Sesc Rio Preto recebe a peça Porgy and Bess
Sesc Rio Preto recebe a peça Porgy and Bess, com direção artística e musical de André dos Santos
Nesta quinta, dia 30, às 21h, o teatro do Sesc Rio Preto recebe a peça Porgy and Bess, com direção artística e musical de André dos Santos.
A apresentação integra a Série Hora da Ópera, uma idealização de Fernando Portari e realização executiva de Rosane Barbosa, que convida o público a embarcar pelo mundo da ópera. Os ingressos estão disponíveis para venda no aplicativo Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/riopreto ou nas bilheterias das Unidades do Sesc SP. Os valores custam entre R$ 12,00 e R$ 40,00.
Sobre Porgy and Bess
Porgy and Bess é uma ópera folclórica concebida originalmente pelo compositor americano George Gershwin que estreou em Nova York em 1935, cujo elenco era composto unicamente de cantores negros com formação clássica – uma escolha artística ousada na época.
Por sua fusão de elementos sinfônicos europeus com o jazz americano, Porgy and Bess é uma ópera que sempre transitou entre o erudito e o popular. Em sua grande lista de apresentações, ela já foi montada como ópera, musical, teatro musicado e filme para televisão e cinema. Suas canções foram gravadas pelos grandes nomes da música popular americana, tais como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Louis Armstrong, Miles Davis, John Coltrane e Janis Joplin.
A história
A história se passa na favela de Catfish Row, nas imediações de Charleston, Carolina do Sul. Bess é uma prostituta cujo amante, o estivador Crown, homem desonesto e violento, comete um assassinato e foge, deixando Bess entregue à própria sorte. Sportin’ Life, traficante de drogas, a convida para ir a Nova York, mas ela o rejeita. Sem casa, Bess bate de porta em porta pedindo ajuda, mas é rejeitada por todos, menos por Porgy, mendigo e deficiente físico que a recebe e lhe dá abrigo. Os dois se apaixonam.
Um dia, indo a um piquenique na ilha Kittiwah com toda a comunidade de sua favela, Bess deixa para trás Porgy, que não conseguira embarcar. Crown, que se escondia na ilha, surpreende Bess. A moça tenta escapar, mas acaba rendendo-se e permanece na ilha. Após alguns dias, muito doente, Bess retorna a Catfish Row. Porgy a recebe e a abriga. Crown reaparece, salva os pescadores de uma tempestade e exige a volta de Bess. Porgy o mata. Preso como suspeito de assassinato, é liberado na semana seguinte. Volta a Catfish Row, mas, para sua tristeza, descobre que Bess fugira para Nova York com Sportin’ Life. Porgy parte em busca de Bess em sua carroça.