Donuts, o saboroso doce americano

 Donuts, o saboroso doce americano

Nova febre gastronômica entre os fãs de doce, o donuts é um ícone da gastronomia norte-americana

Ícone da cultura norte-americana, os donuts têm ganhado popularidade no Brasil, com lojas especializadas e versões de dar água na boca

Imagine uma apetitosa e doce massa em formato de anel, frita, com textura macia, servida com deliciosas coberturas e recheios, que variam de um simples açúcar polvilhado a chocolates, confeitos, cremes e geleias, resultando em combinações que são verdadeiros deleites para o paladar.

É, desse modo, que se pode descrever o donut, doce famoso e tradicional na cultura norte-americana e que tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos. Seja em praças de alimentação de shoppings centers ou em pontos movimentados de ruas e avenidas, hoje em dia não é uma tarefa nada difícil encontrar lojas especializadas em servir a saborosa e colorida rosquinha, geralmente acompanhada de um café preparado na hora.

A popularidade dos donuts pelos Simpsons

Bem antes de se transformar em mais uma opção saborosa para a sobremesa dos brasileiros, a lembrança de muitos é ter visto a rosquinha pela primeira na tela da TV. O doce é considerado um ícone pop, uma vez que é a comida preferida de Homer Simpson, protagonista da série de animação “Os Simpsons”, uma das produções mais populares e longevas da televisão mundial. Em praticamente todos episódios, o donut está lá, com sua memorável cobertura de creme rosa e os granulados coloridos.

homer simpson
Homer Simpson, personagem da série televisiva “Os Simpsons” é o responsável por popularizar o donuts no Brasil e no mundo

Origem dos donuts 

Uma das poucas certezas sobre a origem do donut é que o nome surgiu do termo inglês “doughnut”, que significa rosca frita em tradução livre. Porém, são várias as versões quanto ao surgimento da rosquinha com um furo no meio, algo muito comum quando se trata de culinária e alimentos reconhecidos mundialmente.

Colonos holandeses nos EUA

A mais conhecida e antiga das versões dá o crédito aos padeiros holandeses, ainda no século XVI. A receita de bolas de massa fritas, conhecidas como “oliekoecken” (tortas de óleo), teria desembarcado em solo norte-americano pelas mãos dos colonos que se mudaram para Nova York, ainda chamada na época de Nova Amsterdã (nome da capital holandesa), e que preparavam a guloseima com frutas secas.

Pequeno bolo no Maine

Outra história bastante popular para a origem do donut coloca como criador Hanson Gregory, que teria inventado essa delícia aos 16 anos, em 1847. Ele afirmava ter feito o pequeno bolo com um buraco no meio durante uma viagem de navio e, depois, teria ensinado a técnica à sua mãe, que começou a vendê-los na cidade de Rockport, no estado do Maine, ganhando rapidamente adeptos na comunidade local.

Donuts para alimentar soldados na Primeira Guerra

Há, ainda, a versão que propõe que o doce tenha surgido durante a Primeira Guerra Mundial pelas mãos das mulheres do Exército de Salvação – instituição de ajuda humanitária –, enviadas para a Europa em suporte aos soldados norte-americanos. A massa com farinha, ovos, óleo e açúcar era preparada para alimentar os combatentes nas trincheiras, e, assim, essas voluntárias foram apelidadas de “Donut Lassies”, sendo consideradas as responsáveis pela popularização do doce nos EUA.

donuts
São conhecidas várias versões sobre a origem dos donuts

Sabor americano no Brasil

Foi em viagens ao país de Homer Simpson que Nicholas Acquaviva, CEO da The Good Cop Donuts, viu-se instigado a apostar nas saborosas rosquinhas fritas. Sua relação próxima com o doce aconteceu por experimentá-lo inúmeras vezes ao visitar os Estados Unidos durante o período que seu irmão fez faculdade por lá.

“Tenho a memória afetiva de comer no Dunkin’ Donuts (famosa rede norte-americana) e no parque da Universal Studios, na famosa ala dos Simpsons. Lembro também daqueles de supermercados, coberto somente com açúcar. Enfim, foi algo que consumi com muita frequência e já estava enraizado em mim quando tive a ideia de abrir a loja”, recorda Acquaviva, que também é proprietário de uma rede de hamburguerias.

The Good Cop Donuts: os donuts do “bom policial”

A primeira unidade da The Good Cop Donuts surgiu em São Paulo, no ano de 2019, em um imóvel onde a família de Acquaviva tinha uma loja de bolos. O nome – “o bom policial”, em tradução livre – vem da imagem clássica dos policiais norte-americanos saboreando alguns donuts. A ideia é complementada pelo mascote, um panda vestido de policial e que está na logo da loja até hoje.

A receita da massa foi desenvolvida dentro dos parâmetros do que é servido no mercado norte-americano. Os mais vendidos do cardápio são o Homer, a clássica rosquinha coberta com fondant rosa e granulado colorido, e o Pandinha, recheado com creme de avelã, mas o CEO diz estar sempre em busca de inovações. “Na minha última viagem, trouxe as novidades salgadas, os donuts na chapa e com queijo quente, e a sobremesa dupla, com recheios de creme de avelã, doce de leite ou geleia de morango”, afirma.

The Good Cop Donuts
A inspiração para criar a rede de lojas The Good Cop Donuts aconteceu durante viagens aos EUA / Foto: Divulgação

Em três anos, a The Good Cop Donuts passou de uma unidade para mais de 30 lojas em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Santos, São Vicente, Rio de Janeiro e Vitória. E o objetivo é expandir ainda mais. “Sonho com que o donut faça parte do café da manhã do brasileiro, assim como pão de queijo com café”, admite Acquaviva.

Onde comer?

O Tradicionalíssimo, em São Paulo e S. J. do Rio Preto

Café Donuts, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Vainilla Donuts, em São José do Rio Preto

Bem Querer Donuts, em Ribeirão Preto

People Donuts, em São José do Rio Preto

Poison Donuts, no Rio de Janeiro

American Day Donuts & Cookies, em Belo Horizonte

The Good Cop Donuts
A The Good Cop Donuts conta com mais de 30 lojas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Guarulhos / Foto; Divulgação

Viaje de Levare

Essa história deixou você com água na boca? Aproveite para conhecer o sabor dos donuts em vários lugares e vá de Levare. Garanta aqui sua passagem e boa viagem!

Posts Relacionados