De patinação no lago Louise a trenó em Banff: os encantos das montanhas canadenses

 De patinação no lago Louise a trenó em Banff: os encantos das montanhas canadenses

Lago nas montanhas rochosas do Canadá

Elegância, sofisticação e aventura em um fim de ano perfeitonas duas principais cidades das montanhas rochosas do Canadá

A canção oficial do Dia do Canadá em comemoração aos 150 anos do país (em 2017) diz: “nossas cidades têm um brilho como nenhuma outra. Tantos lugares para explorar e descobrir”. Assim é o Canadá, segundo maior país do mundo em extensão territorial, banhado por dois oceanos, o Atlântico na costa leste e o Pacífico na costa oeste. Além do litoral, o interior canadense reserva surpresas que vão desde as planícies de Saskatchewan e Manitoba, os grandes lagos na região de Toronto e Ottawa, os territórios do norte com muito gelo e as montanhas rochosas canadianas (como são conhecidas), na divisa entre as províncias de Alberta e British Columbia. Nessas montanhas existem parques nacionais e cidades charmosas, que ficam ainda mais encantadoras no final do ano.

Banff e Jasper são as mais conhecidas e se localizam dentro de parques nacionais. Porém o famoso Lake Louise é um atrativo que vale a visita.

A charmosa Banff

Cidade de Banff no Canadá
Cidade de Banff no Canadá

Uma das cidades mais famosas das montanhas rochosas canadenses, Banff se econtra dentro do Parque Nacional Banff, o mais antigo do país, fundado em 1885. Com um charme único e cerca de 10 mil habitantes, ela é aquele tipo de cidade que parece ter saído de um conto de fadas. Ela fica a 414 quilômetros de Edmonton, capital da província de Alberta e a 127 quilômetros de Calgary, maior cidade da província.

Com uma região central cheia de lojas, restaurantes e hotéis para acolher e atender muito bem todos os turistas, Banff tem atrações além dos limites da área urbana, o que proporciona contato com a natureza, mesmo durante o inverno, com vistas de tirar o fôlego.

O Gôndola de Banff é um teleférico que leva o turista até o topo da Sulphur Mountain. São cerca de 700 metros de elevação. Lá em cima existe estrutura de cafés e restaurantes, além de um deck que permite uma vista das montanhas rochosas, digna de cartão-postal. Ainda é possível ver do alto a pequena cidade, que serpenteia pelo vale. Se o passeio for feito no final do dia, você ainda pode presenciar um pôr do sol magnífico e com o cair da noite, enxergar o acender das luzes da cidade. Uma imagem para ficar na memória!

Se você é fã de pedalar e não quer abrir mão do esporte, saiba que em Banff é possível fazer isso até no inverno. Passeios guiados são oferecidos com bicicletas que têm os pneus mais largos, próprios para pedalar na neve (e-fat). Com ajuda do guia, você pedala por trilhas em meio à natureza, com subidas e descidas leves. Um passeio para movimentar o corpo e arejar os pensamentos.

Você também pode passear de trenó, mas ele não é puxado pelas renas, afinal, nesta época do ano elas estão muito ocupadas com o Papai Noel. Puxados por cavalos, os trenós levam o turista a lugares que normalmente não chegaria a pé. O passeio é guiado, e o suave barulho dos arreios compõe a trilha sonora perfeita enquanto você desfruta a paisagem ao redor. Deslizando sobre a neve, o trenó vai revelando aos poucos cenários bucólicos, perfeitos para uma foto.

Banff Upper também é uma ótima opção de passeio. Água quente em meio a uma paisagem coberta por gelo. Assim são as piscinas naturais geotermais em Banff Upper Hot Spring. Localizada no alto da Sulphur Mountain, o passeio pode parecer inusitado, afinal tomar banho em meio ao inverno é uma tarefa para os mais corajosos. A brisa gelada que sopra contrasta com a água quente. Um arrepio pode até tomar conta de você nos primeiros minutos, mas a sensação de estar entre as montanhas e o céu ficará gravada na sua memória. Vale para curtir sozinho, em família ou com amigos.

Lake Louise

Lake Louise, congelado, no Canadá
Lake Louise, congelado, no Canadá

Em meio às montanhas, o famoso e deslumbrante Lake Louise fica congelado no inverno, proporcionando aos visitantes a possibilidade de patinar sobre ele. Sentir as lâminas deslizarem sobre o gelo enquanto a brisa gelada bate no corpo é uma sensação que só quem pratica a patinação no gelo pode descrever. Enquanto patina, você observa a paisagem ao redor do lago, coberta de neve. O silêncio é quebrado apenas pelo barulho do vento e dos patinadores.

Os amantes de esqui e snowboard podem se aventurar no alto das montanhas que circundam o parque. Em outro ponto, no Lake Louise Tube Park, adultos e crianças podem deslizar sobre boias em encostas suaves. A diversão é garantida!

Jasper

Maligne Canyon em Jasper, no Canadá
Maligne Canyon em Jasper, no Canadá

Mais ao norte, ainda nas montanhas rochosas está Jasper, uma cidadezinha com menos de 10 mil habitantes que fica a 365 quilômetros de Edmonton e a 413 de Calgary. Ela também se encontra dentro de um parque nacional, que leva o mesmo nome da cidade e é considerado o maior do país nas montanhas rochosas. A cidade conta com estrutura para receber turistas, mas a melhor diversão, assim como Banff, fica fora dos limites urbanos.

Já imaginou passear de trem em meio às montanhas do Canadá e ver de perto as paisagens ao longo do caminho? Isso é possível a bordo do luxuoso Skeena Train em uma viagem de ida com aproximadamente três horas. Saindo de Jasper (Alberta), o trem vai até a estação de Dunster (British Columbia). Chegando em Dunster, um guia espera por você para fazer o retorno, de carro, até Jasper. No caminho, uma parada no Monte Robson, a montanha mais alta das montanhas rochosas canadenses, com 3.954 metros. Outras paradas também são feitas ao longo do percurso. O total da viagem é de cinco a seis horas (a depender do clima) e é indicado para todas as idades.

Os mais aventureiros podem caminhar pelo Maligne Canyon. Durante o verão, o local é tomado por um rio que corre no vale formado entre os paredões de pedra. No inverno, com as baixas temperaturas, é possível caminhar. O passeio é feito com guia. Durante o percurso, você vê formações de gelo únicas, que podem ser fotografadas para guardar de lembrança. Roupas quentes são essenciais, pois o passeio é ao ar livre e as temperaturas podem ficar bem baixas. Caminhar pela manhã é a melhor opção.

É possível andar de trenó no inverno. Church Hill é um local ideal para isso e fica na esquina da Rua Bonhomme com a Pyramid Lake Road em Jasper. Você também pode andar de trenó no Centennial Park. Diversão para toda a família!

Lago Maligne, no Canadá
Lago Maligne, no Canadá

Já os amantes da patinação podem patinar na arena do Centro de Atividades. Também existem duas pistas de patinação ao ar livre no Robson Park e no Lions Park. Como muitos lagos ao redor de Jasper congelam no inverno, eles são locais seguros para patinar.

Dentro da área urbana, você pode praticar esqui cross-country (XC) no campo escolar e no campo Centennial Park. Há muitas trilhas de esqui XC a uma curta distância de carro da cidade, como Whistler’s Campground e Pyramid Lake Fire Road.

Seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho, conhecer a região das montanhas rochosas canadianas é uma experiência para a vida. O local tem uma “magia” no ar. Não importa se é fim de ano ou em qualquer outra estação, ver a transformação da natureza é compreender que ciclos começam e terminam e que, mesmo que o cenário pareça diferente, a essência continua a mesma. As rochosas estarão sempre ali, imponentes e acolhedoras.

Atividades na região

Se você quiser esticar um pouco mais o passeio, com ajuda de um guia, pode ir até o Parque Nacional Yoho, que fica no lado oeste das rochosas canadianas. O cenário natural e a rede de trilhas de inverno encantam qualquer visitante. A melhor época para esqui e caminhada na neve é ​​do final de dezembro até o final de março.

As pistas de esqui cross-country do parque são preparadas duas vezes por semana. A frequência de limpeza depende da queda de neve e das condições climáticas.

Para ver mais sobre trilhas no parque Yoho, acesse o QRcode ao lado.

Passeio nas montanhas rochosas do Canadá
Passeio nas montanhas rochosas do Canadá

Guia de Viagem

Como chegar: a porta de entrada para as montanhas canadenses são as cidades de Calgary e Edmonton (capital da província). Ao desembarcar no aeroporto de qualquer uma das cidades, você pode alugar um carro para chegar ao destino. Aproveite a paisagem ao longo do caminho.

Quando ir: visitar as montanhas rochosas é uma excelente experiência em qualquer época do ano. As quatro estações são bem definidas e você pode apreciar o que há de melhor em cada uma delas. Contudo, se for no inverno, lembre-se de usar roupas e calçados especiais para a neve.

Hospedagem: tanto Banff quanto Jasper têm hotéis, pousadas, cabanas e chalés para agradar a todo tipo de público. Se preferir também é possível encontrar imóveis para alugar em plataformas de hospedagem.

Idioma: apesar de o Canadá ter o inglês e francês como as línguas oficiais, nessa parte do país o inglês é o idioma predominante. Se você não dominar muito, pode utilizar aplicativos de tradução para conseguir se comunicar.

Conheça outros destinos para visitar navegando pelo site da Levare.

Posts Relacionados