Viva Bariloche, cidade junto a Cordilheira dos Andes

 Viva Bariloche, cidade junto a Cordilheira dos Andes

Teleférico em Bariloche, Argentina

Com alta gastronomia e com uma paisagem digna de cartão-Postal, próxima a lagos e montanhas nevadas, a cidade argentina atrai milhares de turistas todos os anos

Imagine aquele cenário de cartão-postal: montanhas nevadas, árvores que mudam suas cores ao longo do ano – indo do verde aos tons avermelhados e amarelados -, lagos cristalinos, construções que lembram algum país da Europa e muita atividade para praticar. Essa é San Carlos de Bariloche, ou apenas Bariloche, como é carinhosamente chamada. É impossível ficar indiferente diante de tanta beleza e hospitalidade.

Em qualquer estação do ano, a cidade que fica no parque nacional Nahuel Huapi, junto da Cordilheira dos Andes, que é a maior cordilheira do mundo em extensão, é um cartão-postal a céu aberto na província de Rio Negro.

Andar pelas ruas de Bariloche ou desfrutar as atrações fora da área urbana do município é um convite para expandir suas sensações, pois são texturas, aromas, sabores e paisagens de tirar o fôlego. Você não vai se cansar de fotografar e dizer “uau” nessa cidade que tem pouco mais de 130 mil habitantes.

O início de tudo

A história de Bariloche começou em 1876, quando Francisco P. Moreno, que era um perito em topografia, começou a andar pela região. Ele teria se juntado a comunidades indígenas e ajudado a intervir na demarcação das terras. Como agradecimento, ganhou terras pelos serviços prestados ao povo indígena e ao país. Todavia, em 1903, ele doou essas terras para a criação do primeiro parque nacional da Argentina. Perito Moreno, como ficou conhecido, morreu aos 67 anos, e os restos mortais estão na ilha Centinela, no lago Nahuel Huapi, bem próximo a Bariloche.

Em 1934, o turismo ficou mais forte depois que uma ferrovia chegou à região. De lá para cá, o município evoluiu e, hoje, além de atividades ao ar livre, Bariloche tem uma vida noturna bastante agitada. A cidade ficou tão famosa que não é incomum ouvir outros idiomas (além do espanhol que é o oficial por lá) pelas ruas.

A gastronomia é variada e atende aos mais diversos paladares. São servidos de peixes a queijos, de carnes de caça a defumados, incluindo o chocolate, que é famoso por lá.

E se você já está pensando em fazer as malas e aproveitar o inverno nesse destino, saiba que redes de hotéis de nível internacional, pousadas, hospedarias e campings estão prontos para atender aos turistas. É só escolher qual estilo se adequa ao seu e viver a experiência.

Ainda, a cidade é tão importante que ela foi escolhida como capital argentina do turismo de aventura em 2012. Já em 2015, foi escolhida como capital nacional do chocolate – ou seja, o chocolate é (muito) importante para o lugar.

Estação de esqui em Bariloche
Estação de Esqui em Bariloche, Argentina

Inverno em Bariloche

No dia 21 de junho, o inverno chega ao hemisfério sul do planeta. E essa é a estação de maior movimento em Bariloche. Com diversas atividades ligadas à neve, o município tem opções para todas as idades.

Por lá, os turistas encontram o Morro da Catedral, o maior centro de esqui do hemisfério sul. São pelo menos 1,2 mil hectares para esquiar. Com teleféricos e outros meios de subida, os equipamentos levam cerca de 28 mil pessoas por hora para o topo do lugar.

E é na época mais fria que Bariloche se transforma em uma das maiores atrações da Argentina, e por que não falar da América do Sul?

No inverno é possível praticar esportes como esqui, snowboard, esqui nórdico, além de passeios de quadriciclos e trenós.

Quem é novo em atividades de inverno pode se aventurar em colinas menos íngremes, mas aqueles que já dominam as técnicas podem utilizar pistas mais desafiadoras.

Contudo, para começar, a sugestão é iniciar pelo Circuito Chico, que é um dos principais passeios e que conta com algumas paradas, como Punto Panorámico, Hotel Llao Llao, Fábrica de Rosa Mosqueta, Cerro Campanário e Capela de San Eduardo. Durante o trajeto, que dura em torno de quatro horas, o turista poderá ver lagos, montanhas e bosques que compõem a paisagem.

Vista aérea do centro de Bariloche
Vista aérea do centro de Bariloche na Argentina

Atrações e Gastronomia

É na rua Mitre, na região central, onde fica a maior parte do comércio de Bariloche. Ali estão os restaurantes, as lojas de artesanato, os bares, as livrarias, as casas de música, as galerias e as “chocolaterias”.

Se você gosta de música para animar a sua vida, em Bariloche existem várias opções. Na região central da cidade, é possível curtir os mais diversos ritmos.

O seu roteiro de viagem precisa de uma rota de cerveja? Se a resposta for sim, fique sabendo que Bariloche é “o lugar”. São pelo menos 25 empreendimentos, entre fábricas e bares. As cervejas artesanais são produzidas há 100 anos no município.

Nas ruas Juramento, 20 de Febrero e Elflein, concentram-se a maioria dos lugares que oferecem a bebida. Ainda, há a opção de contratar um tour pela cidade para conhecer a chamada “Rota da Cerveja”.

Junto dessa amada bebida alcoólica, também é importante encontrar um acompanhamento saboroso para comer. E os amantes da boa gastronomia contam com cordeiro e trutas que estão no cardápio da maioria dos restaurantes.

Rua comercial no centro de Bariloche, Argentina
Rua comercial no centro de Bariloche, Argentina

As casas de chá também fazem sucesso. Nada como um chazinho quente para se aquecer nos dias de inverno. A avenida Bustillo é o lugar para quem gosta de degustar essa iguaria, que vem sempre acompanhada de pães, bolos e scones (pães típicos da Grã-Bretanha).

Lembra que falamos que Bariloche é a capital argentina do chocolate? É quase um ritual. Quem vai a Bariloche precisa experimentar os que são produzidos na cidade. Nas chocolaterias, é possível ver o processo de fabricação e, claro, adoçar um pouco a vida comprando e degustando essa maravilha. Na cidade, inclusive, existe até um museu dedicado ao chocolate, que fica na avenida Bustillo 1158. Vale a pena visitar!

Outras Diversões

Arvorismo já imaginou poder ver a paisagem de Bariloche de cima? É isso que essa atividade lhe proporciona. Com cerca de duas horas de duração, a atração pode ser feita por crianças a partir de quatro anos (acompanhadas de instrutor). Crianças com menos de quatro anos e gestantes não podem participar.

Mergulho os corajosos que não se importam com a temperatura baixa da água poderão se aventurar em mergulhos nos lagos da região. O lago Moreno e o lago Nahuel Huapi, além da passagem que liga os dois, são locais conhecidos pelos turistas. Explorar o que existe embaixo do espelho d’água pode surpreender.

Cavalgadas desbravar os arredores de Bariloche em cima de um cavalo também pode ser uma experiência inesquecível. Os passeios são guiados e indicados para toda a família, inclusive para as crianças. Durante o passeio, além de toda a paisagem, será possível ver animais que compõem a fauna local.

Clube de Caça e Pesca se você gosta de pescar, a Associação de Caça e Pesca em Bariloche é uma boa pedida. O local conta com trutas recheadas e tem ainda a Truta Marrom, que é a maior pescada na região, podendo pesar 16 quilos e medir quase um metro de comprimento.

Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina
Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina

Feiras Bariloche conta com algumas feiras que fazem sucesso entre os turistas. As mais conhecidas são: a Feira Municipal, que funciona todos os dias, das 10h às 20h; a Feira Artesanal Municipal e a Feira Asociación Amas de Casa, que recebem turistas de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Além dessas atividades, Bariloche oferece canyoning, caminhadas, rafting, stand up paddle, voos de parapente, navegação, mountain bike, kitesurf, caiaque, passeios de trem e escaladas. Um mundo de possibilidades ao longo do ano para os mais variados públicos.

Horários

Fique atento aos horários de funcionamento de comércios e serviços na cidade. Ainda de acordo com o site do governo argentino, a maioria dos comércios abrem de segunda a sábado, das 9h às 13h e das 16h às 21h. Aos domingos, funcionam de 18h às 21h. No caso das agências bancárias, elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Morro da Catedral, com seus mais de 1,2 mil hectares, é o maior centro de esqui do hemisfério sul
Morro da Catedral, com seus mais de 1,2 mil hectares, é o maior centro de esqui do hemisfério sul

Você sabia?

No inverno, os dias são frios com precipitações de neve. As temperaturas oscilam entre 0 e -10 oC, podendo variar para mais ou menos dependendo do ano.

É recomendado que se use pelo menos três camadas de roupas, com materiais adequados para suportar o frio, a umidade e o vento.

Se for dirigir algum veículo, é importante usar fluido anticongelante. Também não acelere e freie bruscamente. Se for preciso, utilize correntes nos pneus para mais estabilidade do veículo.Em Bariloche, a voltagem é 220V e as tomadas são do tipo I.

Os supermercados não fornecem sacolas plásticas.

Os estacionamentos na cidade são pagos. Eles podem ser pagos utilizando o aplicativo SEM Bariloche. Outra forma de efetuar o pagamento é encontrar os vendedores nas ruas ou comprar o ticket em algum quiosque autorizado.

O que levar na mala?

Segundo site de informações do governo argentino, alguns itens devem fazer parte da sua mala. Confira:

 No verão: protetor solar; óculos de sol; creme hidratante; chinelos confortáveis; calçado tipo sandália aberta; traje de banho; calças curtas e compridas; uma jaqueta quente; casaco de lã e uma mochila média.

 No inverno: gorro de lã, cachecol e luvas; camiseta térmica; muitos pares de meias; sapatos confortáveis; botas impermeáveis ??e quentes para usar ao ar livre, na neve; um bom casaco quente, bem hermético e impermeável; calças impermeáveis; casaco de lã; roupas confortáveis ??para dentro de casa; óculos de neve e uma mochila média.

Guia de viagem

Como chegar: os voos para Bariloche funcionam durante todo o ano. Saindo de Buenos Aires, os mais conhecidos são Jetsmart, Flybondi e Aerolíneas Argentinas. Para quem quer se aventurar e ir de carro ou ônibus saindo de Buenos Aires, são pouco mais de 1.500 quilômetros.

Quando ir: Bariloche tem atrações o ano todo, mas a alta temporada de inverno, que é a mais conhecida e esperada pelos turistas, vai de maio a agosto. A neve deixa o cenário todo especial para quem gosta de ver tudo branquinho.

Hospedagem: o turista que procurar Bariloche deve saber que as principais acomodações ficam no centro da cidade, na Avenida Bustillo e também no Cerro Catedral. A cidade oferece de hotéis de luxo a hostels. É só escolher.

Posts Relacionados