João Rock promete edição histórica em 2023
Tradicional festival de Ribeirão Preto, o João Rock faz edição comemorativa em 2023 para celebrar seus 20 anos de história
Era 18 de junho de 2002 quando um festival dedicado à cena brasileira de rock nascia em Ribeirão Preto: o João Rock. O primeiro capítulo dessa longa história aconteceu no Estádio Palma Travassos, e a edição, que recebeu 18 mil pessoas, foi memorável. Em sua estreia, o evento encantou o público com mais de oito horas seguidas de música e uma programação que incluía bandas como Cidade Negra, CPM 22 e IRA!.
Com o passar do tempo, o João Rock expandiu seus horizontes para considerar a pluralidade da música brasileira e dar atenção aos muitos artistas espalhados pelo Brasil, mas sempre valorizando o rock nacional. Em 2023, o evento completa 20 anos de história, mantendo-se fiel à cena artística do país e sendo referência como um dos maiores festivais nacionais.
Edição comemorativa do João Rock
No dia 3 de junho, o João Rock celebra, mais uma vez, a grandiosidade da música brasileira. A 20ª edição promete muitas novidades, como a estreia do Palco Aquarela e a ampliação da estrutura. Neste ano, o evento acontece novamente no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, e estima receber 75 mil pessoas.
Para a edição comemorativa, serão mais de 30 grandes atrações, distribuídas em quatro palcos, incluindo CPM 22 e IRA!, nomes que estiveram na estreia do festival. Ainda, em 2023, o evento promete mais de 14 horas de música, sem intervalos.
Divisão dos palcos no João Rock 2023
Na 20ª edição, os quatro palcos são: Palco João Rock, Palco Brasil, Palco Fortalecendo a Cena e o Palco Aquarela, que é uma novidade no evento. Com shows em formato “non stop”, ou seja, entra um artista na sequência do outro, sem intervalos, o Palco João Rock terá apresentações de L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp.
O Palco Brasil fará uma homenagem a nomes emblemáticos da música brasileira em uma edição especial intitulada “Lendas Vol.1”. Nele, se apresentam Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil. Já o Palco Fortalecendo a Cena traz holofotes para artistas nacionais que estão ganhando destaque em diferentes gêneros e recebe artistas como Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.
Projetado para representar a diversidade da música nacional, o Palco Aquarela estreia com line-up formado por Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina canta Cássia Eller.
Sobre a novidade de estrutura, Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock, conta: “[Para simbolizar] a diversidade da cena nacional, os grandes nomes e novos tons que surgem, o Palco Aquarela veio para ficar e a partir deste ano se torna mais um espaço de grandes shows dentro do festival”.
João Rock sempre de olho em novos nomes
Com a proposta de incentivar a produção autoral de grupos e artistas independentes, o João Rock abre, anualmente, o “Concurso de Bandas”, que leva uma banda para tocar no Palco João Rock. Em um primeiro momento, os artistas inscritos passam por uma votação popular e, em sequência, por um júri.
O ganhador abre o principal palco do evento no dia 3 de junho. Segundo o regulamento do concurso, os participantes devem ser todos maiores de 18 anos e se inscreverem com músicas autorais em português. Artistas de diversos gêneros podem participar, desde que correspondam com a identidade artística do João Rock. Assim, grupos voltados a estilos como pop rock, rock, grunge, blues, entre outros, estão aptos a concorrer.
João Rock em constante evolução
O festival, que se tornou um canal de experiências com o público jovem por meio da música, cultura, esporte e arte, é um espaço de diferentes manifestações artísticas, e conta com muitos shows, esportes radicais e ações interativas com a audiência. E toda essa programação acontece em um único dia.
Para realizar as atividades de maneira ainda mais memorável em 2023, a organização ampliou a estrutura do festival em cerca de 20 mil metros quadrados e propõe um novo layout
para o evento, que deve se repetir nos próximos anos.
“Estamos preparando uma edição que ficará marcada na história do João Rock. Dentro e fora dos palcos
seguiremos com o conceito do festival em promover o encontro das gerações que buscam viver um mundo de música, paz e diversão”, ressalta Luit Marques, organizador do evento.
“Planejamos nossa campanha com o mote de que nesta edição serão 20 anos em um, mas também o primeiro ano dos próximos 20”, conta Paulo Neto, head de marketing do festival.
Sobre os ingressos
A edição de 2023 do João Rock não deixou a desejar e os ingressos estão esgotados! Anualmente, o evento costuma esgotar todas as entradas. Por isso, fique sempre atento no site oficial do festival.
Está indo para o João Rock?
Se você vai ao festival e precisa ir a Ribeirão Preto, conte com a Levare Transportes e se surpreenda com os serviços a bordo! Acesse nosso site e confira todas as cidades que estão ligadas à cidade que é sede do João Rock.