Cruzeiros prometem diversão em alto mar

 Cruzeiros prometem diversão em alto mar

Navio de Cruzeiro MSC Seaside

Já pensou em se divertir em um navio? São mais de 200 itinerários só na costa brasileira

Shows, festas, bingos, cassinos, jantares, piscinas e muitas outras diversões. Tudo isso pode ser encontrado em um navio de cruzeiro. Sim, eles estão cada vez maiores e mais atrativos. Conhecer gente diferente e ter a garantia de momentos incríveis são certeiros quando decidir entrar e desfrutar dessa experiência fantástica.

A temporada 2022/2023 já chegou ao fim, mas a temporada 2023/2024 na costa brasileira promete ser ainda mais intensa e diversificada do que a última, que terminou em maio deste ano. A diversão será garantida.

Segundo a Krooze, maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros, MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros são as principais companhias a operarem no país. Ambas já iniciaram as vendas para a próxima temporada, que tem início em outubro de 2023.

“A primeira embarcação a tocar nas águas brasileiras será o MSC Preziosa, em 25 de outubro de 2023; já a última, será o Costa Favolosa, apenas em 7 de maio de 2024”, de acordo com a Krooze.

No total, serão 203 itinerários no Brasil, com quase 840 mil leitos disponíveis – 60 mil a mais que na temporada passada, diz a Krooze.

Um novo porto de embarque será na cidade de Paranaguá (Paraná). Ele ajudará no embarque e desembarque de turistas, principalmente daqueles que moram na região sul do Brasil.

Antes de embarcar

Restaurante Kaito Sushi Bar no MSC Lirica
Restaurante Kaito Sushi Bar no MSC Lirica

Antes de embarcar, é preciso ficar atento a algumas condições para que essa viagem seja a melhor possível. Veja abaixo alguns pontos a serem considerados antes de embarcar para não passar aperto em alto mar.

Quem vai com você? O primeiro passo a se considerar é saber com quem você vai viajar. É uma viagem romântica de casal? Viagem com a família? Amigos? Com crianças? Sabendo quem vai viajar contigo, fica mais fácil escolher o navio com as características e atrações mais adequadas. Fique atento que alguns deles não aceitam embarque com criança, pois proporcionam atrações apenas para o público adulto.

Documentos  Atente-se também aos documentos exigidos. Se a viagem for nacional (no Brasil), basta seus documentos pessoais. Preste atenção na data de emissão da carteira de identidade, por exemplo. Alguns cruzeiros aceitam documentos com no máximo 10 anos de emissão. Se for para algum país da América do Sul, como Uruguai ou Argentina, é preciso ter o documento de identidade (atenção, já que não vale a Carteira Nacional de Habilitação). Caso a viagem seja internacional, é preciso o passaporte.

Carteira de Vacinação  Outro item que você tem que levar é a carteira de vacinação. Em alguns lugares, ela pode ser pedida e é sempre bom estar com tudo em mãos. Mas não basta apenas apresentar a carteira, é preciso que suas vacinas estejam em dia. Em alguns países vacinas como Covid, Hepatite e Febre Amarela são exigidas.

Autorização para Menores  E se você é tio(a) e quer viajar, por exemplo, com seu sobrinho(a) e ele(a) for menor de 18 anos, lembre-se de ter uma autorização dos pais ou responsáveis. A autorização pode ser feita no site da Polícia Federal. Sem a autorização não será possível embarcar.

Remédios  Quando vai viajar, ninguém pensa que pode ficar doente e precisar de um remédio. Se você faz uso de algum medicamento contínuo, lembre-se de levá-lo.

Navio de Cruzeiro Costa Favolosa
Navio de Cruzeiro Costa Favolosa

Todavia, se você não usa medicação diariamente, saiba que é bom ter na mala alguns que podem te ajudar se o perrengue aparecer. Mas qual medicamento levar? Leve antialérgicos, antigripais, remédios para o estômago, pois vai que algo não cai bem.

Seguro-Viagem  Os navios têm cabines médicas, mas consultas e medicamentos podem ser cobrados à parte. Portanto, ter um seguro pode te ajudar a não ficar com uma conta tão alta ao final da viagem caso precise de atendimento médico.

Bagagem  Cada companhia pode ter a exigência de limite de bagagem (não só quantidade de malas, mas também o peso de cada uma). É bom checar no site dela antes de fazer as malas. Sendo assim, o que levar?

Primeiro passo é saber quando será sua viagem e quanto tempo vai ficar embarcado. Além das roupas do dia a dia, lembre-se de levar alguma roupa de frio (mesmo viajando no verão). Vai que o tempo muda!

Quando o assunto é traje de banho, leve duas ou três peças. Isso é mais do que o suficiente. Você pode, por exemplo, lavar seu biquíni ou sunga no banheiro, na hora do banho.

Verifique também se o seu navio terá o famoso “jantar com o comandante” ou “noite com o comandante”. Normalmente, nessa ocasião, é pedido aos passageiros que usem traje formal, como vestido longo para mulheres e terno para os homens. De certa forma não é obrigatório, mas é bom entrar no clima.

Fique atento porque alguns objetos são proibidos na bagagem, como armas de fogo; objetos pontiagudos; artigos esportivos, como pranchas de surfe e tacos para baseball; e objetos que emitem calor, como secador e prancha de cabelo, ferro de passar roupas e bolsas térmicas.

Tem internet no navio? Sim. Os navios tem wi-fi, mas é preciso pagar uma tarifa adicional para ter acesso à rede. É bom pensar em internet para se comunicar com algum parente ou amigo por aplicativo de mensagem. Mas tente se desconectar do mundo virtual e aproveitar a viagem.

Agência de Turismo  Ao comprar um pacote de cruzeiro com uma agência de turismo você terá suporte para tirar todas as suas dúvidas, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”. Podem parecer dúvidas “bobas”, mas quem embarca pela primeira vez precisa aprender como tudo funciona. Aproveite que você tem o apoio de um especialista e não tenha vergonha de perguntar nada.

Como os funcionários da agência já têm experiência com o atendimento ao turista, muita burocracia é resolvida com eles, que terão paciência também em lhe explicar o passo a passo de cada procedimento que será necessário até o momento do embarque.

Como eles vendem em grande quantidade, também poderão oferecer uma tarifa melhor, além de orientar cada cliente a escolher o roteiro que melhor se adequa à sua necessidade.

Agora que você já sabe como funciona uma viagem de cruzeiro e que a próxima temporada começa em outubro deste ano, já pode começar a se organizar para curtir uns dias de folga em alto-mar. Boa comida, boa bebida, muita diversão e risadas garantidas: tudo isso navegando pela costa brasileira, criando memórias e vivendo a vida!

MSC

Navio de Cruzeiro MSC Grandiosa
Navio de Cruzeiro MSC Grandiosa

No site da MSC Cruzeiros (www.msccruzeiros.com.br), você poderá ver todas as ofertas disponíveis e já se programar para a próxima temporada.

As viagens serão realizadas de novembro de 2023 a abril de 2024, saindo dos principais portos do país. Confira algumas opções:

MSC Grandiosa  sai de Salvador (BA) no dia 29 de novembro, passa por Búzios (RJ) e Santos (SP), vai até Maceió (AL) e retorna para Salvador, em um total de 6 noites.

MSC Lirica  sai de Paranaguá (PR) no dia 1º de dezembro, passa por Itajaí, Balneário Camboriú, Punta Del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e retorna para Paranaguá, em um total de 7 noites.

MSC Seaview: sai do Rio de Janeiro (RJ) no dia 11 de dezembro, passa por Salvador, Ilhéus (BA) e Búzios (RJ), retornando ao Rio de Janeiro. O passeio é de 6 noites. Existem datas de saída também nos dias 7 e 21 de janeiro de 2024.

Costa Cruzeiros

Navio de Cruzeiro Costa Diadema
Navio de Cruzeiro Costa Diadema

No site da Costa Cruzeiros (www.costacruzeiros.com), você poderá ver todas as ofertas disponíveis e já se programar para a próxima temporada. Veja algumas opções:

Costa Diadema  saindo de Santos no dia 8 de janeiro de 2024, a viagem vai até Salvador (BA), e, ao retornar para Santos, passa por Ilhéus (BA) e Rio de Janeiro (RJ). O passeio tem duração de 8 dias.

Costa Favolosa  com saída de Santos (SP) no dia 16 de março, o navio segue até Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC) e Ilhabela (SP), retornando a Santos no dia 22 de março, totalizando 7 noites.

Costa Favolosa  o navio sai de Santos (SP) no dia 22 de abril de 2024, vai até Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo (SC), retornando a Santos no dia 26 de abril, com um total de 5 dias de passeio.

É tudo liberado a bordo?

Tudo vai depender do tipo de serviço que você contratou. Por isso, é importante ler o contrato ao comprar a viagem.

Alguns cruzeiros têm a opção do All Inclusive (tudo incluso – comida e bebida normalmente), mas, em alguns casos, determinados serviços ou produtos podem não estar incluídos no pacote. Geralmente, bebidas alcoólicas e serviços como massagens, por exemplo, precisam de pagamento à parte. Fique tranquilo que a maioria deles aceita cartão ou transferência bancária.

Morar em um Cruzeiro?

Já pensou em morar em um cruzeiro?
Já pensou em morar em um cruzeiro?

Sim, isso será possível a partir de 2024. Uma linha de cruzeiros residenciais de luxo prepara um navio para quem escolher morar em um cruzeiro.

A embarcação contará com 547 unidades residenciais, que podem ter de um a quatro quartos.

Assim que começar a operar, o navio residencial fará uma viagem de três anos por seis continentes. Os moradores poderão entrar e sair do navio sempre que ele estiver atracado em um porto.

Com marina própria, o navio terá também 20 restaurantes e bares, três piscinas, microcervejaria, área para pets, jardim, biblioteca e 18 decks.

Veja mais reportagens sobre viagens no Blog da Levare.

Posts Relacionados