10 jogos para jovens e adultos se divertirem

 10 jogos para jovens e adultos se divertirem

De cartas, tabuleiro ou em outro formato, diferentes jogos podem entreter jovens e adultos, garantindo uma noite completa de lazer e divertimento

Jogar com a família e amigos é uma prática que rende muitas conversas, risadas e momentos memoráveis. Embora muitas pessoas pensem que as competições lúdicas são mais interessantes para crianças e adolescentes, há opções incríveis — de cartas, de tabuleiro ou em formatos mais inovadores — para jovens e adultos.

Em meio à era digital, desfrutar das possibilidades analógicas pode ser uma alternativa ainda mais divertida para uma celebração com entes queridos. Afinal, a ausência das telas cria novos desafios e garante muita diversão em conjunto.

Existem jogos cooperativos, nos quais os participantes se unem para alcançar um objetivo comum. Além disso, há os competitivos, em que a vitória é alcançada por meio da superação dos adversários. Outras possibilidades são os temáticos, que transportam os jogadores para diferentes épocas ou universos fantásticos.

Dos jogos tradicionais de cartas, como UNO, aos tabuleiros modernos, como Clue, há diferentes tipos para todos os gostos. Confira, abaixo, algumas opções indicadas pela revista de bordo da Levare que são superdivertidas para jogar com a família e amigos:

Jenga Clássico

No Jenga clássico, da Hasbro, os jogadores precisam tirar um bloco de madeira de uma torre e colocá-lo no topo dela, sem deixar a estrutura cair. E cada movimento precisa de estratégia; afinal, não é fácil empilhar e equilibrar os blocos de madeira sem deixar a torre desabar. É possível jogar Jenga com apenas uma pessoa caso não haja outros competidores por perto.

Twister

Que tal colocar o pé na cabeça? Ou fazer uma pose jamais vista antes? O Twister permite isso. Para começar a brincadeira, é preciso rodar uma roleta, responsável por indicar aos competidores em quais cores do tapete colorido eles devem colocar as mãos ou os pés. Perde quando o joelho ou cotovelo de um jogador tocar o tapete, ou caso a pessoa caia.
A Hasbro lançou uma versão mais recente do Twister, que tem a jogabilidade clássica e dois modos novos: “Escolha Aleatória” e “Movimentos Aéreos”.

Monopoly Clássico

Um jogo tradicional e superdivertido é o Monopoly Clássico, da Hasbro. Nele, o jogador deve comprar, vender, negociar e passar a perna nos adversários para enriquecer. Mas é preciso tomar cuidado, pois as cartas Sorte e Cofre podem mudar o jogo, deixando o competidor ainda mais rico ou o colocando na prisão.
A premissa é comprar e vender propriedades, além de construir casas e hotéis nelas. Quanto mais os jogadores constroem, mais eles podem lucrar.

Clue

Você está preparado para descobrir quem matou Boddy Black? A solução desse mistério está no tabuleiro de Clue, da Hasbro. O pano de fundo do jogo é a chegada de seis convidados à mansão de Boddy Black. Lá, ninguém sabe o que esperar — até que o anfitrião é encontrado morto após revelar um esquema complexo de chantagem.
A partir de então, os participantes precisam competir entre si para solucionar o caso, coletando pistas e eliminando hipóteses. O primeiro a fazer a acusação correta é o vencedor.

Rummikub

Um dos jogos de maior sucesso da Grow é o Rummikub. Nesta competição lúdica de sequência numérica, os participantes precisam elaborar estratégias para se livrar de todas as pedras antes dos adversários. Cada competidor começa o jogo com 14 peças, e o objetivo é se livrar delas levando à mesa diferentes jogos, que podem ser sequências numéricas de mesma cor ou de números iguais e cores diferentes.
O melhor do jogo? Quando as peças estão na mesa, elas são de todos e você pode “encaixar” suas pedras nas sequências de outros jogadores.

Dixit

Em Dixit, do Mundo Galápagos, os participantes são contadores de histórias. Neste jogo, um narrador deve olhar as cartas em sua mão — elas são obras de arte surrealistas — e, sem as revelar aos outros competidores, escolher uma carta e falar uma palavra, frase ou ideia sobre ela. Depois, todos os jogadores têm o objetivo de acertar a imagem descrita pelo narrador.

Black Stories

Black Stories (ou Histórias Sinistras), do Mundo Galápagos, é um jogo de cartas que apresenta uma série de enigmas desafiadores e que precisam ser desvendados pelos jogadores. Ele não tem número máximo de participantes (pode ser de dois a infinitos) e pode ser levado para qualquer lugar.

Exploding Kittens

Em Exploding Kittens, do Mundo Galápagos, os jogadores compram cartas até que um deles encontre um gatinho explosivo, que vai detonar tudo e levar esse competidor junto. O único jeito de evitar a explosão é usando uma das cartas de desarmar, que tem o poder de acalmar os bichanos.

Perfil Express Filmes e Séries

O Jogo Perfil Express Filmes e Séries, da Grow, é em formato de cartas e traz categorias inspiradas em filmes e séries. Ele vem com 100 cartas temáticas desse universo, e cada uma possui 10 dicas que valem até 10 pontos.

Master Entretenimento

Além do Perfil Express, a Grow apresenta o Master Entretenimento, um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas com 1.955 questões divididas em 5 temas (TV & Séries, Música, Filmes, Jogos & Games, Mix). Ganha quem responder corretamente uma pergunta de um tema escolhido pelos outros participantes.

Jogos temáticos para adultos

Conheça mais alguns jogos que são indicados para jovens e adultos:

  • Jogo Viagem pela História (Grow)
  • Enigma de Hogwarts Harry Potter (Grow)
  • Harry Potter: Honeydukes (Galápagos)
  • Descent: Lendas da Escuridão (Galápagos)
  • Zombicide: Green Horde (Galápagos)

Posts Relacionados