Além de saborosos, sucos naturais são muito nutritivos
Preparados diretamente da fruta, os sucos naturais são ricos em vitaminas, além de serem ideais para se refrescar nos dias quentes de verão
Deliciosos, saudáveis, nutritivos e refrescantes. Essas e muitas outras qualidades são atribuídas aos sucos naturais, que são perfeitos para combater as altas temperaturas do verão e matar a sede em dias de intenso calor, além de serem uma alternativa prática e favorável à saúde. Seja preparado em casa, em uma lanchonete ou em estabelecimentos especializados, todo suco, para ser reconhecido como natural, precisa ser preparado “na hora” e a partir do esmagamento da fruta fresca ou da retirada de sua polpa. Essa é a opção mais indicada para aqueles que querem beber um suquinho com os nutrientes mantidos ao máximo, o que garante benefícios para o corpo e a hidratação do organismo.
Mas ainda são muitas as dúvidas que habitam a cabeça daqueles que querem uma alimentação mais natural: é melhor consumir a fruta ou o suco? Há uma quantidade máxima recomendada a ser ingerida diariamente? E as outras opções (integral, de caixinha, etc.) são benéficas para a saúde?
Para deixar você mais tranquilo(a) na hora de fazer aquele suco de laranja para o café da manhã, conversamos com a nutricionista Renata Guirau, que ainda trouxe preciosas receitas para deixar o seu dia a dia mais saudável e gostoso.
Suco de nectarina com abacaxi e hortelã?
Ingredientes
• 1 nectarina picada
• 1 rodela de abacaxi
• 5 folhas de hortelã
• 300ml de água de coco
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar
Benefícios dos sucos naturais
Consumir as frutas em forma de bebidas naturais é uma boa alternativa para absorver as vitaminas e os minerais existentes nelas. A lista de benefícios é grande: ajuda a prevenir deficiências nutricionais, contribui para a imunidade e traz melhora ao perfil antioxidante da dieta, além de ajudar na hidratação, principalmente nesta época mais quente do ano.
“Frutas com maior concentração de vitaminas e antioxidantes, e que são diluídas em água, são as melhores opções, como morango, acerola, maracujá, limão e suco verde preparado com couve”, explica Guirau.
Esses benefícios, porém, não são adquiridos em qualquer tipo de bebida produzida com frutas. A especialista alerta que os tipos industrializados têm menor valor nutricional no que diz respeito às vitaminas, aos minerais e aos antioxidantes. Ela também aponta como um problema a adição de açúcar, adoçantes, conservantes e corantes nocivos para a nossa saúde.
“Mesmo os integrais, que são melhores opções quando comparados com bebidas tipo néctar de fruta, mais conhecidas como ‘suco de caixinha’, acabam tendo menor concentração de nutrientes e muitas vezes uma alta proporção de frutose”, avalia a nutricionista.
Ingredientes
• 200ml de água
• ½ xícara de chá de polpa de coco verde
• 1 xícara de chá de manga madura picada
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se preferir, acrescente gelo na hora de bater
Beba logo após o preparo
A especialista traz algumas dicas para que o preparo do suco não afete a qualidade do produto final. Segundo ela, quanto antes a bebida for consumida após o preparo, mais fácil será a absorção dos nutrientes. Além disso, a nutricionista explica que o ideal é que ele não seja coado, para não perder as fibras, e que se evite o uso de açúcar, mel ou adoçantes artificiais.
“Após ser preparado, já se inicia a redução da proporção de vitaminas, principalmente a vitamina C, que começa a ser reduzida. Mas isso não significa que ele perde todas as suas propriedades. O consumo em até 24 horas após o preparo é seguro e saudável, sendo mais adequado que a bebida fique armazenada sob refrigeração”, ressalta.
Uma questão que também causa alguns embates é a dúvida entre consumir a fruta ou beber o suco. O primeiro ganha de lavada nessa “briga saudável”, e Guirau explica que alguns dos motivos são o melhor aproveitamento dos nutrientes, o maior consumo de fibras e a modulação do paladar e da saciedade. É preciso, também, estar atento à quantidade ingerida diariamente, pois o excesso da bebida pode prejudicar a saúde.
“A fruta também reduz o risco do consumo excessivo de frutose. Por exemplo, um copo de suco de laranja tem de quatro a seis laranjas, e dificilmente alguém comeria essa quantidade toda de laranja de uma só vez”, diz a nutricionista.
Ingredientes
• ½ cenoura
• 1 folha de couve
• 2 galhinhos de salsinha
• 1 maçã
• 500ml de água
Modo de preparo
Bata no liquidificador e sirva gelado
Veja os diferentes tipos
Natural: obtido a partir da fruta fresca espremida (com ou sem água), é consumido imediatamente ou em poucas horas, sendo a opção mais saudável.
Integral: resultado da fruta concentrada naturalmente, tem menor concentração de nutrientes que o natural e, muitas vezes, uma alta proporção de frutose.
Polpa de fruta: obtida por esmagamento das partes comestíveis da fruta. O processo posterior de congelamento retira algumas propriedades nutricionais.
Néctar: acondicionado geralmente em caixinha, contém 40% de suco original da fruta, além de açúcar e corantes. É prático, mas pouco saudável.
Bebida concentrada: possui menos açúcar que o néctar, porém leva pouquíssima polpa, no máximo 10%, além de ser composto por aromatizantes e conservantes.
Refresco: este é o famoso suco em pó, que precisa ser diluído em água. É o mais artificial de todos e não é recomendado por ser rico em sódio e abusar do uso de corantes.
Frutas com maior concentração de vitaminas e antioxidantes, e que são diluídas em água, são as melhores opções, como morango, acerola, maracujá, limão e suco verde preparado com couve
Renata Guirau
nutricionista