Maragogi promete muitas experiências turísticas

 Maragogi promete muitas experiências turísticas

Um dos principais destinos do litoral alagoano e parte da Costa dos Corais, Maragogi encanta turistas com piscinas naturais e mar cristalino

Viagem ao paraíso

Mar de água azul-turquesa, areia branquinha, coqueiros a perder de vista e clima de verão o ano inteiro. A ensolarada Maragogi, no litoral norte de Alagoas, tem todas as qualidades para ser considerada um paraíso, sendo, ao mesmo tempo, rústica e confortável de um jeito que só o litoral do nordeste brasileiro proporciona aos turistas. Localizada no roteiro da Costa dos Corais, segunda maior barreira de corais do mundo, que se estende por cerca de 120 quilômetros da faixa litorânea e que compreende 10 cidades de Pernambuco e Alagoas, a vila de Maragogi é ideal para quem quer deixar a correria de lado e ir para um lugar em que a tranquilidade reina.

Além das famosas praias paradisíacas e piscinas naturais, também conhecidas como galés, não faltam bares, restaurantes, hotéis, resorts e pousadas no “Caribe brasileiro”. Há toda uma infraestrutura voltada para receber turistas do Brasil e do mundo, o que coloca a cidade alagoana na lista de melhores destinos turísticos de praia do país, segundo o site de hospedagens Booking.com.

Sensacionais praias de Maragogi

Aproveitar as praias para descansar é a principal atração em Maragogi. Nelas, é possível mergulhar de snorkel nas piscinas naturais, andar de buggy nas areias, passear de catamarã ou lancha pela orla da cidade, ou, simplesmente, apreciar a vista que o litoral nordestino oferece.

A Praia de Maragogi, a mais urbanizada das praias da cidade, fica no centro, que, além de ser movimentado, serve como ponto de encontro para happy hour nos bares e restaurantes, e é o lugar de saída das embarcações que levam os turistas para as outras praias espalhadas pela região. É nessa parte também que estão o comércio, a feira de artesanato e muitas pousadas. Já para quem gosta de aproveitar um banho de mar, ela não é a praia mais indicada, devido às ondas fortes e o mar intranquilo na maior parte do ano.

Vizinha a três quilômetros de distância na direção norte da praia central, está a Praia de Burgalhau. Bem menos movimentada que no centro, de mar calmo e praticamente sem ondas, ela é ideal para momentos de descanso e para curtir a natureza da Costa dos Corais e o cenário praiano, típico de Maragogi. Há diversas opções de restaurantes para quem quer passar o dia todo por lá, e os famosos passeios de buggy são diversão garantida para toda a família.

Em direção ao norte e um pouco mais distante do centro de Maragogi, está a Praia de Barra Grande. Assim como em Burgalhau, a tranquilidade costuma reinar por lá, que apresenta uma das praias mais charmosas da região. A maré baixa e os corais proporcionam o aparecimento das sensacionais piscinas naturais, conhecidas como galés, que ficam a cerca de um quilômetro da costa. Nelas, é possível mergulhar e observar de perto a vida marinha. O fenômeno também faz simular um grande banco de areia mar adentro, batizado de Caminho de Moisés.

As águas calmas e quentes também são comuns nas praias ao norte. A Praia de Antunes, a sete quilômetros do centro de Maragogi, é isolada e não conta com estrutura de restaurantes e pousadas, mas o turista pode recorrer aos quiosques que servem petiscos e bebidas. Em Antunes, é comum a prática de esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle; além disso, o lugar também tem seu próprio corredor de areia na maré baixa. A um quilômetro de distância, está a paradisíaca Praia de Xaréu, que recebe poucos visitantes e é mais uma alternativa para quem quer fugir de lugares movimentados.

Praia de Antunes

Com uma das melhores estruturas hoteleiras do trecho alagoano da Costa dos Corais, inclusive com um resort “all inclusive”, a 10 quilômetros da vila, está a Praia de Ponta de Mangue. O visitante pode escolher se quer ficar em uma parte mais movimentada da praia, onde há restaurantes e bares, ou em lugar um pouco mais afastado e deserto. O mar, como nas praias vizinhas, apresenta poucas ondas e água límpida.

Já na divisa de Alagoas com Pernambuco, a Praia de Peroba fica a 15 quilômetros do centro de Maragogi e é um pouco mais movimentada do que as praias que ficam ao norte da cidade. As piscinas naturais e o mar tranquilo, consequência da presença dos corais, também são marcas registradas da Peroba, e os visitantes podem aproveitar um dia tranquilo com os pés na areia e embaixo das sombra dos coqueiros. Há muitas pousadas e restaurantes próximos da praia.

Outros destinos da Costa dos Corais

• Porto de Galinhas (PE)
• Ilha de Santo Aleixo (PE)
• Tamandaré (PE)
• São José das Coroa Grande (PE)
• Japaratinga (AL)
• Porto de Pedras (AL)
• São Miguel dos Milagres (AL)
• Barra de Santo Antônio (AL)
• Maceió (AL)

Praias ao sul e Trilha do Visgueiro

Para quem vai correr em direção ao sul de Maragogi, a Praia do Camacho é a primeira opção e fica a dois quilômetros da cidade. No Camacho, é possível observar o Rio Maragogi desaguar no oceano. A praia do Camacho, é mais mais uma praia da região favorecida pelas belezas naturais. Apesar de ter um resort próximo, é pouco movimentada e não há restaurantes ou quiosques. Para conhecer toda a extensão do lugar, o passeio de buggy é o mais querido dos turistas.

Um pouco mais ao sul, antes de chegar à cidade de Japaratinga (AL), está a Praia de São Bento. Localizada no centro da vila, que é um distrito de Maragogi e leva o mesmo nome da praia. São Bento é tranquila e não recebe muitos visitantes, o que a torna ideal para passar o dia descansando e tomando banho de mar.

Trilha do Visgueiro

Quem visita o povoado não pode perder a chance de provar o famoso bolo de goma de fabricação caseira de Dona Marlene. O bolo de goma é um sequilho, um biscoitinho típico de região, encontrado em vários lugares da cidade. A entrada na casa da doceira é gratuita, e é possível ver o preparo do quitute, recheados à mão, um a um, e experimentar o biscoito logo após sair do forno.

Nem todos os encantos de Maragogi estão à beira-mar. Um exemplo é a Trilha do Visgueiro, uma reserva de Mata Atlântica situada na comunidade Água Fria, zona rural do município. Durante o caminho, que deve ser feito com a ajuda de um guia, há inúmeros visgueiros e de tamanhos variados, tendo como principal atração o imponente Gran Visgueiro, uma árvore-mãe com mais de 500 anos e cerca de 22 metros de altura. Ao final da trilha, é possível se refrescar no riacho que corta a comunidade.

bolo de goma

Além das belas árvores e de toda a natureza do lugar, o visitante pode conhecer a Associação das Mulheres de Fibra, promovida por um grupo de artesãs que trabalham com artesanato da fibra de bananeira e confeccionam bolsas, tapetes, carteiras e demais acessórios que são vendidos em Maragogi.

Tábua de marés

Uma dica interessante ao visitar as praias de Maragogi – e de boa parte do Nordeste – é saber com antecedência as informações sobre as marés que podem ser encontradas na Tábua de Marés. A melhor época para visitar a cidade da Costa dos Corais é durante a maré baixa, em que o mar fica com nível mais baixo e dá a impressão de que a água foi “puxada” em direção ao oceano.

É nessa mudança de maré, que acontece na lua cheia e na lua nova, que as praias ganham um longo trecho de areia e surgem as piscinas naturais que encantam a todos. O ideal é que a maré esteja baixa – de 0.3 para baixo. Se estiver 0.6 para cima, não é recomendado nadar nas piscinas naturais. Também é preciso estar atento aos horários dos passeios. Os dias e horários da tábua de marés está disponível em sites e é divulgado anualmente pela Marinha do Brasil.

Posts Relacionados