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- Motor
- outubro de 2021
Mercado automobilístico promete inúmeros lançamentos até o fim do ano, com carros elétricos, SUVs, caminhonetes e novas versões de velhos conhecidos
A pandemia afetou em cheio o mercado automobilístico em 2020, com uma queda no ano passado de 26,2% na venda de veículos no Brasil, o maior tombo em cinco anos. Mas esse cenário difícil vem, aos poucos, dissipando-se nos últimos meses, e o segundo semestre de 2021 promete lançamentos automotivos de grandes marcas, apesar da escassez global de semicondutores (chips), que também afeta o Brasil.
Estão previstos lançamentos em diversas categorias e faixas de preço. São carros elétricos, picapes, SUVs inéditos, modelos de luxo e até veteranos em novas versões, com grandes chances de sucesso. É o caso, por exemplo, do Fiat Pulse – primeiro SUV da marca italiana –, do novo Honda City, agora, com carroceria hatch (para ocupar o lugar do atual Fit) e do Commander, a aposta da Jeep para o segmento de utilitários esportivos de sete lugares.
Lançamentos italianos
Com lançamento previsto entre o fim de setembro ou começo de outubro, o Fiat Pulse é a principal novidade dos italianos para este semestre, em comemoração aos 45 anos de instalação da primeira fábrica no Brasil. Derivado do Argo, inclusive com a mesma categoria hatch, o veículo 1.0 turbo terá valor de venda na faixa de preço de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Com cinco versões, o Pulse se dividirá em “pipoca” e “camarote”, fazendo jus ao programa Big Brother Brasil, que serviu para anunciá-lo e batizá-lo.
A Fiat também promete o lançamento, até o fim do ano, da nova versão da Strada, com transmissão automática. Esperada desde que a nova geração da picape chegou ao mercado, ano passado, o câmbio é do tipo CVT, sem marchas definidas, e deverá estrear na versão Ranch da picape. A exemplo do que ocorre com a Toro, essa configuração da Strada terá equipamentos exclusivos, além de itens visuais próprios.
E a entrada da Fiat no mercado de automóveis 100% elétricos também acontece neste semestre, com o lançamento do 500e. O hatch tem autonomia para rodar 320 quilômetros e suporte à recarga em tomadas convencionais de 110v ou 220v. No entanto, o preço é um tanto salgado para o consumidor brasileiro. A versão chamada de Icon, topo de linha, traz todos os equipamentos disponíveis e é a única a desembarcar por aqui, pelo preço de R$ 240 mil.
O mercado das caminhonetes ganha alguns lançamentos. A Nova Chevrolet S10 Z71 chega às ruas neste último trimestre e vem para concorrer com a Hilux GR-Sport, da Toyota, que também está em nova versão. A S10 contará com estilo aventureiro, caracterizado por molduras plásticas nos para-lamas e pneus “lameiros” para otimizar o desempenho no uso off-road. Já a Hilux ganhará novo modelo em novembro. O utilitário com caçamba terá o visual com uma dianteira mais robusta e o preço deve alcançar R$ 300 mil.
Já a cartada da Volkswagen no mercado é o novo Tiguan Allspace eHybrid, esperado para o último trimestre. No Brasil, ele será vendido apenas na versão híbrida, diferenciando-se, assim, de outros veículos eletrificados da VW. O preço deverá ficar em R$ 200 mil.
Outro muito esperado pelos consumidores brasileiros é a nova geração do City, da Honda. A previsão da chegada do novo sedan no país é para outubro e o destaque fica por conta do motor 1.5 mais eficiente, controles de tração e estabilidade. A Hyundai, com o redimensionado Novo Creta (setembro), a JAC, com o novo carro elétrico mais barato de nosso mercado E-JS1 (outubro), e a Caoa Chery, com o Exeed LX e o renovado Tiggo 8 Pro (último trimestre) completam a lista.
Muitas novidades
Quem também traz novidades automotivas para esta reta final de 2021 é a Jeep, sinônimo de veículos off road. O principal lançamento, previsto para dezembro, é o Jeep Commander, SUV de sete lugares. O veículo é baseado na mesma plataforma dos outros SUVs da Jeep, porém, “esticado” para acomodar mais dois passageiros na terceira fileira de bancos. Estima-se que o modelo medirá cerca de 4,70 metros de comprimento. Os preços devem ficar, em média, em R$ 250 mil.
O nome Jeep também estará em um novo modelo eletrificado. Na faixa de preço de R$ 250 mil, o Compass 4Xe será lançado em outubro, no Brasil. Esse será o primeiro modelo híbrido plug-in da marca no país, com dois motores elétricos que funcionam junto com o 1.3 turbo. Assim como outras versões do Compass, este modelo terá cinco modos de condução: automático, esportivo, neve, areia e outro para terrenos cheios de pedras.
Outros veículos da Jeep que devem aparecer nas concessionárias ainda este semestre são a linha 2022 do Renegade 1.3 turbo e a picape Gladiator. No mercado brasileiro, a Gladiator usará o mesmo conjunto mecânico do Wrangler, com 285 cv, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. O modelo deverá ter preços acima dos R$ 400 mil.
Das marcas francesas
As marcas francesas também apontam com algumas novidades para este semestre. A Renault chega com o Captur 1.3 turbo, com retoques visuais, acabamento interno renovado e o propulsor TCe turboflex de 1.3 litro da marca francesa, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Em outubro ganha as concessionárias o Novo Renault Kwid, o “SUV dos compactos”. Este modelo vai exibir uma nova dianteira, com luz de LED, além de retoques na parte de trás e de acabamento interno.
Já a Citröen põe na rua, neste semestre, o Novo C3. O novo modelo para o segmento B foi desenvolvido na Índia com foco no baixo custo. O compacto nascerá de versão simplificada da plataforma CMP, usada por modelos europeus da marca. A Peugeot também entra no mercado dos automóveis elétricos com o lançamento do 208 e-GT. O hatch esportivo deve ser comercializado por cerca de R$ 200 mil.