Pilates: corpo e mente em sintonia

 Pilates: corpo e mente em sintonia

Conheça o Pilates, as variações e como a prática pode ajudar a ter uma vida mais equilibrada 

A nomenclatura “Pilates” surgiu a partir do sobrenome do criador dessa modalidade de atividade física: o educador físico Joseph Pilates. Ele nasceu em 1880, na Alemanha. Tudo começou, porque ele foi uma criança com um histórico de doenças causadas pela baixa imunidade, como asma e febre reumática. Foi por esse motivo que Joseph se dedicou a buscar alternativas que pudessem melhorar a sua saúde e, consequentemente, ajudar pessoas que tinham o mesmo problema. Então, em 1920, nasceu a prática chamada “pilates”.

O equilíbrio do corpo e da mente

Para quem busca emagrecimento, o pilates é uma boa alternativa, afirma a fisioterapeuta e instrutora de pilates Ariane Russo. “O tradicional é uma modalidade de exercício que trabalha o corpo todo, tonificando os músculos da barriga, pernas, braços e glúteos e aumentando o tônus e a força muscular, o que contribui para acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer. Além disso, melhora a disposição e faz com que se tenha mais energia e ânimo para realizar outras atividades físicas que ajudam a perder peso”. 

Ainda, a instrutora diz que praticar o pilates pode influenciar na perda de peso por diminuir o estresse. Por isso, pode combater a compulsão alimentar que acomete muitas pessoas que possuem uma vida mais agitada e têm dificuldades de regular a frequência. Assim, a prática pode qualidade de sua alimentação: “essa modalidade é uma ótima forma de reduzir o estresse e a ansiedade, que são muitas vezes fatores que levam à ingestão aumentada de calorias, contribuindo para o ganho de peso.

Dessa forma, o pilates pode ajudar a controlar a vontade de comer alimentos muito calóricos, favorecendo o emagrecimento.” No entanto, os benefícios da prática não se limitam ao emagrecimento.

Quais são os outros benefícios do pilates?

Atualmente, a sociedade, em geral, tem se dedicado a aderir uma vida mais saudável não apenas no campo físico, mas também no campo emocional. Para alcançar esse objetivo, as pessoas estão buscando modalidades de exercícios físicos que trabalhem o corpo e a mente.

“O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessário concentração e controle da respiração para que os movimentos sejam realizados da maneira correta e possam gerar vários benefícios”, afirma Russo. 

Além disso, o pilates é uma ótima opção para aqueles que levam uma vida sedentária, mas desejam iniciar alguma atividade física, já que os movimentos são de baixo impacto, tonificam os músculos, auxiliam na postura e melhoram a respiração – atributos necessários para desenvolver atividades físicas de alto impacto e que exigem maior condicionamento físico.

Para os atletas, fazer pilates é muito vantajoso, principalmente para os que já têm alguma lesão causada pela prática intensa de esportes, como o futebol, vôlei, basquete e outras modalidades que demandam mais esforço físico e causam mais impacto nas articulações e na estrutura óssea do corpo humano. A prática também é muito indicada para aqueles que precisam corrigir algum problema na coluna vertical ou alguma patologia óssea, com a osteoporose. 

Diferentes modalidades de Pilates

Existe uma variedade de modalidades de pilates, como o “Pilates Power”, conforme conta a instrutora Ariane: “Atualmente, no meu estúdio, as mulheres são fiéis ao Pilates Power. Esse método é uma versão bastante turbinada e ideal para quem quer resultados de definição e força muscular usando uma movimentação funcional com pesos, acessórios e, o melhor, sem causar lesões. Com o Pilates Power, é possível conseguir os mesmos benefícios encontrados no método tradicional, deixando os músculos mais fortes e resistentes. A prática também é ideal para quem gosta de exercícios que exigem muito fôlego e quase nenhum descanso”.

O grande diferencial dele é o fato de não haver muitos intervalos entre os exercícios. Assim, ao terminar um, o outro se inicia quase imediatamente, como uma sequência de exercícios que só acaba quando a aula chega ao fim.

A prática tem variações, então cada uma delas atende às diferentes necessidades de cada um. Inclusive, os tipos também são voltados às idades, visto que respeitam o ritmo e limite corporal de cada um.”Cada variação atinge um público específico. No meu estúdio, a procura inicia aos 7 anos e vai até os 80 anos. Atualmente, além de outras modalidades, eu aplico duas variações do pilates”, conta. Ela exemplifica:

Pilates Power: como eu disse, essa modalidade é ideal para quem não gosta das salas de musculação, mas sente a necessidade de se manter em forma e precisa melhorar a saúde, buscando uma modelagem do corpo.

Pilates Terapêutico: é uma variação para focar nas patologias, no alívio de dores em geral, dores geradas pela gestação e reabilitação corporal.

Posts Relacionados