta a luta do projetista Carroll Shelby (Matt Damon) e do piloto Ken Miles (Christian Bale) para fazer a montadora norte-americana conseguir superar os italianos.

Se meu fusca falasse em filmes e séries sobre carros
“Se Meu Fusca Falasse”, de 1968, colocou o simpático fusquinha Herbie como protagonista

Ícones das telonas em filmes e séries sobre carros

Na maioria das vezes, porém, os carros do cinema se tornam icônicos junto aos fãs não por causa da alta velocidade que alcançam, mas sim por características como charme, estilo e exclusividade. Exemplos não faltam de filmes e séries sobre carros em que o automóvel ganha status de personagem principal e faz bonito nas cenas.

Carros como o lendário DeLorean DMC-12, da trilogia “De Volta para o Futuro”, o cativante Herbie, de “Se Meu Fusca Falasse”, o tecnológico e sombrio Batmóvel, companheiro de Batman na série de TV e nos filmes, e a van em formato de cachorro, de “Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros”, ficaram famosos por suas características memoráveis.

Carros famosos em cenas de velocidade

Existem, ainda, inúmeros casos de modelos de veículos de grandes montadoras, anteriormente famosos entre os entusiastas das quatro rodas, que entraram para as enciclopédias do cinema em filmes e séries sobre carros ao figurarem em cenas de velocidade e ação, como o Dodge Challenger R/T 1970, de Velozes e Furiosos.

Quem também transita em velocidade acima do permitido pelas ruas da ficção é Eleanor, o Ford Mustang Shelby GT 500, de “60 Segundos”. O carro é uma interpretação de um modelo da década de 1960 e foi projetado especificamente para o filme estrelado por Nicolas Cage. Outro astro, Mel Gibson, também teve sua imagem vinculada a um carro de cinema. O Ford Falcon Cupe GT, de “Mad Max”, é o principal companheiro do personagem nas cenas pelo deserto australiano.

Bumblebee Transformers
Bumblebee, um Chevrolet Camaro, de cor amarela, de “Transformers”

Mais carros famosos

A lista de carros clássicos do cinema é grande e inclui o Plymounth Fury de cor vermelha, de “Christine, o carro assassino”; a conversível e vermelhíssima Ferrari Califórnia 250 GT, de “Curtindo a Vida Adoidado”; o emblemático Bumblebee, um Chevrolet Camaro, de cor amarela, de “Transformers”; o Ford Gran Torino 1974, da série de TV “Starsky & Hutch – Justiça em Dobro”, com sua autêntica cor vermelha e listra branca nas laterais, e muitos outros, que fizeram dobradinhas icônicas entre cinema e motores.

Aston Martin e os icônicos filmes do agente 007

O lado sedutor de James Bond, o agente secreto 007, não estaria completo sem um carro à altura. De todos os veículos que o espião britânico aparece dirigindo em seus filmes, os modelos luxuosos da britânica Aston Martin são os que mais ficaram identificados com o personagem.

O modelo que mais ganhou a admiração dos cinéfilos é o DB5, de “007 Contra Goldfinger”, o primeiro Aston Martin a aparecer na filmografia do espião. Outros carros da luxuosa montadora que aparecem nas mãos do espião são o V8 Vantage, em “007 Marcado para a Morte”, o Db9, em “007 Quantum of Solace”, e o DB10, em “007 Contra Spectre”.

James Bond 007 em filmes e séries sobre carros
O agente secreto 007 e seu Aston Martin

Posts Relacionados