Doçura de Natal

 Doçura de Natal

Repletas de nutrientes, as frutas típicas do período trazem leveza e beleza à ceia, além de originar sobremesas deliciosas

Em dezembro, além do surgimento de alimentos como peru, chester e panetone nas prateleiras dos mercados, algumas frutas em específico começam a ganhar protagonismo. Estamos falando do pêssego, damasco, figo, uva (incluindo a uva-passa), ameixa, cereja, lichia, romã etc.

Um dos maiores símbolos gastronômicos natalinos, o panetone está aí para provar a unanimidade destas frutas no período, visto que, em sua versão tradicional, elas fazem a vez em forma cristalizada. A famosa iguaria de Natal leva frutas como uvas-passas e damasco, além de casca de limão e de laranja, entre outros.

o figo contribui para a redução da pressão arterial, auxilia na pressão cardíaca por conter os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6

As frutas trazem leveza às refeições, que nas festividades de fim de ano costumam ser mais pesadas, além de carregarem um combo de nutrientes. Segundo a healthy chef Dani Faria Lima, “as frutas têm fibras que ajudam na digestão e no trânsito intestinal, exercendo um papel importante no organismo quando vêm acompanhando refeições pesadas, como uma ceia”, por isso, ao lado das castanhas e amêndoas, deveriam estar o ano todo na alimentação das pessoas.

Incrementando sobremesas

As frutas são ricas em frutose – um tipo de açúcar naturalmente presente nestes alimentos –, responsável pelo seu sabor adocicado e muito mais saudável que o açúcar industrializado, podendo ser inseridas em um plano alimentar nutritivo e equilibrado, sendo assim uma boa pedida para substituir as sobremesas convencionais.

Para quem gosta de variar no cardápio, além das frutas in-natura, elas podem ser encontradas em suas versões seca (ou desidratada) e em calda, que, apesar de terem seus sabores acentuados – e no caso das frutas secas, seus açúcares naturais concentrados –, não perdem suas qualidades nutricionais.

o damasco ajuda a combater os radicais livres, e é fonte de vitaminas A e c

Estas frutas podem, ainda, render inúmeras outras receitas de sobremesas para incrementar sua ceia, seja em bolos, pavês, tortas e muito mais.

No cardápio especial de Natal da Boutique dos Doces, a confeiteira e empresária Mariana Pizzi conta que a taça de nozes com damasco é um verdadeiro sucesso de vendas. Feita com pão de ló de baunilha, creme de nozes, creme pâtisserie e pedaços de damasco, ela acredita que esta preferência é pelo fato de que, além de ser uma sobremesa mais leve e com gostinho de Natal, “foge bastante das sobremesas tradicionais que os clientes pedem quase toda semana, como doces com nutella e morangos, que são os queridinhos em toda época do ano”. Ela complementa que o damasco é uma fruta cítrica que casa bem com chocolate ao leite. “Ela pode ser trabalhada com cremes e também com chocolates, dando resultados bem atrativos com os clientes.”

Para quem não abre mão de apostar em sobremesas mais elaboradas, mas quer seguir por um caminho mais saudável, a chef Dani Faria Lima mostra que é possível, com a aposta em ingredientes chaves, como farinhas integrais e whey, e com a substituição de açúcar refinado pelo doce próprio da fruta ou adição de adoçantes naturais. Sua receita de bolo natalino leva como base um mix de farinhas integrais, que segundo a própria, são mais nutritivas que as refinadas. “A cobertura abre mão de itens industrializados como leite condensado e creme de leite. A cremosidade é garantida com as castanhas hidratadas e o whey, e fica sem igual! Não deve nada para as receitas tradicionais.”

Bolo natalino com frutas
Confira os benefícios e propriedades de algumas das principais frutas do período.

Damasco: fruta rica em antioxidantes como betacaroteno e vitamina C, o damasco ajuda a combater os radicais livres, é fonte de vitamina A, que atua na saúde ocular, de ferro e cobre, que ajudam a combater anemia, além de possuir fibras e propriedades importantes para a saúde do coração, para a saúde óssea, e, ainda, propriedades que estimulam o sistema imunológico. 

Pêssego: composto por fibras, que regulam a digestão, o pêssego pode ser um aliado para quem comete exageros na ceia, visto que é altamente diurético, ajudando a eliminar algumas toxinas do corpo e a melhorar o desempenho do fígado. É fonte de potássio, mineral fundamental para o funcionamento de todas as células e tecidos, e que ajuda a regular a pressão arterial e a combater a fadiga muscular, além de fornecer fósforo e cálcio (manutenção dos ossos e dentes), e vitamina C (poderoso antioxidante que combate os radicais livres, envelhecimento e inflamações).

Ameixa: presença certa no final de ano, seja nas refeições ou mesmo para decorar a mesa por conta de sua bela coloração, a ameixa é rica em fibras alimentares, sendo extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, além de ser fonte de vitaminas C, A e K. Apresenta minerais importantes como cálcio, fundamental para a estrutura óssea, e o magnésio, importante para regular o metabolismo, além de uma boa dose de vitamina C – um poderoso antioxidante –, B1, que auxilia no sistema nervoso, e potássio, que combate a fadiga muscular.

Figo: com alto teor de potássio e baixo de sódio, o figo contribui para a redução da pressão arterial, auxilia na pressão cardíaca por conter os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, além de possuir fatores antioxidantes pela presença da vitamina C e do complexo B. Outros minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio também podem ser encontrados na fruta.

Posts Relacionados