Bucólica e divertida: assim é Jericoacoara, o paraíso cearense
Jeri fica à beira da praia, é banhada por um mar de águas mornas e tem uma brisa constante para ajudar a amenizar o calor
Uma vila onde o tempo parece passar mais devagar. Tudo para poder vivenciar com calma o que a natureza oferece. E olha que ela caprichou! O lugar tem um ritmo de vida para aqueles que não se preocupam muito com o relógio. Assim é Jeri, como é carinhosamente chamada por moradores e turistas a vila de Jericoacoara. O local faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara e fica a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará.
A vila está localizada em uma península, o que possibilita ao visitante acompanhar o nascer do sol a leste e o pôr do sol a oeste, com vista para o mar. Um privilégio para quem visita o local. Além das praias exuberantes, Jeri ainda tem dunas, rio e uma diversidade cultural que mistura cultura brasileira e estrangeira. Não é raro ouvir outros idiomas pelas ruas. O trânsito de veículos é regulamentado, o que faz com que poucos carros circulem pelo local, mantendo ainda mais o ar de tranquilidade e sossego.
Com alma e coração
Por onde se olha, a natureza exuberante chama a atenção. Com restingas, praias, dunas, manguezais e serrotes, Jericoacoara atrai mais de 1 milhão de turistas por ano. Cada um deles, do seu jeito e no seu ritmo, vive a vibe do lugar com alma e coração. A praia que leva o mesmo nome da vila (Jericoacoara) é a principal do lugar e a que tem o acesso mais fácil. Os praticantes de windsurf (os que vão treinar ou aqueles que ainda estão aprendendo) fazem dela o seu “quintal”. O mar é tranquilo e a paisagem muda com o sobe e desce das marés. Hotéis, restaurantes e bares estão ali, ao “alcance” do turista, o que facilita para tomar uma cerveja, drink, suco ou o que mais lhe agradar.
Já para quem gosta de tranquilidade, de ouvir o barulho das ondas e desfrutar de uma brisa que abraça e envolve, a praia da Malhada é a indicada. Longe dos vendedores ambulantes, ela fica na direção leste da vila e é possível ir caminhando até lá. O espaço é compartilhado com alguns praticantes de kitesurf, mas nada que atrapalhe o seu sossego.
Outro passeio imperdível em Jericoacoara é a Duna do Pôr do Sol. É o tipo de lugar que você tem que conhecer. Fica bem pertinho da vila (uns 10 minutos de caminhada). O local fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Ao chegar ao topo dela para apreciar o fim de mais um dia, você poderá fazer belas fotos e aproveitar os diferentes tons no céu (do laranja ao vermelho), à medida que o astro-rei se despede.
E você é do tipo que curte conhecer pontos turísticos, fazer fotos e compartilhar nas redes sociais? Se sim, saiba que a Pedra Furada é esse tipo de lugar que você vê na internet e sonha em visitar. Cartão-postal não só de Jeri, mas do estado do Ceará, a atração rende belas fotos que eternizam um pouco da emoção que se sente ao chegar ao local. A ação dos ventos, do mar e do tempo fizeram com que a pedra, que fica à beira-mar, tivesse uma fenda. É possível chegar lá caminhando (quando a maré estiver baixa) passando pela praia da Malhada e do Pontal. Se a maré estiver alta, é preciso encarar uma trilha sobre o Morro do Serrote.
Por falar em Serrote, ele na verdade é formado por dois morros pequenos que ficam ao lado direito da vila e protege o vilarejo dos ventos e da areia das dunas. É um dos poucos lugares dentro do Parque Nacional onde há vegetação e se pode caminhar, tendo contato bem próximo com a natureza. Durante a caminhada, você será presenteado com uma vista privilegiada do parque, com seus campos de dunas, do mar e da Vila de Jeri. É nesta região, que se encontra o farol. Localizado a 98 metros acima do nível do mar, no ponto mais alto do Serrote, o lugar é um mirante natural. De lá é possível ter uma visão de 360° dos arredores.
Porém, não se engane com tanta tranquilidade. Em alguns casos ela ganha um pouco mais de ritmo e sabor. Se você gosta de música boa, comida e bebida, saiba que à noite a pequena vila se agita com baladas e festas que agradam a todos os públicos. Do rock ao forró, é possível deixar se embalar pelo som que mais gosta. Isso acompanhado de um bom drink na temperatura certa. Essa diversão é exaltada pela luz do luar, que em noites de lua cheia, encanta ainda mais quem mora ou está de passagem por Jeri e serve como testemunha da felicidade que ganha forma em sorrisos, risadas e abraços.
Do mar para a lagoa
Nem só de água salgada vive Jericoacoara. As lagoas, formadas por rios e córregos ou por água da chuva, também fazem sucesso entre as pessoas que visitam a região.
A Lagoa do Paraíso é formada pelo barramento dos córregos do Paraguai e do Mourão. Ela tem 57 quilômetros de perímetro. Sabe aquela imagem das pessoas deitadas em redes à beira da praia? É neste lugar que isso é possível. Com água morna e cristalina e areia clara, a Lagoa do Paraíso forma o cenário perfeito para relaxar e contemplar a natureza. Os bares e restaurantes ao redor da água garantem todo o conforto de quem só quer aproveitar o dia descansando.
Na mesma região, a Lagoa Azul também é um convite ao descanso. Além de aproveitar o sol, que brilha quase o ano todo, você ainda pode atravessar a lagoa de jangada à vela para chegar ao restaurante e degustar pratos preparados à base de peixe, que fazem sucesso. Tudo isso em mesas e redes que ficam dentro da água. E se você tem crianças, ainda há um pequeno parque aquático no lugar para aproveitar com os pequenos.
Do lado oeste de Jericoacoara, está a Lagoa da Tatajuba que também conta com restaurantes na água. Para quem curte emoção, um toboágua na duna leva você direto para a lagoa. É um local mais pacato, mas vale a pena a visita.
Jeri é um lugar para se reconectar com a natureza, reenergizar-se e viver momentos inesquecíveis. Se entregar à Jericoacoara é ter a certeza de viver momentos que ficarão gravados na memória por toda a vida.
Para se encantar
Mangue Seco
Que tal conhecer um berçário natural de cavalos-marinhos? Isso é possível ao fazer o passeio de canoa pelo mangue. As águas calmas propiciam um passeio tranquilo de contemplação. A vegetação característica da região é um local perfeito para caranguejos e marias-farinhas viverem. Na água, estão os cavalos-marinhos que estão ameaçados de extinção em todo o planeta. O passeio é feito com guias que conhecem bem o lugar e orientam sobre as espécies vistas no mangue e também a não tocar nos animais.
Buraco Azul
Quem vai à Jericoacoara também pode estender o passeio para municípios vizinhos como Caiçara, onde fica localizado o Buraco Azul. A atração, a 17 quilômetros de Jeri, é um buraco que foi cavado e encheu com água da chuva. O azul-turquesa da água é devido à quantidade de calcário que existe no lugar. Se você é dos mais corajosos, pode saltar de uma plataforma com aproximadamente 3 metros. Contudo, se não curte se aventurar em um buraco com água, pode admirar os mais corajosos e ainda fazer várias fotos. O azul da água se destaca e garante boas imagens. Não se preocupe quanto à alimentação. Na hora de comer, os restaurantes do lugar garantem o seu conforto.
Roda de Capoeira
Logo depois de contemplar o espetáculo do fim de mais um dia na Duna do Pôr do Sol, você pode aproveitar a roda de capoeira. Os sons dos berimbaus atraem moradores e turistas que com palmas acabam envolvidos pela música, dança, ritmo e gingado da cultura brasileira.
Árvore da Preguiça
A árvore que “se deita” na areia, devido à ação dos ventos, atrai turistas de todos os lugares que querem fazer fotos junto a essa curiosidade da natureza. Localizada entre a vila de Jeri e a praia do Preá, a árvore fica em uma região de dunas com areias brancas, o que faz com que ela se destaque na paisagem.
Dicas para “colocar na mala”
Ao visitar Jericoacoara, não se esqueça de colocar na mala roupas leves, já que faz calor o ano todo. Se você se incomodar com o vento, pode colocar alguma peça de manga longa.
Lembre-se do filtro solar adequado para sua pele. Reaplique-o sempre que necessário. Se preferir, use roupas com proteção solar durante os passeios de bugue e visitas a locais mais distantes da vila.
A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara cobra uma taxa de turismo. Ela tem o valor de R$41,50 é cobrada por visitante para uma estadia de até dez dias. Caso sua permanência exceda a quantidade de dias informados, você deve gerar nova taxa indicando o período excedente. Estão isentos do pagamento da taxa: portadores de deficiência mediante apresentação de laudo médico e documento oficial com foto; crianças de até 12 anos de idade mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento oficial com foto; idosos acima de 60 anos de idade mediante apresentação de documento oficial com foto, moradores e trabalhadores da vila.
Cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os lugares. A internet funciona bem na vila, mas fora dela é bom aproveitar a natureza e esquecer da tecnologia por algumas horas.
Ficou curioso em saber mais sobre viagens e destinos? Então acesse a revista de bordo da Levare.