Culinárias de diferentes países são destaque em SP

 Culinárias de diferentes países são destaque em SP

A capital paulista tem um roteiro gastronômico invejável, e o que não faltam são culinárias de diferentes países do mundo

Entre suas ruas, avenidas, becos e vielas, a gigante São Paulo apresenta uma gama enorme de restaurantes e estabelecimentos similares, que contemplam culinárias de diferentes países. Não à toa, em 2022, a capital paulista foi eleita como o 7º melhor destino gastronômico do mundo, sendo a única cidade brasileira a aparecer no ranking feito pelo prêmio Travellers’ Choice.

Mas esse não é o único ‘fato’ paulistano que surpreende quando falamos de culinária. Dados do Observatório da Gastronomia, também em relação ao período de 2022, mostram que São Paulo abriga 23 mil estabelecimentos comerciais, com cerca de 9 mil sendo restaurantes e similares. Além disso, na cidade, mais de 50 tipos de cozinha são encontrados.

A diversidade cultural chama a atenção de todas as maneiras, afinal, a capital paulista é uma das maiores metrópoles do mundo e abriga uma população diversificada, com imigrantes de diferentes países e continentes, incluindo Europa, América do Norte, Ásia e América Latina. O resultado disso: a culinária de São Paulo é múltipla e conta com uma ampla variedade de cozinhas internacionais que vão além das mais tradicionais e conhecidas, como a italiana, japonesa ou portuguesa.

E vale lembrar que a cena gastronômica vibrante e crescente da cidade também é reconhecida por seus muitos chefs talentosos, que comandam restaurantes de alta qualidade. Com isso, os diversos cardápios das culinárias de diferentes países apresentam uma variedade impressionante de pratos típicos e criativos.

Quais culinárias de diferentes países que estão em SP?

Para além da forte presença de restaurantes italianos em toda a cidade e do bairro da Liberdade com suas muitas opções de culinária asiática, São Paulo abriga restaurantes peruanos, equatorianos, gregos, indianos e muito mais.

Pensando nisso, a Revista Levare preparou um guia que apresenta estabelecimentos que ‘fogem’ daquele roteiro gastronômico mais comum e que surpreendem os visitantes com seus muitos pratos típicos de diferentes países do mundo.

O Quinoa Restobar tem drinks e deliciosos pratos da culinária peruana/ Foto: Reprodução – @quinoarestobar

Culinária peruana

No coração do bairro tradicional do Bom Retiro, em São Paulo, encontra-se o restaurante peruano “Quinoa Restobar” (@quinoarestobar), que é o lugar perfeito para experimentar pratos deliciosos da culinária peruana e bebidas refrescantes, alcoólicas ou não, a qualquer hora do dia. Para começar a se aventurar nessa gastronomia, é válido experimentar uma das deliciosas criações da casa.

O extenso cardápio oferece diversas opções, incluindo a Salada de Manga com Peixe Crocante, composta de alface, agrião, batata yacon, cebolas escalfadas, cenoura, manga e palitos de peixe fritos, e a Salada Quinoa, um mix de alfaces, quinoa, tomate cereja, kiwi e queijo empanado, com molho agridoce.

Há opções disponíveis aos vegetarianos, como a Chaufa de Quinoa Vegetariano, um prato leve e saboroso com quinoa andina salteada no wok com brócolis, ervilha torta, moyashi, champignon, shitake, pimentão vermelho e toques de molho teriyaki. Sem dúvidas, o que não faltam são opções deliciosas e tradicionais no Quinoa Restobar. Para mais detalhes, basta acessar o Instagram oficial do restaurante.

Culinária persa 

O “Amigo do Rei” (@amigo_do_rei) é uma experiência. Especializado em comida persa caseira e tradicional, o restaurante começou a sua história no Brasil em 1991, quando a chef iraniana Nasrin chegou ao país. Em 2011, o local estabeleceu-se em São Paulo, onde está presente até hoje.

Com um funcionamento diferente do ‘comum’, o Amigo do Rei recebe oito pessoas na sala de jantar de Nasrin, definida como um “ambiente pequeno e modesto”, para uma vivência intimista e inesquecível. O menu atual (R$ 170 por pessoa) é individual e inclui entrada, prato principal (com duas opções disponíveis) e sobremesa. Bebidas são à parte, e o “Sekhanjebin ba Khiar” é uma bebida doce que pode ser experimentada pelos visitantes.

Mesmo aqueles com restrições de ingredientes podem ir ao restaurante, visto que é possível avisar as restrições alimentares e/ou conferir todas as opções lactovegetarianas e veganas disponíveis no cardápio atual com antecedência.

O Fesenjan é um dos pratos da culinária
persa servidos no restaurante Amigo do Rei/ Foto: Reprodução – @amigo_do_rei

Para ir ao restaurante, localizado no bairro Mirandópolis, é necessário fazer uma reserva pelo WhatsApp (11) 98194-8190. Para mais informações, acesse amigodorei.com.br ou confira o Instagram oficial do local.

Culinária colombiana

A cozinha colombiana ganha espaço no Guacolombia (@guacolombia.br), um restaurante em São Paulo especializado em lanches da Colômbia, incluindo arepas, patacones, empanadas e hambúrguer artesanal.

Com serviço de delivery disponível, o restaurante tem um cardápio recheado de opções, inclusive low carb, veganas e vegetarianas. Para mais informações, basta acessar o Instagram oficial da casa.

As deliciosas Arepas, um prato típico da Colômbia

Culinária congolesa

O “Congolinária” (@congolinaria) é um restaurante surpreendente, comandado pelo Chef Pitchou Luambo, que veio da República Democrática do Congo a São Paulo, em 2016. Com o objetivo de servir comida africana vegana e priorizando ingredientes naturais para substituir os industrializados, o restaurante serve pratos acessíveis e que são da culinária típica congolesa.

Há diversas opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Um dos destaques da casa é o “Ngombe”, nhoque de banana da terra ao molho de shimeji e tomates frescos. O restaurante oferece, ainda, a opção de congelados, petiscos, acompanhamentos, molhos e temperos.

Ngombe, um dos destaques da culinária congolesa

Atualmente, a casa está em dois diferentes endereços da capital paulista: um próximo ao metrô Sumaré e o outro próximo ao metrô da Penha. Para mais informações sobre horário de funcionamento, delivery, entre outras dúvidas, basta acessar: congolinaria.com.br

Culinária jamaicana

Com uma história que começou surpreendentemente com a prática de delivery em meio à pandemia de Covid-19, em 2020, o “Jerky’s: Cozinha Caribenha” (@jerkysoficial) é mais que gastronomia: é experiência. Localizado na República, o restaurante busca garantir uma imersão caribenha aos seus visitantes e apresenta um cardápio recheado de comidas típicas.

No JERKY’S: cozinha caribenha, você pode provar o Jerk, um tipo de churrasco típico da Jamaica/ Foto: Divulgação

O proprietário do restaurante, James, nasceu em Kingston, na Jamaica, e estava estudando odontologia quando decidiu fazer um intercâmbio para o Brasil. Apaixonado pelo país, James decidiu ficar e realizar um sonho antigo: abrir um restaurante especializado em jerk, um tipo de churrasco típico da Jamaica.

Como James notou que a cultura caribenha não estava bem representada no Brasil, apostou em trazer um ambiente imersivo, além de um cardápio delicioso e super tradicional. Mais informações podem ser encontradas no Instagram oficial do local ou no site: jerkys.goomer.app/menu

Culinária russa

Localizado no bairro Aclimação, o “Restaurante Russo Barskiy Dom” (@restauranterusso) atende os mais variados paladares em diferentes momentos do dia. Entre os seus serviços principais, destacam-se almoço (buffet por quilo de comida eslava), venda de massa recheada pronta ou congelada (pelmeni e vareniki), venda de sopas russas e ucranianas, além de encomendas de pão de centeio, pirajkí salgados, doces pratos prontos e congelados.

Segundo o próprio restaurante, “a cozinha russa é muito sustentável e saudável. É caracterizada por uma abundância de pratos de carne, peixe e legumes, sopas, cereais, pratos de massa com recheios, cuja preparação requer uma certa habilidade e uma quantidade considerável de tempo”. Mais informações em: barskiydom.com.br

Culinária indiana

Um dos mais tradicionais restaurantes indianos de São Paulo, o “Restaurante Indiano Bawarchi” (@restaurantebawarchi) é comandado pelo chef Ajay Kaintura. No extenso cardápio, o que não faltam são opções típicas, que incluem pratos vegetarianos e que agradam aos mais variados paladares.

O restaurante também busca trazer uma experiência cultural aos visitantes para além da gastronomia, o que garante uma vivência imersiva. Mais informações podem ser encontradas no Instagram oficial do Bawarchi.

Hot Wings, um dos pratos indianos do restaurante BAWARCHI/ Foto: Reprodução – @restaurantebawarchi

Culinária árabe 

Bassem Koussa, sírio de 33 anos e formado em Arquitetura, é o chef de cozinha árabe e proprietário do restaurante “Zingo & Ringo” (@barzingoeringo). Com boa parte da equipe formada por refugiados sírios e palestinos, o local é totalmente dedicado à gastronomia árabe, com o estilo tradicional e familiar de cozinhar.

O carro-chefe da casa é o Fattah, disponível em três opções: carne, frango e falafel. São várias as opções de pratos típicos, incluindo o Kebab de Shawarma – peito de frango assado na chapa, cortado em cubos e enrolado no pão sírio com alface, tomate, picles e molho de alho – e o Kebab de Falafel – bolinhas de falafel, alface, tomate, pepino, picles e molho de tahine enrolados no pão sírio – vegano.

Mais informações sobre o restaurante podem ser encontradas no Instagram oficial do “Zingo & Ringo”.

alguns pratos da culinária árabe do restaurante Zingo & Ringo/ Foto: Marcio Shaffer

Bairros gastronômicos

Para aqueles que ficaram interessados em aproveitar tudo o que São Paulo pode oferecer em relação às cozinhas tradicionais e culinárias típicas de diversas regiões e países do mundo, alguns bairros podem ser boas opções de passeios:

· Liberdade (variadas opções de culinária japonesa, chinesa e coreana);

· Itaim Bibi (muitas culinárias estão presente no bairro, incluindo francesa, italiana, asiática e muito mais);

· Mooca (diversos restaurantes que contemplam a culinária italiana).

Outros restaurantes com culinárias de diferentes países em SP

·  Restaurante Acrópolis (culinária grega);

·  La Tartine (culinária francesa);

·  Chez Vous (culinária belga);

·  Svanen Cozinha Escandinava (culinária escandinava);

·  Chimi Choripanes y Drinks (culinária argentina);

·  Paca Polaca (culinária judaica-polonesa).

Posts Relacionados