Cidade de Porto:Alma lusitana

 Cidade de Porto:Alma lusitana

Segunda maior cidade de Portugal e uma das mais antigas da Europa, o Porto oferece atrações turísticas que respiram história em meio a taças do mais famoso vinho do mundo 

Percorrer as mágicas ruas e avenidas de paralelepípedo do centro histórico do Porto, no norte de Portugal, é conhecer uma das mais belas e antigas cidades da Europa. Com cerca de 231 mil habitantes, a cidade está localizada a 300 quilômetros de Lisboa. Segunda maior área urbana do país, a capital do norte português – chamada pelos moradores de “Invicta” – oferece pontos turísticos fantásticos, uma atmosfera de muita cultura, gastronomia tipicamente lusitana e taças do celebrado vinho do Porto. 

Com média de 1,5 milhão de turistas anualmente, o Porto é a segunda colocada em visitantes no ranking turístico português, atrás apenas de Lisboa. Os brasileiros são alguns dos maiores entusiastas do país europeu. Somente nos meses de junho e julho de 2022, cerca de 300 mil brasileiros desembarcaram em Portugal. Nos primeiros seis meses de retomada dos voos não essenciais, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, foi registrada a chegada de 259 mil brasileiros ao país. 

Ponte Dom Luís I
Rio Douro e as caves de vinho

Uma das cidades historicamente mais importante da Europa, patrimônio mundial da Unesco e responsável pelo nome do país quando, na época da dominação romana na região, era chamada de Portus Cale (Portucale), o Porto respira história e beleza em cada canto, a começar pelo rio Douro, terceiro mais extenso da Península Ibérica e que deságua no Oceano Atlântico após cortar a região do Porto. 

Uma ótima opção aos turistas é o tradicional passeio de barco pelo rio. Chamado de Cruzeiro das 6 Pontes e com saída do Cais da Ribeira, o passeio recebe esse nome por passar pelas seis pontes que ligam o Porto à Vila Nova de Gaia, proporcionando uma vista belíssima do pôr do sol. Alguns dos barcos utilizados no passeio eram responsáveis pelo transporte do vinho pelo rio até os locais onde eram estocados, as chamadas caves.

As principais caves estão na Ribeira, às margens do Douro, mais especificamente no Cais de Vila Nova de Gaia, cidade colada ao Porto. O Vinho do Porto ganhou o nome pelo qual é reconhecido internacionalmente porque é de lá que ele era exportado para o resto da Europa no século XVII.

Praça de Lisboa

As caves fazem parte de um processo posterior da fabricação. Nelas, o vinho descansa e passa pelo envelhecimento, processos fundamentais para chegarem ao padrão de qualidade necessário. As caves mais conhecidas estão abertas à visitação e contam com guias que apresentam a história do vinho no Alto Douro Vinhateiro e o processo de fabricação, além da oportunidade de o visitante fazer degustações da bebida.

Para chegar até as caves, não é preciso fazer o trajeto de barco, pois basta atravessar a belíssima Ponte Dom Luís I que, além de ser um dos cartões postais da cidade, é responsável por ligar Porto a Gaia, um trajeto que pode ser feito de ônibus ou até mesmo a pé. Alguns dos rótulos mais famosos da região, e com as caves mais visitadas, são Calém, Ramos Pinto, Rozés, Real Companhia Velha, Ferreira, Offley Forrester, Sandeman e Taylor’s, a maioria delas de história centenária.  

O Alto Douro Vinhateiro – ou Vale do Douro – é considerada a região vitivinícola mais antiga do mundo, regulamentada por decreto assinado pelo Marquês de Pombal, em 1756. A cerca de 100 quilômetros de distância do Porto, a área vinícola está dividida nas microrregiões de Cima Corgo, Baixo Corgo e Douro Superior.

São aproximadamente 20 mil viticultores que produzem a bebida na região, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. As quintas, vastas propriedades rurais onde são plantadas as uvas, têm seus vinhedos encravados em terrenos em meio às montanhas que margeiam o rio. Nas quintas do Douro, os turistas podem praticar o enoturismo, com visitas programadas às propriedades. 

De aspecto licoroso, o que torna o vinho do Porto único é o processo de fermentação, interrompido ainda em fase inicial. A bebida ganha a adição de aguardente vínica, o que deixa o vinho naturalmente doce. Os vinhos do Porto são de três tipos: Branco, Ruby e Tawny.

 

As belezas turísticas do Porto

O Douro também é a vista principal dos moradores e turistas que curtem os restaurantes, os bares, os cafés e as lojas localizados no calçadão da Ribeira. Região famosa pelo seu casario colorido e de fachadas enfeitadas, com as construções coladas umas às outras, é ainda no Cais da Ribeira que acontece a tradicional queima de fogos de Ano Novo no Porto.

Praças e locais a céu aberto são alguns dos passeios mais interessantes a se fazer na cidade. Um exemplo é a enorme Praça da Liberdade, ponto de entroncamento de várias avenidas e ruas importantes. No entorno da praça, estão marcantes edifícios modernistas, como a prefeitura, o banco de Portugal, a Câmara Municipal e o antigo Palácio das Cardosas, onde atualmente funciona um hotel.

Rua das Flores

O Jardim de João de Chagas, com suas esculturas assinadas por grandes artistas portugueses, com belíssimos lagos e inúmeras árvores de troncos largos em todo seu entorno, é um dos mais visitados espaços da cidade. Mais conhecido como Jardim da Cordoaria, ele foi fundado em 1865 e teve sua paisagem modificada algumas vezes, inclusive devido a um ciclone na década de 1940. 

Outro espaço verde de beleza única são os Jardins do Palácio de Cristal. Construídos na década de 1960, os jardins oferecem uma vista panorâmica da cidade em meio a uma infinidade de árvores, plantas e flores. A visita ao espaço deve ser aproveitada, ainda, com passeios pelo Museu Romântico e pelo Solar do Vinho do Porto, além de uma observação atenta às inúmeras esculturas espalhadas por ali. 

Estação de São Bento

De arquitetura singular, a moderna Praça de Lisboa é separada por dois lados distintos: a parte mais alta é repleta de jardins e a parte mais baixa conta com muitos restaurantes, cafés e lojas. Já de configuração mais antiga, com edifícios históricos e um enorme gramado, a Praça Infante Dom Henrique foi construída em homenagem ao filho do rei Dom João I, em 1885. Próximo a ela estão o Palácio da Bolsa, prédio considerado patrimônio arquitetônico e atualmente sede da associação comercial da cidade, e o Mercado Ferreira Borges, muito utilizado hoje em dia para exposições e feiras culturais.

A rua de vocação turística mais conhecida da cidade é a Rua das Flores. Aberta em 1521, foi construída para fazer uma ligação direta entre o Largo de São Domingos e a Porta de Carros, áreas de grande importância para os moradores na época. Atualmente, os moradores e turistas aproveitam para passar horas nas mesas dos bares e cafés espalhados por seus 400 metros de extensão. 

Um dos cartões postais mais fotografados da cidade é a Estação de São Bento, a principal estação de trem do Porto. Concluído em 1915, o saguão do edifício é revestido por cerca de 20 mil azulejos, com pinturas que percorrem importantes passagens da história de Portugal. 

Como chegar: A melhor opção para quem está saindo do Brasil é pegar um voo direto, com saída de São Paulo ou do Rio de Janeiro. A partir de Lisboa, as alternativas são viagens de trem e carro. 

Quando ir: O fim da primavera (maio/junho) ou início do outono (setembro) são as melhores épocas, com menos turistas do que no verão. A Festa dos Santos Populares (13 a 24 de junho) é muito procurada pelos visitantes. 

Hospedagem: A cidade tem opções para todos os bolsos e gostos, desde apartamentos para família até os mais sofisticados hotéis da Europa. 

Gastronomia: Com opções de lugares baratos até aqueles com pratos mais requintados, no Porto, os turistas podem se esbaldar com a gastronomia típica portuguesa.

Praias: O agradável clima convida a um passeio à beira-mar ou a um mergulho no mar. A praia mais conhecida é de Matosinhos, localizada na região metropolitana.

Igrejas e monumentos

A possibilidade de observar em 360º as belezas do Porto é o que atrai muitos visitantes à Torre dos Clérigos. Construção de 1763 e com mais de 75 metros de comprimento, foi usada para a orientação de navegadores e como ponto estratégico para combates militares. Para chegar até a parte de cima da torre, local em que fica o mirante, os visitantes devem subir mais de 200 degraus de uma estreita escada. O conjunto arquitetônico classificado como monumento nacional reúne, também, museu e igreja dos Clérigos.

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, com vista privilegiada para o Douro, a Catedral Sé é o monumento religioso mais importante do Porto. Datado do século XII, o edifício passou por inúmeras mudanças na parte interna e externa em todos esses anos, recebendo traços de arquitetura gótica, barroca e romântica. De seu imenso largo localizado em frente da igreja, o visitante pode observar as belezas da cidade, como os característicos telhados avermelhados. 

Praça Infante Dom Henrique

Outra igreja portuense centenária, considerada um monumento nacional, é a Igreja do Carmo. Construída no século XVIII em estilo barroco, ela tem como principal atrativo sua lateral externa coberta de azulejos que retratam a fundação da Ordem das Carmelitas e ao Monte Carmelo. Também se destacam no edifício a fachada com esculturas religiosas e a parte interna, repleta de esculturas entalhadas em madeira. 

Os típicos azulejos azuis, uma marca da arquitetura lusitana, decoram a parte externa da Capela das Almas. Pequena em tamanho, mas muito visitada, a capela construída no século XVIII ganhou, em 1929, os mais de 15 mil azulejos que a enfeitam. Eles representam a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. A fachada, com um magnífico vitral, também é um espetáculo à parte. A igreja recebeu esse nome por abrigar a sepultura de Nossa Senhora das Almas.

Rio Douro

Outros monumentos religiosos procurados pelos turistas são a Igreja de São Francisco, construção em estilo gótico e localizada no centro histórico da cidade; a imponente e em estilo neoclássico Igreja da Santíssima Trindade; a Igreja dos Congregados, onde está o corpo mumificado do Papa São Clemente; e a medieval Igreja São Nicolau, também com azulejos portugueses como decoração de sua fachada.

A arte e a cultura estão presentes em um roteiro autêntico pelo Porto. Considerada a livraria mais bonita do mundo, a centenária Livraria Lello recebe turistas que se encantam com a fachada neogótica, com o interior das paredes forradas de livros, com os vitrais e com a bela escadaria. O local teria servido de inspiração para cenários dos filmes de Harry Potter. Na área cultural, destacam-se a Casa da Música, a principal sala de concerto musical da cidade, e a Fundação Serralves, onde está o Museu de Arte Contemporânea.

Já para os amantes de futebol, o programa mais interessante é conhecer o Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto e inaugurado para a Eurocopa 2004. O tour pelo estádio com capacidade para 50 mil lugares passa pelas principais áreas, como o campo, a sala de imprensa, a sala de troféus e os vestiários.

Posts Relacionados