Guarda-roupa renovado: tendências de inverno 2023
Com a chegada da temporada mais fria, marcas disponibilizam novas coleções que atendem às tendências de inverno 2023
Estações mudam, e as tendências de moda se renovam. E, para a temporada de outono e inverno de 2023, as passarelas foram invadidas por diferentes cores, tecidos e estilos que prometem deixar o guarda-roupa ainda mais estiloso e versátil.
Pensando nisso, grandes marcas, incluindo as brasileiras, apresentam novas coleções para o período mais frio do ano e se destacam por linhas criativas e cheias de singularidades.
Quais tendências estarão em alta?
Nos meses com temperaturas mais baixas, os tons neutros sempre terão um espaço garantido, com destaque para o preto, o branco, o cinza e o marrom. No entanto, em 2023, há uma entrada maior de cores vibrantes, incluindo o azul klein e o vermelho cereja, além do queridinho do momento das fashionistas: o rosa fúcsia. As opções coloridas aparecem em composições monocromáticas, em combinações multicores ou até mesmo em acessórios para looks mais sóbrios.
Calça cargo, saia midi e mais
Famosas ao longo de todo o ano de 2022, as calças cargo amplas e repletas de bolsos seguem consolidando seu protagonismo no street style e são uma super tendência. As cores vibrantes prometem trazer mais estilo e atitude às peças, mas as opções clássicas em preto e cáqui continuam em cena.
Embora as mini e micro saias ainda sigam em alta, as saias midi também vão ganhar espaço para complementar o visual na temporada mais fria do ano. Outro destaque para as estações são as modelagens largas, com o estilo oversized aparecendo em calças, casacos, jaquetas e blazers.
Roupas que contrastam nas combinações – tops croppeds e tecidos transparentes – continuam boas escolhas e proporcionam looks divertidos e poderosos. Além disso, combinar peças menores e maiores será uma das possibilidades mais interessantes para a montagem de um visual marcante dentro das diferentes tendências das estações.
Outras tendências de inverno 2023
Mantendo o título de principal destaque por mais uma temporada, a alfaiataria continua em alta, especialmente com os blazers. Mas, desta vez, aparece com novas estampas, texturas, materiais e acabamentos. Segundo Andrea Iha, head de estilo da Marisa, blazers, coletes, casacos e calças “voltaram com tudo”.
A profissional destaca algumas tendências de outono e inverno: “Para os dias mais frios, a aposta está em muitas retilíneas diferenciadas, sejam cardigans mais leves e versáteis para o dia a dia ou suéteres mais pesados e elaborados para looks mais especiais. Matérias-primas como o PU [poliuretano, semelhante ao couro], o suede e o tweed [são ótimas para] os looks mais quentinhos para a temporada”.
Segundo Iha, a Marisa já renovou sua coleção: “Como tendência, acreditamos na volta de looks mais românticos e femininos. O estilo boho chic também é uma das nossas apostas para um outono/inverno charmoso e cheio de estilo. Estampas florais seguem presentes em nossas coleções, enquanto as estampas de animal print também ganham mais força nos looks e estarão disponíveis durante todo o semestre em nossas lojas”.
E as estampas?
Entre as estampas das estações, o xadrez, o animal print, os florais, as listras e as ilustrações contemporâneas roubam os holofotes. De olho nessas tendências, a Marisa experimenta coleções com “estampas românticas (florais liberty, paileys)”, xadrez, e designs “étnicos”.tudo isso combinado a “uma cartela de cores ainda mais vibrante, com tons de verdes e corais”, proporcionando um toque de inverno a partir de “cores neutras mais terrosas, como o camelo e o marrom”.
De olho nas coleções
Linnen
Para atender à paleta de cores da temporada, o primeiro lançamento de inverno da Linnen traz tons vibrantes e neutros, incluindo laranja queimado, vinho, azul, verde e branco cru. Toda a coleção apresenta estampas originais, que homenageiam Gaia, Deusa da Terra. Com uma proposta mais urbana, a marca aposta em um shape reto e comprimento midi, explorando uma alfaiataria despojada, que remete às peças casuais e técnicas de bordado, como o pesponto.
Diesel
Já a Diesel optou pelo tradicional jeans, do oversized às malhas, com opções de saias e vestidos neste tecido. Da coleção para a temporada, também se destacam os tops de jeans, os couros envelhecidos e os ternos com saia risca de giz. Atendendo a quase todas as tendências, a Philipp Plein traz minissaias jeans sob medida, bomber animalier, jaquetas em estampa de oncinha, estampas florais em tons de roxo, além de macacões com franjas, jaquetas de couro e vestidos longos de tweed lamê.
SOUQ!
Inspirada em viagens, a SOUQ! lançou a coleção “Ciao Bella!”, que apresenta a leveza e sofisticação do linho em peças animal print ou modelagens de camisas e blusas quadradas (shape box). O estilo gypsy chic também ganha destaque e sobressai nas estampas étnicas desenvolvidas para os kaftans. Pensando na paleta de cores das estações, a marca aposta no verde lima, no laranja e no cacau, complementados por tons de palha, off white, preto e azul marinho.
IDA
Para a nova temporada, a IDA renova a versatilidade e o conforto, e ainda, inicia o projeto “Curvas” na primeira coleção de inverno, “Estelar”. Com roupas de cores vibrantes e cósmicas, como o off-white, o terracota e o roxo beterraba, o lançamento prioriza peças mais sustentáveis, que sejam de alta qualidade e atendam a diferentes corpos. A nova coleção vai até o tamanho 54.
Animale
Com uma coleção plural e interessada em suprir as necessidades da rotina, a Animale lançou o especial de inverno “Supernatural”, com a combinação de texturas, tecidos, cores e propósitos para garantir conforto e muitas possibilidades. As estampas de animal print e contemporâneas, somadas aos tons vibrantes da estação e às matérias-primas (brilho, metal liso e lamês), transformam as peças em opções luxuosas e elegantes.
Handred
Já focando nas estações mais frias, a Handred lança a coleção “Camaleão”, que oferece uma combinação de peças flexíveis e versáteis. Feita em aquarela, a estampa homônima é a protagonista e sugere a sensação de uma pele escamada colorida com tons pastéis, que conversam com os tecidos lisos do restante da coleção.
Marisa
A Marisa atendeu grande parte das tendências de outono/inverno e tem opções para os mais variados gostos. “Para a mulher que gosta de peças mais clássicas e menos modais, apostamos em modelagens retas utilitárias em tons neutros e naturais, alfaiataria e estampas de animal print para quem optar por looks mais atemporais, que estão sempre elegantes e na moda”, conta Andrea Iha, head de estilo da marca.
Ela acrescenta: “Desde o lançamento da coleção, já estamos oferecendo novas opções de terceiras peças para compor os looks, [como] casacos e jaquetas – de couro, de suede e de pelo -, além de cardigans e suéteres que vão esquentar as produções”.
Para a coleção de lingerie pensada para a estação, Iha explica: “A aposta são estampas florais coordenadas com uma cartela de cores em tons de vinho e rosa, além de peças em malha canelada com rendas contrastantes, que reforçam a feminilidade e o romantismo da coleção. O animal print também ganha destaque e compõe conjuntos de pijamas e short doll”, finaliza.
E os acessórios?
Há uma série de acessórios que vão ser boas opções para a temporada, como boinas, lenços, anéis e pulseiras. As joias e pedras são escolhas frequentes para as peças, visto que sofisticação e exclusividade são as características visuais que mais devem aparecer no outono e inverno.
Para as estações, a Hector Albertazzi apresenta o drop Enchant (“Encantos”, em francês), que traz um mix de elementos inspirados na boa sorte, com pingentes de chaves, cadeados e trevos. Entre os materiais, a cor vermelha chega junto ao banho ouro vintage; e a cor azul, ao banho prata. Muito luxuosa, a coleção é sinônimo de elegância e sofisticação.
Os sapatos da temporada!
Os mocassins, os solados tratorados, os tênis de corrida, as botas estilo cowboy (“western boots”) e as botas “over the knee” (“acima do joelho”) estão entre os principais destaques de calçados para o outono e inverno 2023. A Anacapri, por exemplo, aposta em uma cartela de cores que abrange tons neutros e vibrantes nos modelos de mocassins, tênis e botas. As opções vão do solado tratorado às formas delicadas e aos diferentes acabamentos de bico.