Guia de museus em São Paulo

 Guia de museus em São Paulo

São Paulo apresenta diversos museus à disposição dos moradores e turistas, e os lugares são ótimos para um rolê na capital paulista

Com a maior oferta cultural da América Latina, São Paulo é palco de diferentes museus, que carregam diversas histórias em seus acervos — das obras clássicas e tradicionais até as coleções inusitadas e contemporâneas. A capital paulista tem uma relação privilegiada com a cultura e traz, em sua extensão, locais heterogêneos que sabem como encantar seus visitantes.

Das histórias da imigração à paixão pelo futebol, os acervos disponíveis na capital merecem a atenção dos moradores e turistas na cidade. Vale lembrar, inclusive, que a maioria dos museus disponibiliza um dia da semana com entrada gratuita. Confira alguns museus que não podem ficar fora do seu roteiro cultural em São Paulo.

Símbolo da Independência 

Localizado no tradicional bairro do Ipiranga, o Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo, é um grande símbolo da Independência do Brasil, principalmente por estar situado no Parque da Independência, região em que Dom Pedro I proclamou a independência do país em 1822.

Embora muitas pessoas pensem que o Museu do Ipiranga foi a casa de Dom Pedro I, o espaço nasceu para ser um museu sob o nome Museu de História Natural e Monumento em homenagem à Independência do Brasil, e o imperador nunca morou no local. A instituição só foi inaugurada 73 anos depois da Independência e 61 anos depois da morte do primeiro imperador brasileiro.

Devido à estrutura, que estava em estado de alerta, o museu ficou com as portas fechadas por nove anos para um processo de reconstrução e foi reinaugurado no dia 7 de setembro de 2022. Um dos cartões postais de São Paulo, o espaço está aberto para visitação e espera receber 1 milhão de visitantes por ano a partir de agora. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do museu (museudoipiranga.org.br).

Cultura africana 

O Museu Afro Brasil, localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, que integra o parque mais famoso de São Paulo, o Parque Ibirapuera, é uma instituição pública administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

Em sua belíssima extensão, o museu tem um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII até os dias atuais. Suas obras passeiam pelos diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros.

Ao longo do ano, o museu exibe parte do seu acervo na Exposição de Longa Duração e em exposições temporárias, além de complementar sua programação cultural dispondo um auditório e uma biblioteca especializada. Para mais informações, acesse museuafrobrasil.org.br

História da imigração japonesa 

Com um acervo de mais de 97 mil itens pertencentes aos imigrantes japoneses, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil traz em sua coleção documentos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas e utensílios domésticos e de trabalho.

Localizado nos andares sete, oito e nove do prédio do Bunkyo, a exposição registra a história desses imigrantes aqui no Brasil e é amplamente elogiada pelo enfoque didático. Com uma biblioteca especializada, repleta de documentos e fotografias, além das edições completas de jornais nipo-brasileiros, o local leva o visitante em uma imersão cultural.

Administrado pelo Bunkyo, o museu foi idealizado pelos imigrantes pioneiros preocupados com a preservação e transmissão de sua história às gerações seguintes. Mais informações no site bunkyo.org.br

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Paixão Nacional

Um dos museus mais visitados do país, e que apresenta uma exposição divertida e curiosa, o Museu do Futebol fica localizado em uma área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o local é interessantíssimo para visitação em família.

Distribuída em 15 salas temáticas, a exposição principal narra, de forma lúdica e interativa, a chegada do futebol ao Brasil, incluindo a história de como o esporte se tornou parte da cultura brasileira. Super atrativo para todos os públicos, o museu aposta em ações educativas, exposições temporárias e itinerantes, além de uma diversificada programação cultural. Para saber mais, acesse museudofutebol.org.br

Interior do Museu do Futebol
Transformação Social 

Equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo é uma instituição destinada à memória, à arte, à cultura, ao acolhimento, à valorização da vida, ao agenciamento e ao desenvolvimento de pesquisas em relação à comunidade LGBTQIA+ e ao seu reconhecimento pela sociedade brasileira.

A proposta do museu é dialogar com movimentos sociais LGBTQIA+ para discutir a diversidade sexual. Em sua trajetória, a instituição visa a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social. Mais informações pelo site museudadiversidadesexual.org.br

Museu da Diversidade Sexual de São Paulo

Outros museus

Há outros museus em São Paulo que também merecem uma atenção especial dos visitantes. Em geral, todos estão localizados no centro da capital ou próximos a ele. As instituições são:

• Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Endereço: Av. Paulista, 1578

• Instituto Moreira Salles – IMS Paulista. Endereço: Av. Paulista, 2424

• Museu Catavento. Endereço: Av. Mercúrio, s/n

• Pinacoteca de São Paulo. Endereço: Praça da Luz, 2

• Museu de Zoologia da USP. Endereço: Av. Nazaré, 481

• Museu de Arte Moderna de São Paulo. Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Posts Relacionados