O futuro é chinês: montadoras asiáticas têm investido no Brasil

 O futuro é chinês: montadoras asiáticas têm investido no Brasil

SUV GT PHED AWD

Novos veículos com tecnologia chinesa chegam ao Brasil e aumentam a concorrência com outras marcas

Os produtos chineses estão presentes em todos os continentes do planeta. De alguma forma, algum componente de algo que você utiliza é “made in China”, ou seja, feito na China.

Os veículos de montadoras do país asiático têm tomado conta das ruas de vários países, e, no Brasil, isso não é diferente. Compactos, SUV’s (Sport Utility Vehicle – veículo utilitário esportivo, na tradução do inglês) e motos produzidos por fábricas chinesas estão cada vez mais tecnológicos e com pegadas sustentáveis, e uma prova disso são os elétricos que têm se tornado cada vez mais populares pelo mundo. Silenciosos, não poluentes e com carregamento fácil: essas são algumas das explicações para a produção desse tipo de veículo aumentar cada vez mais e abastecer o mercado mundial.

Apesar de serem de origem chinesa, vários veículos serão fabricados no Brasil para abastecer não só o mercado interno, mas também países da América Latina.

Em 2023, novos modelos devem chegar às ruas e aumentar a concorrência com as outras marcas. Confira o que separamos para você:

GWM

A Great Wall Motor (GWM) apresenta o modelo SUV GT PHED AWD (top de linha). Com motor híbrido do tipo plug-in, dois motores elétricos (1 dianteiro e 1 traseiro) e um motor à combustão 1.5, o veículo, se utilizado no modo totalmente elétrico, tem autonomia de 170 km (dependendo do modo de condução).

Com torque de 77,7 kgfm, o carro atinge velocidade máxima de 180km/h. O carregamento AC é feito de 0 a 100% em 5 horas. Já o carregamento DC, 10 a 80%, é feito em 29 minutos. A GWM diz que o SUV é capaz de ir de 0 a 100km/h em 4s8.

Quando se fala em entretenimento, o GT PHED AWD conta com computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas,  comandos de voz 100% português Brasil para funções “on e off-line”, reconhecimento facial para até 5 condutores, capacidade de gravar as principais configurações e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

O carro conta também com 6 airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas que cobrem os bancos dianteiros e traseiros). Além disso, tem 12 sensores de estacionamento, 5 câmeras e 2 radares que constituem toda a parte semi-autônoma.

As outras versões da marca são  SUV H6 Premium PHEV AWD (intermediário) e Premium HEV (entrada).

ZONTES

Zontes T310
Zontes T310

Outra chinesa que chega com novidades é a Zontes, que traz a moto crossover Zontes T310. Com potência de 35,3 cv a 8.600 rpm, a T310 tem 312 cm³ de cilindrada e torque de 3,06 kgf.m a 7.500 rpm.

Com motor DOHC, 4 tempos, ciclo otto, refrigeração líquida e sistema de partida elétrica, a T310 conta com faróis e lanternas em LED. Os freios (dianteiro e traseiro) são a disco, ABS Bosch. As rodas são aro 17 e liga leve de alumínio, e a capacidade do tanque de combustível é de 19 litros.

O piloto pode alternar entre os modos Eco e Sport (“E” é o modo de economia de combustível e “S” é o modo esportivo) apenas utilizando o botão no punho direito para escolher entre a economia de combustível durante uma longa viagem ou a experiência rápida e feroz nas vias urbanas. No modo economia de combustível, o sistema muda automaticamente para o modo esportivo se a rotação do motor for superior a 7.000 rpm.

BYD

O modelo Dolphin conta com motor elétrico síncrono de ímã permanente
O modelo Dolphin conta com motor elétrico síncrono de ímã permanente

A BYD apresenta o modelo Dolphin, que conta com motor elétrico síncrono de ímã permanente. O Dolphin tem velocidade máxima de 160km/h e autonomia elétrica de 427km.

Com bateria Blade com arquitetura cell-to-pack e química LFP, o BYD Dolphin tem um único motor elétrico dianteiro que desenvolve 204 cv (150 kW) e 29,5 kgfm de torque.

O volume do porta-malas varia de 345 litros a 1.310 (com os bancos traseiros abaixados).

Com suspensão dianteira e bateria de 60kWh, o comprimento entre eixos do Dolphin é de 4,29m, largura de 1,77m e altura de 1,57m. A aceleração vai de 0 a 100 em 7 segundos.  As versões superiores contam com teto solar panorâmico.

Também da BYD, o Seagull promete ser o carro elétrico mais barato do Brasil. O modelo será menor que o Dolphin, com 3,78 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos, 1,71 m de largura e 1,54m de altura. O peso total do veículo varia entre 1.160 e 1.240 quilos.

Com baterias do tipo blade, o Seagull tem duas opções de autonomia. Com o motor elétrico de 55kW de potência (aproximadamente 74 cv) e 13,7 kgfm de torque, a BYD disponibiliza baterias com capacidade de 30 kWh e 38,8 kWh, o que representa, respectivamente, 305 e 405 km de autonomia pelo ciclo chinês.

O veículo terá motor de 75cv e baterias de 30,7 kWh. Isso é suficiente para uma autonomia de 300 quilômetros.

ESPECIFICAÇÕES

ASUV GT PHED AWD: Dois motores elétricos e um à combustão. Torque de 77,7 kgfm e velocidade máxima de 180km/h. Carregamento AC, de 0 a 100%, em 5 horas e DC, 10 a 80%, em 29 minutos. Faz de 0 a 100km/h em 4s8.

T310: Potência de 35,3 cv a 8.600 rpm, cilindrada com 312 cm³ e torque de 3,06 kgf.m a 7.500 rpm. Motor DOHC, 4 tempos, refrigeração líquida e sistema de partida elétrica. Faróis e lanternas de LED.

Dolphin: Velocidade máxima de 160km/h, com autonomia elétrica de 427 km. Bateria Blade e único motor elétrico dianteiro com 204 cv (150 kW) e 29,5 kgfm de torque. Aceleração vai de 0 a 100 em 7 segundos.

Seagull: Baterias blade. Motor elétrico de 55kW de potência (aproximadamente 74 cv) e 13,7 kgfm de torque. Autonomia de 300 quilômetros.

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