O futuro é agora

 O futuro é agora

De notebooks dobráveis a carros que mudam de cor, a maior feira de tecnologia e eletrônicos de consumo do mundo reuniu os lançamentos mais importantes do setor

A CES (Consumer Technology Association) é a maior e mais influente feira de tecnologia do mundo. Realizada há mais de 50 anos, o evento reúne, anualmente, grandes marcas do mercado, como Amazon, Samsung e Google, que aproveitam o espaço e a oportunidade para apresentarem suas mais novas inovações. Reunimos alguns dos produtos que despertaram a atenção nesta última edição, que foi realizada de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas, nos quais podemos ficar de olho ao longo deste ano – e outros mais ousados, como carro que muda de cor, que ainda estão em fase de testes e não têm previsão de vendas.

Televisões com painéis inovadores

A LG atualizou sua linha de televisores OLED com novas opções de tamanho e resoluções entre 4K e 8K. A série G2 da marca traz modelos de 83 polegadas e 97 polegadas, a primeira TV neste tamanho. A empresa coreana também demonstrou TVs com uma nova tecnologia de painel, o Micro LED, que permite maior brilho e fidelidade de cor em painéis de até 136 polegadas com resolução 4K. 

Bravia XR A95K

 A tecnologia Micro LED também esteve presente nos lançamentos da Samsung, com televisores de 89, 101 e 110 polegadas, que contam com o recurso Multi View, permitindo dividir o painel em telas simultâneas com resolução máxima 4K. A linha Neo QLED foi atualizada e agora conta com painéis com taxa de atualização variável de até 144 Hz, permitindo maior fluidez em jogos de videogames.

A Sony apresentou o primeiro televisor QD-OLED, o Bravia XR A95K, com um painel que mistura duas tecnologias de imagem e inova no quesito de profundidade de partes escuras e alto nível de luminosidade em partes claras da imagem. O aparelho deve chegar no segundo trimestre de 2022 em modelos de 55 e 65 polegadas, trazendo resolução 4K, tecnologia VRR embarcada – otimizando as partidas de jogos – e rodando a mais nova versão do sistema operacional Google TV. 

Mais performance nos notebooks

Outro notebook que chamou a atenção no quesito inovação foi o ThinkBook Plus Gen, da Lenovo, afinal de contas, ele apresenta duas telas: a principal, uma ultrawide de 17 polegadas, e uma touchscreen, ao lado do teclado, de 8 polegadas. O aparelho apresenta ferramentas que transformam a tela extra em um bloco de notas ou um teclado numérico, e por meio do app Seu Telefone, também é possível espelhar a tela do smartphone diretamente no notebook. Com suporte a canetas stylus, o display secundário é útil para diversas funções do dia a dia. Ainda, compatível com os softwares da Adobe, a máquina permite que usuários criativos usem o “segundo monitor” e a caneta para realizar desenhos e edições rápidas. 

A CES é a maior e mais influente feira de tecnologia do mundo

Para o público gamer, a Dell apresenta novidades. O Alienware M17 R5 é equipado com as mais recentes tecnologias da nova e brilhante série de processadores móveis Ryzen 6000 da AMD, tirando proveito de todos os benefícios de otimização, como bateria que dura mais e também o fato de ser o primeiro notebook de 17″ que consegue ter uma boa vida útil de bateria, mesmo com tanta potência. 

Zenbook 15 Fold

O notebook para jogos traz uma grande variedade de configurações que pode atender às necessidades de todos. Os usuários podem configurá-lo com um AMD Ryzen 9 6980HX, Ryzen 9 6900H ou um processador Ryzen 7 6800H. Há, ainda, opções de placas gráficas Nvidia e AMD.

Além de celulares dobráveis, um futuro próximo pode reservar também notebooks de telas dobráveis, pelo menos no que depender da Asus, que apresentou na CES 2022 o Zenbook 15 Fold OLED. Aberto, com uma tela de 17 polegadas, o modelo se assemelha a um tablet, enquanto que, ao ser dobrado,  transforma-se em um notebook compacto de 12,5 polegadas, que permite, ainda, ser usado com um teclado magnético com conexão Bluetooth que o acompanha, trazendo um aspecto mais convencional ao usuário.

Carros do futuro

O destaque da BMW – e um dos que mais chamaram a atenção de toda a feira – foi para o iX Flow, um carro que muda de cor em tempo real. Basta apertar um botão no painel que o veículo alterna sua cor entre os tons de cinza, branco e preto. Isso é possível pois o iX Flow é revestido por uma tecnologia de papel eletrônico chamada E-Ink, usada em e-readers como o Kindle.

Vision EQXX, da Mercedes Benz

A Cadillac apresentou o InnerSpace, um carro-conceito que é uma verdadeira sala de estar sob rodas. Com visual arrojado e futurista, o veículo foi projetado para ser 100% autônomo e para abrigar dois ocupantes confortavelmente. Para isso, foram unidos os dois bancos dianteiros, transformando-os em uma espécie de sofá. Os painéis digitais tradicionais foram trocados por uma tela gigante de realidade aumentada, o que eliminou o volante, já que ele é autônomo. 

BMW iX Flow

Os créditos de carros impressionantes da feira deste ano também vão para o Vision EQXX, da Mercedes Benz. Isso porque o carro elétrico estabeleceu um novo paradigma, com incríveis mil quilômetros de autonomia com uma única carga de bateria – o suficiente para ir de São Paulo a Goiânia, por exemplo. Na cabine, o sedã elétrico de quatro lugares tem como destaque a enorme tela horizontal de 47,5 polegadas, que percorre o painel de uma coluna dianteira à outra. Com resolução 8K, a tela traz sistemas de conectividade e inteligência artificial. 

Posts Relacionados