Sessão Halloween

 Sessão Halloween

Filmes clássicos de terror para fazer jus à data celebrada no último dia de Outubro e deixá-la mais horripilante

Marcado por pessoas fantasiadas de bruxas, vampiros, caveiras e demais criaturas de “outro mu ndo”, crianças que saem às ruas batendo na porta dos vizinhos pedindo doces, decorações em preto e laranja, com abóboras e espantalhos, o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma das grandes festividades em países americanos do hemisfério norte, sobretudo nos Estados Unidos. 

Também conhecido como Dia das Bruxas aqui no Brasil, a data festiva, entretanto, teria raízes europeias, cultuada pelos povos celtas durante a Baixa Idade Média, no último dia do verão do hemisfério norte. Nesta mesma noite, que eles chamavam de samhain, acreditava-se que a barreira entre o mundo dos vivos e o “submundo” era quebrada. Ao longo dos anos, a Igreja, como uma forma de cristianizar a data, instaurou o Dia de Todos os Santos em 10 de novembro – um dia depois da celebração. Com isso, tradições pagãs e cristãs se mesclaram. E assim é o Halloween, envolto em místicas, crenças, unindo natureza e religião, naturalizando a morte e permitindo subverter normas sociais, transformando o medo em diversão. 

A Hora do Pesadelo

Algo que nos remete aos filmes de terror, que seguem a mesma premissa de entreter pelo horror. A noite de Halloween se popularizou aqui no país, apesar de ser tímida comparada a sua grandiosidade nos Estados Unidos, e muito disso se deve à popularização de filmes temáticos da indústria cinematográfica. Já que as festas com grande público ainda estão restritas, que tal trocar a fantasia por uma sessão horripilante de filmes em casa? Apresentaremos a você clássicos filmes do gênero de terror para você apostar nesta noite.

It: A Coisa- Inspirado na obra de Stephen King, em “It: A Coisa”, um grupo de adolescentes se une para investigar os misteriosos desaparecimentos de crianças em sua cidade, mas acaba se deparando com uma força sobrenatural que se alimenta de seus medos, o macabro palhaço Pennywise.
Onde assistir: Netflix 

Rua do Medo- Nesta trilogia baseada na obra de R.L Stine, a cidade de Shadyside é aterrorizada por inúmeros assassinatos praticados por seriais-killers, o que remete à uma maldição lançada há séculos pelo espírito da bruxa Sarah Fier. Cabe a um grupo de jovens a missão de desvendar o mistério, nos anos 90, tendo que retornar ao período em que tudo começou, em 1666.
Onde assistir: Netflix 

Halloween (2018)- Este é o primeiro filme do remake do clássico, que contará com mais duas sequências. Na trama, que é sequência direta do clássico de 78, Laurie Strode fica cara a cara com Michael Myers após 40 anos do fatídico ataque na noite de Halloween.
Onde assistir: Netflix 

A Hora do Pesadelo- Nesta versão de 2010, o temido Freddy Krueger aterroriza um grupo de adolescentes em seus sonhos. Quando os mesmos começam a morrer dormindo, percebem que os pesadelos são reais e que a saída é ficar acordado. A perseguição é uma dívida do passado que está sendo cobrada, e para fugirem dela, eles precisam mergulhar na realidade paralela do assassino.
Onde assistir: Globoplay e HBO Max

A Casa do Terror- Na noite de Halloween, um grupo de amigos partem à procura de uma casa assombrada, e acabam encontrando uma que promete se alimentar de seus piores medos. Eles só não esperavam que as encenações fossem reais e que a noite seria, literalmente, um terror. O desafio é descobrir como sair da casa. 
Onde assistir: Amazon Prime Video

Obras clássicas de arrepiar

Começaremos esta lista com um filme influente de um dos mestres do cinema, Alfred Hitchcock. “Psicose”, lançado em 1960, criou um novo padrão de horror visceral à sua época, sendo a cena de assassinato no chuveiro uma das mais emblemáticas ainda hoje, e uma aposta ousada, de matar a protagonista ainda no meio da trama e, ainda assim, segurar a narrativa em clima de tensão até o final. 

Stephen King é outro nome de referência no gênero, cujas obras rendem adaptações cinematográficas memoráveis. “Carrie” é a adaptação do primeiro conto de King, e usa como base a crueldade humana na trama. Dirigido por Brian De Palma, o filme de 1976 utiliza o terror psicológico abordando temas como fanatismo religioso, bullying e poderes telecinéticos, além de eternizar um dos jump-scares mais memoráveis do cinema, com direito a balde de sangue, literalmente. 

It: A Coisa

E, por falar no autor, a adaptação cinematográfica de o “Iluminado” se tornou o clássico de Stanley Kubrick. Lançado em 1980, ele revolucionou o que se esperava para um filme de terror da época, com sua energia sinistra e técnicas inovadoras, tornando-se um dos melhores do gênero e referência até hoje. O que o deixa mais envolvente é a eterna dúvida entre o que é sobrenatural e o que é alucinação.

Ainda sobre a temática do sobrenatural, como não lembrar de “O Exorcista”, que aterroriza os telespectadores há quase 50 anos. Quando estreou no início dos anos 70, causou um verdadeiro reboliço no público, levando as pessoas a passarem mal nas exibições das salas de cinema. Ousado, o filme foi indicado a 10 categorias do Oscar, vencendo Melhor Roteiro e Mixagem de Som.

Rua do Medo

Foi também entre os anos 70 e 80 que surgiram produções que revelaram os mais famosos seriais-killers fictícios de todos os tempos, fazendo o subgênero slasher se consolidar. Nesta categoria, se enquadram “O Massacre da Serra Elétrica”, de 1974, que nos apresentou o eterno Leatherface, o maníaco que veste uma máscara de pele humana e sai aterrorizando as pessoas com uma motosserra; a franquia “Sexta-Feira 13”, iniciada em 1980 e que aposta na figura tenebrosa do psicopata de máscara de hóquei Jason Voorhees; e “A Hora do Pesadelo”, outra franquia que gerou inúmeros filmes e foi responsável por lançar um dos personagens mais icônicos do terror, Freddy Krueger. 

Halloween (2018)

E claro que esta lista não poderia se encerrar se não com a franquia de mesmo nome da data festiva, “Halloween”. O primeiro filme da franquia que traz à tona o assassino sanguinário Michael Myers é de 1978, sob direção de John Carpenter. Além de render inúmeros títulos ao longo das décadas de 80 e 90, e primeira década do ano 2000, a franquia ganhou uma trilogia de remake iniciada em 2018, pelo diretor David Gordon Green. Os próximos lançamentos serão “Halloween Kills: O terror continua”, em 2021, e “Halloween Ends”, em 2022.

Como dizem, o clássico nunca sai de moda, e é por isso que estes filmes continuam rendendo derivados, novas versões e interpretações.

Posts Relacionados