Cidade Maravilhosa

 Cidade Maravilhosa

Cartão-postal do Brasil, o Rio de Janeiro continua lindo, com praias, pontos turísticos e eventos que fazem a capital fluminense reconhecida internacionalmente

Uma cidade cantada em verso e prosa inúmeras vezes, com alguns dos cenários mais apaixonantes do mundo e que recebe visitantes brasileiros e estrangeiros durante praticamente todo o ano. Não é à toa que o Rio de Janeiro é a “Cidade Maravilhosa”, centro financeiro e cultural do país e um verdadeiro cartão-postal do Brasil.

vista da praia de ipanema

Na capital fluminense, estão algumas das mais belas paisagens urbanas do mundo, com praias, florestas, parques e monumentos reconhecidos internacionalmente. O valor cultural do conjunto urbano carioca foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2016, quando foi legitimada com a declaração do título de patrimônio mundial.

Há, ainda, os eventos esportivos, políticos, a queima de fogos do Réveillon e o mais que celebrado carnaval e o desfile das Escolas de Samba, além de museus, palácios e centros culturais. Estes contam não apenas a história da cidade, mas também do Brasil, já que o Rio de Janeiro foi a capital brasileira entre 1763, quando nosso país ainda era colônia portuguesa, e 1960, quando a capital foi transferida para a recém-construída Brasília.

em copacabana, ocorre uma das maiores queimas de fogos do mundo

Todas essas atrações colocam o Rio como a cidade brasileira mais popular entre os turistas. Um levantamento da agência de viagens on-line Decolar apresenta a capital fluminense como a cidade mais procurada por brasileiros em 2020, com base nas vendas de hotelaria no site e app da empresa. Os estrangeiros também são seduzidos pelos encantos da cidade. O Rio de Janeiro é o destino do país (e da América Latina) que mais recebe turistas de outros países no setor de turismo de lazer, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O Rio de Janeiro tem, com certeza, o melhor e maior carnaval do mundo e o grande responsável por isso é o desfile das escolas de samba, no Sambódromo, a Marquês de Sapucaí. Inaugurado em 1984, o palco do carnaval carioca recebe, em cada noite de desfiles do grupo especial, cerca de 120 mil pessoas, que se reúnem para assistir e sambar ao som de escolas como Portela, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor etc. Cada escola tem até 80 minutos para desfilar, sendo avaliada por temas como enredo, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira, entre outros. A partir da década de 1990, muitos turistas também começaram a ir até o Rio de Janeiro na época do carnaval por causa dos blocos carnavalescos, que desfilam por grande parte dos bairros da cidade. Ao todo são cerca de 500 blocos, de todos os tamanhos e para todos os públicos.

Do Leme ao Pontal

É impossível visitar o Rio de Janeiro e não conhecer algumas das praias mais famosas do mundo. O céu azul a maior parte do ano, a imensidão do mar carioca e o clima quente são um verdadeiro convite para aproveitar a orla carioca, “do Leme ao Pontal”, como já cantava Tim Maia. São 86 quilômetros de extensão, com praias para todos os gostos. 

famosa calçada de copacabana, com desenhos referentes às ondas do mar

Provavelmente a mais procurada pelos turistas e muito querida pelos cariocas, Copacabana é a “Princesinha do Mar”. Situada na zona sul, a praia possui uma enorme faixa de areia, muito utilizada para a prática de esportes e com vários quiosques. É lá também que acontece uma das maiores queimas de fogos de artifício do mundo. Uma tradição da cidade, o Réveillon em Copacabana reúne mais de dois milhões de pessoas na faixa de areia, além de receber shows de artistas nacionais e internacionais.

O cristo redentor em 2007 entrou para a lista de “7 maravilhas do mundo moderno”

Chamam a atenção também o calçadão de pedras portuguesas pretas e brancas com desenhos referentes às ondas do mar, o famoso hotel Copacabana Palace, o Forte de Copacabana e a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6. Na mesma orla está a do Leme, considerada uma das praias mais tranquilas da zona sul carioca e com vista para a Pedra do Leme.

Bondinho para o Pão de Açúcar

Também mundialmente famosa, a charmosa e descontraída Praia de Ipanema é um ponto de encontro de cariocas e turistas, especialmente no entorno do Posto 9. A praia ficou conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Morais, e por ser um dos berços da bossa-nova. Bem ao lado, há outra praia que é um símbolo do Rio de Janeiro, o luxuoso Leblon. Um dos bairros mais caros e refinados da cidade, com várias lojas, restaurantes e bares bacanas pela orla, a praia do Leblon é um pouco mais tranquila que a vizinha Ipanema. Em uma pequena faixa de areia, ao lado de Ipanema, também está a Praia do Arpoador, com a famosa Pedra do Arpoador, muito frequentada para admirar o pôr do sol e a beleza da região.

Escadaria Selarón

A zona sul tem muitas outras praias que encantam turistas e cariocas, como a pequena Praia Vermelha com seus 200 metros de faixa de areia e próxima à pracinha de onde parte o bondinho para o Pão de Açúcar, a Urca, que é banhada pela Baía de Guanabara e fica aos pés do Morro da Urca, a Praia do Flamengo e a Enseada de Botafogo, que também recebem as águas da Baía de Guanabara. Próximas da Pedra da Gávea – com uma das vistas mais impressionantes da cidade e ótima para trilhas – estão as praias de São Conrado e do Pepino, sendo esta última ponto de pouso de asas-deltas e parapentes que decolam da Pedra Bonita. 

Já na zona oeste, a mais conhecida é a Barra da Tijuca. Considerada a melhor praia da cidade, ela tem 15 quilômetros de extensão ao longo da urbanizada Avenida Sernambetiba. As águas esverdeadas são boas para banhos e formam ondas que atraem adeptos do surfe e do bodyboard. O bairro tem enormes condomínios, shoppings, bons restaurantes e a lindíssima Lagoa da Tijuca. Ao lado, está a Praia do Pepê, muita frequentada pela juventude da zona oeste carioca. Uma dica é visitar a Barraca do Pepê, criada pelo campeão de voo livre Pedro Paulo Carneiro Lopes, morto em um acidente em 1991, que serve sucos e sanduíches naturais. 

Parque Lage

Outras duas praias da região muito frequentadas por surfistas são a Prainha, muito limpa e com seus 700 metros protegidos por morros cobertos por Mata Atlântica, e a Joatinga, uma pequena praia acessada por trilha e que fica dentro de um condomínio residencial. Destaca-se, ainda, o Recreio dos Bandeirantes e a rústica Grumari, que abriga em um pequeno trecho bem protegido de curiosos a praia naturista do Abricó.

Um pouco mais afastadas, estão localizadas as praias do Inferno, Funda, do Meio, do Perigoso e dos Búzios, chamadas praias selvagens do Rio de Janeiro, que impressionam pelas belezas naturais e águas límpidas, ainda pouco tocadas pela população. A maioria delas só permite acesso por trilha ou embarcação.

Estádio do Maracanã
Passeios clássicos

O Rio de Janeiro tem alguns dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, e visitar a cidade e não conhecê-los pode deixar os seus familiares e amigos em dúvida de que você realmente esteve na capital fluminense. “Abraçando” o Rio de Janeiro, do alto do Morro do Corcovado, está a estátua do Cristo Redentor. Maior cartão-postal da cidade, o Cristo Redentor é uma estátua de 38 metros de altura, colocada no topo do Corcovado. Presente dos franceses, a estátua recentemente completou 90 anos e, em 2007, entrou para a lista de “7 maravilhas do mundo moderno”.

Praia de joatinga

As principais opções para chegar até o Cristo Redentor é de trem (o caminho é por dentro da Floresta da Tijuca e a saída é da estação no bairro Cosme Velho), de van (com a vantagem de parar no mirante Dona Marta, no meio da subida) e de van com tour fechado antecipadamente (opção mais cômoda e com passagem por vários pontos turísticos cariocas). 

Inaugurado em 1912, o bondinho do Pão de Açúcar também é outro local conhecido internacionalmente. Ele foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Lá do alto, é possível encontrar uma deslumbrante paisagem da cidade. 

A Lapa é conhecida por seu clima boêmio dos bares e rodas de samba

Para fãs de futebol ou não, o estádio do Maracanã (estádio Mário Filho) também é lugar essencial em um passeio por terras cariocas. Templo do futebol brasileiro e mundial, o estádio já viu desfilar pelo seu gramado inúmeros craques da história do esporte, além de ter sediado duas finais de Copa do Mundo, em 1950 e em 2014. O tour pelo interior do estádio dura 40 minutos e contempla áreas como os vestiários, banco de reservas, áreas de imprensa, arquibancadas, entre outros. 

Dos parques, o que mais atrai visitantes é o Jardim Botânico. Fundado em 1808 por Dom João, o local é famoso pela exuberância. Os visitantes podem ver plantas de diversos países, conhecer as estufas e os jardins, com as coleções temáticas. Vizinho dali, o Parque Lage, localizado aos pés do Corcovado, é público e possui mais de 52 hectares de área verde. Ali, funciona a Escola de Artes Visuais e é possível passear por seus imensos jardins, que contam com cascatas, lagos, grutas e vastos campos para fazer piquenique na presença de macacos que por lá vivem.

Bondinho de santa teresa

Já quem quer curtir a noite carioca, há alguns passeios que são excelentes. Ambos na região central da cidade, os vizinhos bairros boêmios da Lapa e de Santa Teresa atraem cariocas e turistas. A Lapa é conhecida por seus famosos arcos, além do clima boêmio dos bares e rodas de samba. Já a charmosa Santa Teresa tem como principais pontos o bondinho e a Escadaria Selarón, muito utilizada para fotografias pelos visitantes.

E as opções de passeio não acabam: Quadras das Escolas de Samba, Lagoa Rodrigo de Freitas, Museu do Amanhã, Quinta da Boa Vista, Parque das Ruínas, Parque Natural das Catacumbas, Museu de Arte do Rio (MAR), Circo Voador, Pedra do Telégrafo, Aquário do Rio de Janeiro, Mural Etnias, Bar da Laje (na Favela do Vidigal), passeio de barco pela Baía da Guanabara, Mosteiro de São Bento, Confeitaria Colombo, Feira de São Cristóvão, Ilha de Paquetá etc. Cada pedacinho da Cidade Maravilhosa pode ser considerado uma atração à parte.

Posts Relacionados

1 Comment

  • […] Órgãos, a 800 metros de altitude em meio à Mata Atlântica. Distante a apenas 70 quilômetros do Rio de Janeiro, em um rápido trajeto de cerca de uma hora, também está próxima a regiões importantes de Minas […]

Comments are closed.