Desvendando a tecnologia

 Desvendando a tecnologia

Filmes são ótimas alternativas para se aprofundar nos conceitos e na história dos avanços tecnológicos 

O universo da tecnologia é fascinante, mas acompanhar todos os avanços e conceitos às vezes não é tão simples assim. Para aproximar o público do tema, diversos filmes decidiram pautar a modernidade e a contemporaneidade a partir de uma perspectiva tecnológica. Seja de modo mais descontraído ou flertando com o gênero de documentário, essas produções apresentam interessantes maneiras de explicar conceitos um tanto complexos para muitas pessoas. 

Vale lembrar, ainda, que devido à alta nos últimos anos sobre o metaverso e as questões acerca da privacidade no meio digital, alguns filmes podem ser fundamentais para se aprofundar nos assuntos tecnológicos. Em geral, os longas-metragens combinam a tecnologia, o mundo digital e as consequências dos diferentes avanços, apresentando os benefícios e as desvantagens dessas (múltiplas) ferramentas.  

Se você deseja desvendar a tecnologia, se aprofundar no assunto ou apenas se entreter com uma ótima produção cinematográfica, a Levare preparou uma lista com filmes que se inspiraram em histórias de avanços tecnológicos e em grandes nomes desse universo, como Apple e Microsoft. Confira: 

O Jogo da Imitação (2014)

Estrelando Benedict Cumberbatch como Alan Turing, “O Jogo da Imitação” acompanha a história do pai da internet. Durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático Turing é recrutado para decifrar um código nazista em meio a um dos momentos mais brutais da história do mundo. Apesar de mostrar sua genialidade e apresentar o que conhecemos hoje como internet, o brilhante matemático acaba ofuscado por uma sociedade opressiva.

Aclamado pela crítica e com 90% de aprovação no Rotten Tomatos – site agregador de críticas de filmes -, o longa-metragem está disponível na HBO Max, no Prime Video e na Apple TV. 

Steve Jobs (2015) 

Lançado em 2015, a cinebiografia de Steve Jobs, um dos inventores mais fantásticos dos últimos tempos, é um filme incrível para se aprofundar no avanço da tecnologia. O fundador da Apple, além de entender de computadores, também foi pioneiro em personalizar produtos tecnológicos para as pessoas.  

Ao longo da produção, os espectadores acompanham três momentos importantes da vida do inventor: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; a aquisição da empresa NeXT, doze anos depois, e a chegada do iPod, no ano de 2001. Também muito bem recebido pela crítica, o filme integra o catálogo da Netflix atualmente. 

O filme é uma biografia de um dos maiores nomes do meio da tecnologia.
Steve Jobs (2015)
A Rede Social (2010)

Apesar de o foco ser a invenção de Mark Zuckerberg, “A Rede Social” não traz apenas a história da criação do Facebook. Mais que isso, o longa-metragem acompanha polêmicas sobre o criador, além de relatar os acontecimentos dessa mídia e como ela se tornou um dos principais aplicativos de interação social via internet. 

Segundo a sinopse oficial, “em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. No entanto, o sucesso o leva a complicações em sua vida social e profissional”.

O longa-metragem pode ser encontrado nas seguintes plataformas e streamings: HBO Max, Star+, Paramount+, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play Movies & TV e Apple TV. 

Dentro do assunto tecnologia, o filme "A Rede Social" conta a história do facebook.
A Rede Social (2010)
O Dilema das Redes (2020)

Embora seja um documentário, “O Dilema das Redes” não poderia ficar fora da lista. A produção original Netflix apresenta uma série de entrevistas com diferentes profissionais do universo da tecnologia. Assim, a partir do filme documental, os espectadores conseguem compreender mais sobre as técnicas avançadas utilizadas pelas plataformas de redes sociais para “viciar” os usuários e mantê-los engajados nos ambientes virtuais. 

Dirigido por Jeff Orlowski, o documentário pauta a questão ética que envolve os espaços digitais. O filme está disponível no catálogo da Netflix. 

O Dilema das Redes (2020)
Piratas do Vale do Silício (1999)

Certamente, a Apple e a Microsoft mudaram o jogo no que diz respeito à tecnologia e a produtos tecnológicos. Lançado em 1999 e feito para a televisão, “Piratas do Vale do Silício” acompanha o período entre 1970 e 1985, narrando a história das duas maiores representantes do Vale do Silício, Apple e Microsoft, e a relação empresarial de Steve Jobs e Bill Gates, fundadores de ambas as empresas, respectivamente. 

Steve Wozniak e Bill Gates aprovaram o filme, alegando que a produção é relativamente fiel à realidade. No entanto, Steve Jobs não concordou tanto assim e disse que achou o longa-metragem “terrível” – a crítica discorda do fundador da Apple, e o título soma 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. 

Outros grandes filmes

Para quem quiser ir além desses cinco filmes e fazer uma maratona ainda mais completa, há uma gama de outros títulos interessantes que podem ajudar a entender mais desse universo tecnológico. Alguns exemplos são “O Quinto Poder” (2013), “Ela” (2013), “Chappie” (2015), “Caçada Virtual” (2000), “A Teoria de Tudo” (2014) e “O Triunfo dos Nerds” (1996). Aperte o play e divirta-se.

Posts Relacionados