“Amor por engano” tem personagens divertidos e romance cativante [RESENHA]
Livro leve e divertido, “Amor por engano” foca totalmente no romance dos protagonistas
Após o sucesso de “Melhor do que nos filmes”, da escritora Lynn Painter, a editora Intrínseca lançou, no Brasil, “Amor por engano”. O novo livro da autora, que foi uma indicação da revista de bordo da Levare na seção de “Literatura”, segue a fórmula de romance aconchegante e é uma obra perfeita para sair de uma ressaca literária.
“Amor por engano” não se aprofunda tanto nas individualidades dos personagens, mas aposta no desenvolvimento da relação amorosa entre Olivia Marshall e Colin Beck. O livro é do tipo “enemies-to-lovers” (“inimigos para amantes”, em tradução livre), e as intrigas entre os protagonistas garantem boas risadas.
Mais sobre Olivia e Colin
Olivia é uma personagem divertida, que gosta de viver intensamente. Ela é um pouco desajeitada e desastrada, mas é um charme da protagonista. Não à toa, a história do novo livro de Painter se inicia pouco depois do fatídico momento em que a protagonista colocou fogo no prédio onde morava em Chicago.
Além disso, Olivia havia acabado de ser demitida e de descobrir que estava sendo traída pelo então namorado, que encontrou a alma gêmea graças a ela. Em um projeto do trabalho, Olivia sugeriu que seu ex colaborasse com outra mulher da equipe, e ele se apaixonou por essa parceira.
Sem trabalho, sem casa e sem namorado, a protagonista pede para morar com o irmão, Jack, por um mês, na cidade onde ela morava antes, em Omaha. Ao chegar lá, ela se depara com o charmoso – e muito irritante – Colin Beck, melhor amigo de Jack desde a infância, e companheiro de apartamento de Jack.
Quando ela já está morando com o irmão e com Colin, ela recebe uma mensagem por engano de um número desconhecido e se vê envolvida com essa pessoa anônima. Mas, como um bom clichê romântico, quem estava por trás das mensagens era o próprio Colin.
E para deixar tudo ainda mais caótico, Colin e Olivia – antes mesmo de saberem as identidades por trás das mensagens – também se veem frente a uma química inegável. As consequências disso são uma bola de neve de questões a serem resolvidas entre eles.
Personagens interessantes
Olivia é uma personagem desajustada, porém, engraçada. A personalidade dela faz o leitor querer “falar umas verdades” para ela ao mesmo tempo que ele se apega e torce pela protagonista. Ela sabe como criar uma relação de amor-e-ódio com os leitores.
Mas uma situação chama a atenção na narrativa. Olivia é, de fato, uma ótima companhia, mas não tem grandes amigos – e isso causa certa estranheza, porque não há muita explicação para o caso. A única amizade de Olivia que o leitor acompanha é Sara, que ela reencontrou ao retornar para Omaha, mas que tem raras aparições.
E Sara acaba sendo a principal “confidente” da protagonista, além “do cara do número desconhecido”. No entanto, a relação entre as duas é bem recente, e parece faltar um melhor desenvolvimento da amizade entre elas – ou citações de outros amigos da personagem.
Colin é um rapaz muito sedutor e inteligente. Infelizmente, não há tanto aprofundamento sobre seu passado ou sobre outras camadas dele. O que o leitor mais consegue acompanhar são os detalhes da relação dele com a família. Afinal, o grande foco do livro é, sem dúvidas, o romance entre Olivia e Colin e não tanto as individualides de cada um.
Vale destacar que há capítulos narrados tanto por Olivia quanto por Colin, o que é ótimo para entender melhor sobre cada um e como eles estão lidando com os próprios sentimentos em relação ao outro.
Romance instigante é o destaque de “Amor por engano”
O melhor do livro é o romance entre os dois! A relação deles é cativante, e é o que está mais presente na obra literária, ganhando um bom desenvolvimento. Ainda, o público não tem que ficar torcendo por interações entre eles – elas estão sempre por ali. As cenas dos dois são divertidas e engraçadas, e os momentos de implicância de Colin e Olivia deixam o leitor com aquele gostinho de “quero mais”.
Felizmente, eles não demoram a começar a se envolver. Mas, como tudo na vida de Olivia, o caos acompanha o relacionamento deles desde o início. Isso porque, tem muita coisa que precisa ser esclarecida entre eles ao longo da história.
Livro excelente para ressaca literária
“Amor por engano” é o tipo de livro que é possível “devorar” em algumas horas. A leitura é leve e descomplicada, os personagens são interessantes e o romance é agradável de ler – mesmo com alguns clichês e cenas mais dramáticas em alguns (poucos) momentos.
Quem está buscando uma obra para curar a ressaca literária, este livro de Lynn Painter é uma escolha assertiva, que vai render boas risadas e que vai deixar o coração quentinho!