O BookTok e o impacto na leitura

 O BookTok e o impacto na leitura

Comunidade de leitura do TikTok, o BookTok é sucesso entre jovens e adolescentes, e é uma ótima alternativa de incentivo à leitura

Vídeos curtos, conteúdos criativos e indicações de livros: assim é o BookTok, comunidade de leitura do TikTok. Com ajuda de leitores de todo o mundo, a rede social passou a funcionar, também, como uma espécie de “clube de leitura” digital, em que as pessoas utilizam aquele ambiente online para análises e diálogos sobre obras literárias.

E tudo acontece a partir de hashtags (#booktok, #books, #bookslovers, etc.), que reúnem diferentes conteúdos sobre livros e promovem os espaços de discussão acerca de determinada obra.
No Brasil, a hashtag “#booktokbrasil” é uma das mais famosas e surpreende com os números de engajamento. No início de maio, por exemplo, os conteúdos brasileiros somavam mais de 25 bilhões de visualizações — resultado que deve continuar aumentando constantemente.

BookTok: um espaço criativo

São muitos os vídeos que “bombam” na plataforma. De modo geral, eles consistem em pessoas que recomendam uma obra e discorrem sobre a narrativa a fim de interagir com outros usuários sobre um título literário.

Mas esses não são os únicos conteúdos que chamam a atenção. Quizzes de identificação com personagens, memes variados e reações da leitura – os leitores mostram como está sendo a experiência com um livro – também aparecem com frequência no BookTok.

“O BookTok é um espaço incrível, principalmente pela autenticidade da criação de conteúdo. Um dos grandes pontos positivos, a meu ver, é ter esse espaço onde os leitores podem se expressar criativamente e podem falar de seus livros favoritos como desejarem. É um lugar de muita autenticidade, e conseguimos ver que isso faz diferença na maneira como o espectador, que consome o vídeo, reage ao conteúdo que é produzido genuinamente. O TikTok se tornou mais um aliado na divulgação das obras, e, sem dúvida, sentimos o crescimento dessa comunidade que fala com empolgação e amor acerca das histórias de que gosta”, acredita Thalita Perissé, editora de aquisições da Editora Intrínseca.

Assim como os influenciadores das redes sociais, os “booktokers” – apelido carinhoso dado aos criadores de conteúdo de literatura – são muito importantes para o sucesso dos mais variados tipos de livros. Quanto mais as pessoas usam a criatividade para incentivar a leitura e atrair leitores para os diferentes gêneros literários, mais elas ganham força na rede social e passam a ser referência na plataforma.

Impacto na leitura

Em 2022, uma pesquisa da Publishers Association (PA) mostrou que a comunidade de leitura do TikTok influencia fortemente os leitores jovens e adolescentes, com 59% deles alegando que a rede social é a fonte de pesquisa antes da compra de um livro.

Ainda, a análise identificou que grande parte dos entrevistados se tornaram fãs de obras literárias por conta das indicações do BookTok. Na mesma pesquisa, a PA também descobriu que 38% dos jovens indicam a comunidade para amigos e familiares que querem acompanhar uma rede social com foco em literatura.

Segundo Thalita Perissé, “o que o BookTok faz é criar uma plataforma de divulgação de obras assim como as outras redes sociais que existem e existiram. Para a aquisição, torna-se mais um lugar a que prestamos atenção para avaliar o que está sendo lido e discutido e entender se faz sentido com o nosso catálogo. Para a gente, o que importa são as boas histórias que ressoam com o nosso público”.

“O crescimento e a força das redes sociais criam novas demandas, como diminuir o tempo de publicação entre a edição original e a brasileira, porque os leitores estão mais atentos ao que está acontecendo e não querem receber spoilers. Do ponto de vista da aquisição, esse processo também nos ajuda a ter acesso a mais histórias de lugares, de experiências e de contextos diversos, porque aumenta as trocas entre escritores e leitores do mundo todo”, conclui Talitha Perissé.

O mercado literário brasileiro

Dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), divulgada no início de 2023, mostram que a venda de livros aumentou 2,98% em 2022, com 58,61 milhões de livros vendidos no Brasil – 1,7 milhão a mais do que em 2021.

Além disso, a mesma pesquisa mostra que, no ano passado, o faturamento do mercado editorial brasileiro aumentou 8,33 – com a inflação descontada, o índice diminui em 2,54%. E, sem dúvidas, essa crescente se deve muito ao BookTok, que tem guiado as escolhas literárias dos jovens e adolescentes, como mostrou a pesquisa da Publishers Association.

A popularidade graças ao TikTok

O sucesso nas telas dos celulares se reproduz de diferentes maneiras – seja nas vendas ou na escolha de um título para adaptações audiovisuais. “É Assim que Acaba”, da norte-americana Colleen Hoover, publicado no Brasil pela Editora Galera, por exemplo, é um dos títulos mais comentados no BookTok e foi o livro mais vendido em 2022.

Muitas outras obras, além do bom número de vendas, ganharam adaptações audiovisuais, como “Amor e Gelato” (Editora Intrínseca), de Jenna Evans Welch, e “Heartstopper” (Editora Seguinte), de Alice Oseman. O filme de “Vermelho, branco e sangue azul”, enorme sucesso na comunidade, tem a estreia marcada para 11 de agosto no Amazon Prime Video.

Livros destaque no BookTok 2023

  • Magnolia Parks, de Jessa Hastings (Editora Intrínseca)
  • A hipótese do amor, de Ali Hazelwood (Editora Arqueiro)
  • A Mandíbula de Caim, de Edward Powys Mathers (Editora Intrínseca)
  • Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid (Editora Paralela)
  • Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson (Editora Intrínseca)

 

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