“Secretamente sua” diverte, mas é carregado em clichês [RESENHA]

 “Secretamente sua” diverte, mas é carregado em clichês [RESENHA]

Capa do livro “Secretamente Sua”. (Foto: Divulgação)

Livro que chegou ao Brasil pela Intrínseca, “Secretamente sua” é um romance agradável e com personagens interessantes

Para integrar o seu tradicional portfólio de comédias românticas, a Intrínseca lançou no Brasil “Secretamente sua”, da autora best-seller Tessa Bailey, sucesso no BookTok (TikTok). Conhecida por seus romances leves e divertidos, a escritora apostou, mais uma vez, em um livro repleto de paixão e de clichês.

Seja para quem gosta e já está acostumado com a escrita de Bailey ou para os fãs de livros com leitura leve, ou, ainda, os amantes de um romance, “Secretamente sua” é uma opção que pode — e provavelmente vai — corresponder às expectativas. Afinal, embora não tenha nenhuma narrativa surpreendente, a obra consegue agradar com seu romance e seus bons personagens.

Opostos se atraem e amor de infância

Nesse livro, a autora une dois tradicionais clichês: os opostos que se atraem e um amor de infância finalmente correspondido. A história acompanha a paixão — que beira a obsessão — da paisagista Hallie Welch, de 29 anos, por Julian Vos, herdeiro de uma das vinícolas de maior renome da região da Califórnia.

Na adolescência, Welch quase beijou seu grande crush, mas o ato tão esperado não se concretizou. Com isso, desde seus 15 anos, ela segue fantasiando um romance com Vos, e esse relacionamento só será possível porque ele, agora um professor em uma universidade de elite, volta à sua pequena cidade em busca de tranquilidade para escrever um livro.

Expansiva, impulsiva e bagunceira, Hallie é contratada para dar uma repaginada no jardim da casa de hóspedes dos Vos, onde Julian está hospedado. Lá, vai precisar conviver com ele, que é super metódico, organizado e só quer tranquilidade. Mas o jovem professor vai ver sua vida virar de cabeça para baixo quando a paisagista começar a mexer com seus sentimentos.

A história de amor

Um ponto positivo do livro é que os leitores não precisam esperar para acompanhar os protagonistas juntos em cena, e a relação entre eles começa a ser desenvolvida rapidamente. Logo no segundo capítulo, o casal tem interações divertidas e envolvem o público nas situações engraçadas que resultarão na aproximação deles.

Quase todos os capítulos contam com momentos entre Hallie e Julian, e os dois são o foco total de “Secretamente sua” — tanto que os outros personagens não têm desenvolvimentos importantes e nem roubam os holofotes em momento algum. Além disso, a leitura é muito leve e, por contar com um narrador-observador, os leitores enxergam constantemente os dois lados da história desde o início.

Contudo, talvez por a relação contar com um desenrolar acelerado logo nas primeiras páginas, há um drama ao final um tanto quanto arrastado. E isso acontece porque, após uma noite de fofoca e muitas taças de vinho, Hallie deixa uma carta romântica anônima para Julian, assinada por “sua admiradora secreta”, quando os dois já estavam com uma história de amor em desenvolvimento.

Por conta dessa situação, há uma série de acontecimentos um ‘pouquinho’ exaustivos, que poderiam ser evitados com uma conversa clara e honesta entre o casal. Nesse momento, aliás, o público já está tão comprometido com a paixão dos dois que só torce para que eles definam a relação o quanto antes.

Apesar disso, Julian e Hallie são personagens interessantes e cativantes, e o relacionamento entre os dois consegue sensibilizar os leitores, fazendo com que todos torçam para eles ficarem juntos, o que, graças ao clichê, não é surpresa alguma que é o lugar para onde a história caminha.

Leitura aconchegante

Em toda a narrativa, há clichês românticos. Eles carregam bastante a história e isso pode ser um pouco cansativo em alguns momentos, principalmente nos últimos capítulos. No entanto, também é o que torna a leitura leve e aconchegante, e direciona para o final que todos esperam.

Secretamente sua” consegue atender às expectativas de uma comédia romântica — e muito por seus personagens principais, que são agradáveis e com personalidades complexas e cheias de camadas. Ainda, o romance é daqueles que sabe conquistar o leitor. Sem dúvidas, esse livro de Tessa Bailey pode ser uma ótima alternativa para quem busca sair de uma “ressaca literária” ou apenas quer passar horas em frente a uma obra literária.

Posts Relacionados