Cidade Histórica de Tiradentes

 Cidade Histórica de Tiradentes

Rua na cidade de Tiradentes (MG)

Para quem adora artesanato e história, Tiradentes, situada a apenas 190 km de Belo Horizonte, é a cidade perfeita para visitar.

Os turistas que por ali passam podem explorar a cidade pelo Largo das Forras, ponto de encontro das ruas principais, onde os escravos recebiam a alforria na época em que a sociedade era escravagista.

Podem, também, visitar o belo Centro Histórico de Tirandentes, que reúne diversas igrejas, capelas históricas e casas que seguem o estilo colonial da cidade.

Um dos pontos turísticos obrigatórios é a Igreja Matriz de Santo Antônio, considerada uma das mais ricas no Brasil. Construída entre 1710 e o início do século XIX, este monumento possui uma fachada em rococó feita por Aleijadinho, além de contar com uma parte interna adornada por 482 kg de folhas de ouro e várias obras de arte sacra com valor inestimável.

A Casa da Cultura pertenceu à Confraria da Santíssima Trindade.  Foi inaugurada em dezembro de 1974 e possui documentos referentes ao período colonial. O local tem 14 cômodos decorados com pinturas no forro, especialmente frutas brasileiras e  uma cena campestre. Ela fica na Rua Padre Toledo, no centro e funciona de quarta a segunda-feira, das 9 às 17 horas.

O Poço da Matriz ou Poço dos Escravos foi construído para fornecer água para a população do lugar antes da construção do chafariz. O acesso até ele é calçado cercado de uma vegetação maravilhosa.

E, para quem deseja se sentir um verdadeiro cidadão do período colonial, passeios de charrete e jardineira estão disponíveis, assim como o passeio de Maria Fumaça de Tiradentes até o município de São João del Rey.

Quer visitar outros destinos com a Levare?   Saiba mais sobre as passagens aqui.

Posts Relacionados