Verão nas ilhas

 Verão nas ilhas

Do encontro do rio com o mar no Marajó até o “pedacinho de paraíso” no Campeche, as ilhas brasileiras são verdadeiros tesouros espalhados pelo nosso litoral

Alguns dos destinos mais incríveis para aproveitar as férias de verão estão nas ilhas marítimas brasileiras. De norte a sul, são verdadeiros tesouros espalhados pelo litoral. Nossas ilhas oferecem aos turistas brasileiros e estrangeiros praias paradisíacas, cenários encantadores e fauna e flora riquíssimas, além, é claro, de muito sol e mar para recarregar as energias. 

Nosso litoral conta com centenas de ilhas espalhadas em seus 7.491 quilômetros de extensão, a maioria delas bem próxima à costa e algumas com destacado movimento turístico. Há desde aquelas com ótima infraestrutura, repletas de restaurantes, hotéis e pousadas, vida noturna agitada e muitos atrativos aos visitantes, até as mais rústicas, perfeitas para quem só quer fincar o pé na areia e sentir a brisa do mar. Mas todas elas são ótimos exemplos da riqueza natural que o Brasil possui. 

A ilha de marajó é a maior ilha do mundo localizada no delta de um rio
Encontro do rio com o mar

Principal ilha da região Norte do país, a Ilha de Marajó, no Pará, é simplesmente a maior ilha do mundo localizada no delta de um rio, neste caso, o Rio Amazonas. A ilha pertence à Área de Proteção Ambiental do Arquipélago de Marajó e é um verdadeiro santuário ecológico. É lá que acontece um dos fenômenos naturais mais curiosos, a famosa “pororoca”, quando as águas do Oceano Atlântico encontram as do Rio Amazonas por quilômetros, criando ondas enormes que atraem surfistas de todo o mundo. 

Outra atração única marajoara são os búfalos. A ilha detém o maior rebanho de bubalinos do Brasil, então é possível vê-los por toda a parte, até como meio de transporte da Polícia Militar, além do leite ser matéria-prima do famoso queijo do marajó. A ilha é atravessada por vários rios, ao longo dos quais se formam pequenas praias com pousadas que oferecem a culinária típica da região. A parte mais turística do Marajó está na cidade de Soure, onde estão praias banhadas por águas mais calmas, com restaurantes e clubes ao pé da areia. 

Manguezal

Também situado no encontro entre oceano e rio de água doce, o Delta do Parnaíba localiza-se na divisa entre o Maranhão e o Piauí, onde deságua o Rio Parnaíba. Ao chegar na região, o Parnaíba se abre em cinco braços, com a formação de 70 ilhas, um arquipélago de 2,7 mil km² conhecido como Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. A paisagem é diversa, com praias, dunas, lagoas de águas cristalinas, igarapés e manguezais, além de uma fauna riquíssima. Um dos passeios mais estimados pelos viajantes é assistir à revoada dos Guarás, os pássaros com penas de coloração avermelhada. Realizada ao entardecer, a visita é feita a distância e em silêncio para não espantar os animais. 

O Delta do Parnaíba faz parte da Rota das Emoções – roteiro que engloba Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA) – resultando, assim, em um forte apelo turístico na região. As cidades de Ilha Grande, Parnaíba e Araioses oferecem diversas opções de pousadas e restaurantes. 

Praia do sancho
Mar do Nordeste e as ilhas mais incríveis

As águas da região Nordeste contam com algumas das ilhas mais bonitas do Brasil. A mais conhecida delas – e um dos lugares mais incríveis do planeta – é Fernando de Noronha, em Pernambuco. Conta a história que, ao encontrar a ilha, o navegador Américo Vespúcio teria dito: “o paraíso é aqui”. A 545 quilômetros de distância da costa e população pouco maior de que 3 mil habitantes, Noronha foi declarada Parque Nacional em razão da sua biodiversidade.

Na ilha, é praticado o turismo sustentável, sendo necessário, por parte do visitante, o pagamento de uma taxa diária de preservação ambiental. A maior das ilhas de Fernando de Noronha e que dá nome ao arquipélago tem apenas 18 quilômetros de área de superfície, onde são autorizados apenas 700 visitantes por dia. 

Baía dos porcos

Na ilha, há praias para todos os gostos e necessidades, que vão da silenciosa e de águas tranquilas Baía do Sueste, até a Cocimba do Padre, muito buscada por surfistas. Outros destaques são a Baía dos Porcos e sua formação rochosa “Dois Irmãos”, e aquela que é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, a Praia do Sancho, com barreira de corais e rica fauna marinha. 

Também em águas pernambucanas, só que na Região Metropolitana do Recife, está a histórica Ilha de Itamaracá. Palco de luta entre portugueses e holandeses no século XVII, a ilha ainda tem como resquício da disputa o Forte Orange. Das muralhas, avista-se toda a praia, além da Coroa de Avião, uma encantadora ilhota de areia. Além das 11 praias, o roteiro completo do visitante deve ter o centro de preservação do peixe-boi marinho e a histórica Vila Velha e seus casarios coloniais. 

As belas praias de Morro de São Paulo

Pouco explorado por turistas e de uma beleza especial, a lha do Guajiru, no litoral do Ceará, está a cerca de 220 quilômetros de distância de Fortaleza. Como boa parte do litoral cearense, a ilha recebe fortes ventos, o que a faz ser muito procurada por praticantes de kitesurf. O clima tropical, as vilas de pescadores, as praias de areias claras e o mar com águas verde-esmeralda deram a essa ilha o apelido de “Cancún cearense”. 

O Brasil tem também belas ilhas fluviais, inclusive a maior do mundo. Bem na divisa com Goiás e Mato Grosso, a Ilha do Bananal, no Tocantins, é formada pelos rios Araguaia e da Morte, resultando em 20 mil km² de extensão. Pela rica biodiversidade que ali se encontra, incluindo botos, onças-pintadas e tartarugas, é considerada como Reserva da Biosfera da Unesco. Vale também, com a permissão da Fundação Nacional do Índio (Funai), conhecer uma das aldeias indígenas da região. 

No Pará, o que encanta os turistas são as belezas de Alter do Chão. A ilha fica às margens do Rio Tapajós, um afluente do Rio Amazonas, a mais de 600 quilômetros da capital Belém. A estrela principal de Alter é a Praia do Amor, uma praia de água doce com areias finas e brancas, bem pertinho do centro da vila e que começa a aparecer quando as águas do Rio Tapajós baixam. A região toda tem natureza privilegiada, com praias, lagoas e até florestas, além de proporcionar o melhor da gastronomia amazônica.

As famosas ilhas da Bahia

Maior ilha marítima do Brasil, a baiana Ilha de Itaparica fica entre a Baía de Todos os Santos, o Rio Jaguaripe e o Oceano Atlântico, com incríveis 239 km² de superfície e mais de 35 km de comprimento. Praias como Ponta de Areia, Amoreiras, Conceição e Aratuba são muito procuradas por turistas dos resorts, enquanto para os amantes da natureza, o sul da ilha merece uma visita especial, com um ecossistema coberto por florestas de mangue. Uma visita a lugares históricos como o Boulevard, Forte de São Lourenço e o centrinho fecham o passeio. 

Parque nacional de abrolhos

Localizado ao sul de Salvador, o Arquipélago de Cairú, na chamada Costa do Dendê, é formado por três ilhas maiores – Boipeba, Tinharé e Cairú – e 23 ilhas pequenas e não habitadas. Ao todo, existem três vilas (Galeão, Gamboa e Velha Gamboa) e seis povoados, sendo Morro de São Paulo, com suas praias paradisíacas e infraestrutura em constante melhoria, o principal polo turístico da região. 

Não é possível acessar as ilhas com carros, algo feito apenas por mar, partindo de catamarã de Salvador, ou por rio, via município de Valença. Não há carros no arquipélago, uma maneira de preservar a Mata Atlântica da região. Florestas, manguezais, dunas e praias proporcionam às ilhas um cenário fantástico, atraindo cada vez mais turistas do Brasil inteiro. 

Alter do chão

Já no sul do estado, a 65 quilômetros da costa, encontra-se Abrolhos. O arquipélago é formado por cinco ilhas, sendo a de Santa Bárbara, com seu icônico farol listrado, a única habitada e sob controle da Marinha do Brasil. Em outras três, é proibido o desembarque. Abrolhos é protegido e fica dentro do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que abriga a maior concentração de peixes por metro quadrado do planeta.

Para desembarcar, é necessário uma autorização do governo, garantindo assim que o ecossistema do local não seja comprometido com a chegada de muitas pessoas, e as visitas são totalmente supervisionadas e monitoradas. As maiores atrações naturais de Abrolhos estão no mar, com o maior recife de coral do Atlântico Sul, as formações rochosas subaquáticas na forma de grandes cogumelos e o espetáculo das centenas de baleias Jubarte, que realizam giros e mergulhos na época de acasalamento.

Ilha do Guariju
Paraísos litorâneos

No Rio de Janeiro, na Baía de Angra dos Reis, está Ilha Grande, considerada um verdadeiro paraíso ecológico com mais de 100 praias e trilhas com vegetação de Mata Atlântica. Por ser proibida a circulação de carros na ilha, o acesso é feito somente com embarcações. Com uma paisagem deslumbrante, grande diversidade de fauna marinha e águas cristalinas, seu território é formado por várias reservas e áreas de proteção ambiental. 

Já nos mares de São Paulo, está Ilhabela, com suas paisagens naturais que variam de praias de areia dourada até montanhas com vegetação nativa e belas cachoeiras. Caminhar pelas ruas principais da vila também é um deleite, com o centro histórico recheado de lojas e outras atrações. À noite, bares e restaurantes completam a diversão. 

Praia do manguezal, em ilha grande

Mais desconhecida e bem protegida, a Ilha do Cardoso, em Cananéia, está no ponto mais ao sul do estado de São Paulo. Acessada apenas por embarcações, a ilha tem como atração principal o Parque Estadual Ilha do Cardoso, com mais de 13 mil hectares de área conservada e natureza selvagem. As praias de Marujá, Pereirinha, da Lage e a do Pontal, e trilhas repletas de cachoeiras, manguezais e até objetos arqueológicos dos nativos da ilha completam o roteiro dos passeios. Pousadas rústicas e restaurantes com peixes e frutos do mar são as melhores opções para vivenciar o cotidiano da ilha.

A pouco menos de 70 quilômetros de distância, já em águas paranaenses, está a famosa Ilha do Mel. Uma das mais sossegadas ilhas turísticas brasileiras, não há carros, estradas pavimentadas ou iluminação pública na ilha, uma vez que a eletricidade só chegou no local por volta do ano 2000. Dos 27 quilômetros quadrados da ilha, 95% de sua área é de conservação ambiental permanente e com acesso restrito a 5 mil pessoas por dia. A ilha tem a forma de um 8, com duas partes assimétricas unidas por uma faixa de areia, uma mais selvagem e a outra, diante do oceano aberto, onde se concentram as pousadas e demais instalações turísticas. Destacam-se na ilha as praias de Encantadas e a Grande.

ilhabela

Chamada de “pedacinho do paraíso”, a Ilha do Campeche, no litoral de Santa Catarina, já foi considerada, diversas vezes, por guias e sites turísticos, uma das praias mais bonitas do Brasil. Parte do Arquipélago de Santa Catarina e a menos de duas horas do centro de Florianópolis, a ilha tem apenas 800 metros de comprimento. A combinação entre o verde da Mata Atlântica intocada, o mar transparente e as areias finas e claras renderam à Ilha do Campeche o apelido de “Caribe de Floripa”. Uma atração histórica local são os sítios arqueológicos dos primeiros homens que viveram nesta região de Santa Catarina.

Posts Relacionados