Crédito ou Débito

 Crédito ou Débito

A pandemia de Covid-19 intensificou a evolução tecnológica dos meios de pagamento, que devem continuar ganhando novas formas em um futuro próximo

Aproximação, QR Code, recorrência, Pix, link de pagamento, carteira móvel: os meios de pagamento evoluíram consideravelmente para facilitar não somente a gestão financeira como também a experiência de compra do consumidor. Além das suas facilidades, essas tecnologias revolucionam o mercado, aumentando o faturamento com vendas online e diminuindo valores (e taxas) para os clientes.

As tendências tecnológicas — em qualquer setor — foram completamente reimaginadas, alteradas e desenvolvidas após a pandemia de Covid-19. Essas mudanças significativas aconteceram por conta do distanciamento social; a adaptação à nova realidade, estabelecida devido às restrições para evitar a doença, fez com que o digital ganhasse mais espaço com as compras e, consequentemente, com os pagamentos.

Conforme relata a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, o número de lojistas online cresceu 40,7% em 2020 se comparado ao ano anterior. Essa porcentagem mostra que 1,3 milhão de lojas virtuais começaram a funcionar em território nacional. Como conse-
quência desse cenário, os empreendedores precisaram buscar alternativas funcionais para o comércio eletrônico e, dentre elas, as tecnologias facilitadoras de pagamento digital.

A realidade pandêmica mudou, também, o comportamento dos consumidores, que passaram a escolher opções virtuais para suas compras. Ao longo de 2020, 13% dos brasileiros tiveram a sua primeira experiência fazendo uma compra online. Com isso, os meios de pagamento digitais foram integrando as empresas comerciais, sejam lojas físicas ou virtuais.

Métodos de pagamento novos e para o futuro

As novas tendências revolucionam o mercado, fazendo a diferença no presente e nos próximos anos, ainda mais por conta da consolidação do e-commerce. Segundo uma pesquisa do Social Miner e Opinion Box, 63% dos consumidores vão continuar com o consumo integrado, isto é, tendo experiências on e offline para as aquisições.

Algumas das tendências de meios de pagamento digital já estão presentes na prática de outros países — ou até mesmo no Brasil — e vão conquistar um espaço mais expressivo e relevante ao longo do tempo. Conforme relata a pesquisa divulgada pela consultoria PwC, o volume desse tipo de pagamento deve aumentar mais de 80% até 2025, com as transações superando US$ 1 trilhão e passando para quase US$ 1,9 trilhão anualmente. Até 2030, esse número deve quase triplicar.

Bitcoin  moeda digital, como um “dinheiro eletrônico.

NFC  transações e pagamentos por dispositivos em lojas.

mPOS comunicação entre dois dispositivos móveis (via Bluetooth ou NFC).

Quais são esses meios de pagamento?

Pix: Hoje em dia, o Pix está muito presente na vida dos brasileiros e é, certamente, uma das evoluções mais grandiosas de formas de pagamento. Esse meio de pagamento instantâneo foi lançado pelo Banco Central, em dezembro de 2020, como uma alternativa para as transações de pandemia.

Em geral, essa tecnologia foi importante para pessoas físicas, visto que 80% das transações por esse método são utilizadas entre pessoas. Logo em janeiro de 2021, o Pix superou a quantidade de TED e DOC nos bancos, até porque, além da facilidade, não há custo pela operação.

Embora seja um importante meio entre pessoas físicas, a crescente dessas transações entre lojas online e clientes é mais desacelerada devido ao desenvolvimento tecnológico requerido para isso. A grande maioria das plataformas de e-commerce, porém, estão buscando se adequar a essa realidade para viabilizar mais vendas.

 

Voucher online: Antes mesmo da pandemia, o voucher era uma forma de pagamento muito presente no comércio físico. No entanto, com o aumento do home office, o valor desse benefício precisou ser destinado e repensado. Desse modo, a tendência foi potencializada a partir da Covid-19 e vai se consolidar pelos próximos anos, conforme pontuam especialistas.

Essa alternativa tornou-se uma facilidade para o consumidor, especialmente no caso de mercados. A empresa Ticket fez um levantamento para analisar a tendência e 52% dos entrevistados pretendem continuar com as compras de mercado online mesmo após a pandemia, indicando a consolidação do voucher online no Brasil.

e-Wallets (Carteira Digital): Apesar de não serem recentes, as wallets digitais cresceram significativamente entre as preferências dos consumidores por conta dos e-commerces, que ganharam novo fôlego devido à pandemia. Por serem uma prioridade que recebeu muita atenção, deve ser uma forte tendência para o futuro — tanto em ambientes físicos como online.

Uma pesquisa de 2022 da Bain & Company mostra que as e-wallets (ou carteiras digitais) devem chegar a 28% do total de pagamentos em pontos de venda físicos ao redor do mundo e a 47% nos e-commerces. O que torna esse meio tão escolhido pelos compradores são a segurança e comodidade, podendo ser utilizado em aquisições físicas e digitais, sempre com rapidez e simplicidade.

Cashless: Tendência de pagamento que incentiva a utilização mínima do dinheiro e evita métodos tradicionais como cartões de crédito e débito, o sistema Cashless, como sugere o nome em inglês, é um método que valoriza transações “sem dinheiro”, e já está presente em diversos estabelecimentos comerciais.

A partir da tecnologia disponível em smartphones, o consumidor pode efetuar as compras pelo próprio dispositivo ou realizar transferência entre bancos, caso as contas estejam devidamente cadastradas para realizar essa função.

Biometria:  Mais tecnológico e surpreendente, esse meio de pagamento pode deixar o campo da ficção e ser consolidado como um importante método para garantir confiabilidade e segurança na hora da aquisição. Um simples reconhecimento de íris e pronto: compra concluída.

Dentre as suas facilidades estão a não necessidade de decorar senhas de vários cartões, evitar clonagens, minimizar o tempo das compras e, principalmente, as burocracias de pagamento.


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