Natal na serra

 Natal na serra

Shows, espetáculos e desfiles levam o espírito natalino para Gramado, principal destino turístico da Serra Gaúcha

Localizada na chamada Região das Hortênsias e a 117 quilômetros de distância da capital Porto Alegre, a charmosa Gramado é o principal destino turístico da Serra Gaúcha. A presença de pessoas de outros locais do Brasil na cidade de pouco mais de 35 mil habitantes tem dois grandes picos durante o ano. Um deles é entre os meses de junho e agosto, quando as baixas temperaturas, os bons vinhos, a culinária e a arquitetura tipicamente europeias levam milhares de turistas para as montanhas do Rio Grande do Sul no inverno. 

Já o outro momento com enorme fluxo de turistas em Gramado inicia em novembro e tem nas festas e comemorações relativas ao Natal seu principal atrativo. O ponto alto é a 36ª edição do Natal Luz, considerado o maior evento natalino do país e que levará à cidade shows e atrações até o fim de janeiro de 2022. São esperadas cerca de 2 milhões de pessoas em Gramado para conhecer as atrações natalinas, de acordo com o Ministério do Turismo. 

Este número é somente uma parte dos cerca de 6,5 milhões de turistas que a cidade gaúcha recebe anualmente. Reconhecida também por abrigar eventos culturais e até esportivos, o turismo na cidade gera mais de R$ 1,5 bilhão para a economia local, o que significa cerca de 86% do Produto Interno Bruto (PIB). Um estudo recente aponta que a cidade foi o destino mais procurado em sites de turismo nos meses de junho e julho de 2021, ficando à frente de cidades reconhecidas internacionalmente como Rio de Janeiro e Fortaleza. 

Natal Luz

Os 95 dias de evento serão marcados pelo retorno dos espetáculos musicais, teatrais, paradas e desfiles. A mais nova atração é o Reino do Natal. Com uma estrutura de aproximadamente três mil metros quadrados e um inovador formato de fluxo circular de público, o espetáculo terá mais de 60 sessões diárias. Nele, o público poderá assistir a variadas apresentações artísticas enquanto percorre cinco áreas temáticas. 

Decoração de natal da rua coberta

Outro destaque é o tradicional Show de Acendimento das Luzes da cidade, realizado todas as noites em frente ao Palácio dos Festivais. O espetáculo é gratuito e contará com a tecnologia de projeção mapeada, tendo como tela as fachadas de cinco prédios localizados no centro de Gramado. Há  queda de neve artificial, enfeites natalinos e muitos efeitos sonoros. 

Realizado desde 2001, o Grande Desfile de Natal é outro momento muito aguardado nas festas de fim de ano na Serra Gaúcha. O evento traz personagens e objetos do imaginário natalino divididos em cinco grupos temáticos em uma procissão que dura uma hora, indo do nascimento do menino Jesus até a chegada do Papai Noel. 

Aparição do papai noel no espetáculo “o grande desfile de natal”

A emoção aflora no show Natalis, a Criação. Com narração de Cid Moreira, a apresentação relata os grandes eventos bíblicos que antecederam o nascimento de Jesus. O espetáculo acontece sobre as águas do Lago Joaquina Rita Bier, repleto de canções natalinas, projeções em alta definição, fogos de artifício sincronizados, coreografias e a aparição do Papai Noel no final. 

Muita música e emoção também fazem parte dos espetáculos Nativitaten, protagonizado por um balé aquático em encenação do nascimento do menino Jesus, e “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, uma opereta natalina escrita por Gian Carlo Menotti e executada por cantores internacionais e orquestra, inspirada nos Três Reis Magos. 

De entrada gratuita, a Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, recebe expositores locais e seus produtos artesanais natalinos. A mágica vila é animada pela Trupe de Natal e pelas visitas do bom velhinho, que ouve os pedidos das crianças todos os dias. Outras atrações da época natalina são o Tannembaumfest (concurso de decoração de pinheiros de Natal), o Concurso de Decoração Brilha Gramado (destinado ao comércio em geral, tem premiação de R$ 10 mil), os pocket shows do Palco Rua Coberta (com artistas de pop, rock, jazz, música gaúcha, entre outros estilos), as cores e a criatividade das Ruas das Renas, as apresentações da Orquestra Sinfônica de Gramado e a Corrida e Caminhada de Noel.

Para entrar de vez no clima natalino da serra, uma dica é um passeio em ônibus de dois andares com temática de Natal que conta com atrações surpresas ao longo do percurso de aproximadamente duas horas, passando por pontos de Gramado e da vizinha Canela. 

Gramado é muito procurada pelo seu forte apelo no setor de turismo de eventos. Um dos mais destacados é o Festival de Cinema de Gramado. Realizado em agosto, o festival é o maior do segmento na América Latina, com a apresentação de produções nacionais e de outros continentes. Moradores e turistas fazem de tudo para ver os grandes artistas do cinema – que vão até lá disputar o famoso Kikito, estatueta do festival – passarem pelo tapete vermelho no Palácio dos Festivais. 

A excelência na produção de chocolates faz da Páscoa em Gramado um grande acontecimento. A cidade fica toda enfeitada, com decorações por toda a parte. Nesta época do ano, as fábricas de chocolate de Gramado oferecem diversos produtos exclusivos e especiais. Outros eventos culturais e gastronômicos espalhados durante o ano são o Festival Internacional de Música (fevereiro), a Festa da Colônia (abril ou maio), a Feira do Livro (julho) e o Festival de Cultura e Gastronomia (setembro).

Gramado recebe também eventos para os mais variados setores de negócios. Um dos mais conhecidos é o Festival Mundial de Publicidade, realizado na cidade desde 1976. Este é o terceiro maior evento do mundo na área e o maior da América Latina. Destacam-se ainda o Salão Internacional do Couro e do Calçado (maio) e o Festival de Turismo (outubro a janeiro).

Passeios por Gramado

A visita a Gramado, seja no Natal ou em outros dias do ano, traz dezenas de opções para desfrutar os dias na Serra Gaúcha. A cidade é repleta de praças, museus e parques, além de alternativas mais agitadas, como aproveitar o burburinho noturno dos bares, cafés, bistrôs e lojas de malha da pequena Rua Coberta. 

A maior atração do lago negro fica por conta dos pedalinhos, que fazem a alegria de crianças e adultos

Já os amantes da natureza podem aproveitar um clássico gramadense. O Lago Negro é margeado por árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, além das flores que, a depender da época do ano, mudam as cores do local. A maior atração fica por conta dos pedalinhos, que fazem a alegria de crianças e adultos. Em frente ao lago, está o Parque Alemanha Encantada, inspirado em contos dos Irmãos Grimm, com cenários tirados das histórias dos escritores de fábulas infantis. Destaque para a torre de quase 20 metros com vista privilegiada do lago. 

A cidade também conta com museus dos mais variados temas, alguns muito curiosos e de temática inusitada. Um dos mais procurados é o Museu de Cera Dreamland, com mais de 100 esculturas de personalidades da política, ciência e cultura. No subsolo, os visitantes se deparam com o Harley Motor Show, único empreendimento temático da América do Sul a homenagear a lendária Harley-Davidson, com motocicletas raras da marca e um bar temático. 

Gramado não faz parte oficialmente do Vale dos Vinhedos, mas é de lá que parte a tradicional Maria Fumaça, também conhecida como Trem do Vinho. O passeio dura uma hora e meia e passa pelas estações de trem das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Os costumes e tradições dos imigrantes italianos são retratados no passeio, além de degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva. Outro passeio envolvendo os vinhos são as visitações pelas vinícolas aos arredores de Gramado, como a Ravanello, a Stopassola e a Casa Saganfredo, com tour pelas parreiras e experimentação de produtos. 

Dois museus com temáticas do mundo automobilístico são o Salão Super Carros e o Hollywood Dreams Cars. O primeiro é um espaço voltado para quem gosta de carro, com supermáquinas de 40 marcas de carros especiais, luxuosos e esportivos. Já o segundo é focado em veículos produzidos entre as décadas de 1920 e 1960, em especial os clássicos famosos Cadillac, Lincoln, e Rolls Royce. 

Para os fãs da idade média, o Museu Medieval Castelo Saint George é um passeio imperdível. Entrar no local é uma verdadeira viagem aos castelos da era dos cavalheiros, reis e princesas. O museu é repleto de armaduras, espadas e afins.

Mini Mundo, parque em miniatura com mais de 200 obras e 2500 “habitantes”

No campo dos parques temáticos, Gramado também mostra extensa variedade. É na cidade gaúcha que está o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas (funciona desde 2013). O lugar abrange uma área coberta de gelo com oito mil metros quadrados, simulando uma estação de esqui, inclusive com temperatura abaixo de zero em alguns ambientes. Próximos, há o Acquamotion, primeiro parque aquático indoor com águas termais da América do Sul, que foi inaugurado em junho deste ano, e o rinque de patinação Na Pista – Music N’ Roll. 

Outra atração curiosa é o Mini Mundo, parque em miniatura com mais de 200 obras e 2500 “habitantes”, retratando, em tamanho reduzido, monumentos do Brasil e exterior. Também são imperdíveis o Gramadozoo, com apenas animais representantes da fauna brasileira, e o Parque Gaúcho, onde monitores em trajes típicos explicam as tradições do estado e mostram objetos relacionados à cultura gaúcha, simulando uma vila do século XVIII. Passeios mais tranquilos, como passar uma tarde ao ar livre no Le Jardin Parque de Lavanda ou andar pela feirinha da Praça das Etnias também devem estar no roteiro dos visitantes. 

a Rua Coberta de gramado é ótima para quem deseja fazer compras

E não podem faltar momentos para conhecer a gastronomia local. Restaurantes, bistrôs e bares se destacam pela culinária de alta qualidade, influenciada principalmente pelas cozinhas italiana, alemã e portuguesa, principais colonizadores da região, além de estabelecimentos especializados nas culinárias francesa e suíça. Mas o maior destaque gastronômico da cidade é o chocolate. São dezenas de fábricas e lojas com os mais saborosos e curiosos chocolates artesanais, que também são uma ótima opção de presente. 

Posts Relacionados