Jundiaí: a terra da uva

 Jundiaí: a terra da uva

Parque na cidade de Jundiaí (SP)

A algumas estações de trem de distância do centro de São Paulo, Jundiaí tem se reinventado turisticamente nos últimos anos.

A cidade ganhou novo fôlego econômico com a criação de cinco rotas turísticas: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva & Vinho, e Terra Nova, e seus atrativos incluem tours por edifícios históricos, museus, belos parques, trilhas, banhos de cachoeira nos arredores da Área de Proteção da Serra do Japi e adegas, além de sítios e fazendas focados no turismo rural.

A produção de vinho chegou à cidade na bagagem dos imigrantes italianos que aqui se instalaram no final do século XIX. A produção artesanal, que inicialmente acontecia para o próprio consumo das famílias foi sendo ampliada e reconhecida em toda a região.

Atualmente, as adegas recebem visitantes de todo o país e do exterior para provarem os vinhos produzidos em terras jundiaienses.

De produção familiar, repassada ao longo de décadas, a Villa Brunholi oferece entretenimento para toda a família. O complexo turístico em um grande espaço verde conta com brinquedoteca, minifazenda, museu do vinho e uma fábrica de produção própria de vinhos.

Anualmente, a cidade conta com a Festa da Uva, evento tradicional desde 1934, com pisa de uvas. Todos são convidados a dançar nas tinas sobre a uva, representando as antigas tradições da produção de vinho. Além disso você ainda tem exposição e venda de produtos para variados gostos, além de cortejos e diversas apresentações culturais. 

Quer visitar outros destinos com a Levare?   Saiba mais sobre as passagens aqui.

Posts Relacionados