Dose de música: conheça casas de shows em SP

 Dose de música: conheça casas de shows em SP

Em meio à imensidão da capital paulista, é possível encontrar casas de shows que recebem grandes artistas (inter)nacionais e são palcos de apresentações surpreendentes

Escondidas pelas ruas, expostas em museus, celebradas em palcos: as mais variadas manifestações de arte são um grandioso e fantástico símbolo de São Paulo – que são intrínsecas à história da cidade. Marcada por uma efervescência cultural e por uma enorme diversidade, a capital paulista tem uma forte veia artística, sendo um imenso polo de arte, cultura e entretenimento.

Em meio a essa multiplicidade da cultura paulistana, encontram-se as casas de shows: das mais tradicionais às mais modernas. Esses estabelecimentos são, majoritariamente, voltados às apresentações musicais, e a variedade de opções em São Paulo contempla os diversos gêneros da música. Desse modo, o público consegue experimentar diferentes shows e vivências nos tantos cantos da cidade.

As casas de show são sinônimo de muita música, entretenimento e lazer para o público, além de serem um enorme incentivo para artistas, sejam os consolidados na cena musical ou aqueles que estão começando suas carreiras. Pensando nisso, a Levare fez um guia com algumas das principais casas de show da capital paulista. Confira:

Para não ‘arredar’ o pé

Os fãs de um bom e clássico forró não podem ficar sem conhecer o Canto da Ema (@cantodaema), casa de forró que teve Jackson do Pandeiro como seu principal intérprete e que fica localizada em Pinheiros. Com uma agenda carregada de músicos e grupos dedicados ao estilo – dos mais recentes aos mais consagrados na cena -, a casa proporciona incríveis experiências musicais ao público.

Além da programação de shows ao vivo com trios e bandas que passeiam pelo novo e pelo clássico, os intervalos das bandas são recheados do tradicional forró em setlists impecáveis, com canções de Luiz Gonzaga, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Elba Ramalho, entre outros.

Durante toda a noite, o público pode desfrutar do bar e da cozinha em um ambiente aconchegante, que abre de quarta a domingo e em todas as vésperas de feriado. Para além da música, o espaço é perfeito para praticar passinhos de dança, e, inclusive, há aulas de forró às quintas e sextas e aos sábados e domingos, antes da abertura do local.

Canto da Ema

Celebrando música brasileira

Referência quando o assunto é apresentação de música, a Casa Natura Musical (@casanaturamusical), incentivada e patrocinada pela Natura, é um espaço moderno e com uma programação que inclui shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação. Além de um palco para apresentações, o local é “um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo e sustentável”, como a própria Casa Natura se define.

Localizado em Pinheiros, o lugar é completo para uma experiência inesquecível e conta com cozinha e bar. Para acompanhar os mais variados eventos e atender os diferentes gostos, o cardápio apresenta porções, caldinhos, sanduíches e, é claro, opções de drinks e bebidas.

Casa Natura Musical/ Foto: Renato Meneghim

Clássico nunca morre

Com mais de 39 anos de história, o Café Piu Piu (@cafepiupiu) é uma casa de show que é referência na noite paulistana. A programação do espaço apresenta shows ao vivo que contemplam as variadas vertentes do rock and roll – com destaque para os clássicos, mas sem deixar o contemporâneo de fora.

No cardápio, opções de drinks não faltam e agradam aos diversos paladares. E, para acompanhar a bebida, há várias comidinhas para dar mais sabor à noite de música. A casa abre de terça a domingo, e o calendário de shows pode ser acessado no site oficial do Café Piu Piu.

Músicos de qualidade

Tradicional casa de shows de São Paulo, o JazznosFundos (@jazznosfundos) nasceu como um espaço para apreciação e divulgação do melhor da música instrumental. O espaço busca incentivar a relação do público não apenas com o jazz, mas com músicos (inter)nacionais que são referências na cena.

No momento, o JazznosFundos está fazendo suas apresentações na casa parceira, a JazzB Club (@jazzbclub), e todas as informações estão disponíveis no Instagram de ambos os espaços.

Palco dedicado à música autoral

Após oito anos de portas fechadas, o Studio SP (@studiospaugusta) volta a agitar a região da Augusta. Com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas de arte presentes na cidade, o projeto do empresário Alê Youssef foi recuperado a partir de uma parceria com a cerveja Heineken, que permitiu a reabertura da casa. Disponível no site oficial, a programação da casa de shows também foi retomada com tudo, e diversos nomes da música sobem ao palco do espaço.

De cinema a casa de shows

Localizado no bairro da Liberdade, o Cine Joia (@cine_joia) foi inaugurado em 1952 para ser um cinema que exibiria filmes japoneses de vanguarda da época, mas passou por idas e vindas desde o final da década de 1980. Em 2011, o empresário Facundo Guerra escolheu seu novo empreendimento por memória afetiva e transformou o local em uma belíssima casa de show de SP.

Artistas (nacionais e estrangeiros) já se apresentaram no local, e a programação do Cine Joia é bastante agitada e pode ser conferida completa através do site oficial do espaço.

Cine Joia/ Foto: margherito

Selo e casa de show

O selo musical paulistano Rockambole passou a ocupar o ambiente que abrigou o Centro Cultural Rio Verde, em Pinheiros. Lá, agora chamado ‘Casa Rockambole’ (@casarockambole), funciona como casa de show, bar, loja, estúdio e selo. Diversos shows agitam o excelente espaço de música ao vivo, e é possível acompanhar a programação pelo Instagram do local.

Outras casas de shows em São Paulo

Além das casas listadas acima, há shows em espaços como a Audio, o Espaço Unimed, entre outros; isso sem contar, é claro, os mais variados bares com música ao vivo.

Posts Relacionados

2 Comments

  • […] Com atividades programadas de 15 a 18 de junho, o Women’s Music Event 2023 acontece o longo de quatro dias em quatro diferentes lugares de São Paulo: Biblioteca Mário de Andrade, House Of Coisas, Praça Dom José Gaspar e Casa Natura Musical. […]

  • […] Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical, localizada em São Paulo, já foi destaque da matéria de casas de shows da revista de bordo da Levare. […]

Comments are closed.