Romantasia envolvente, “Assistente do Vilão” entrega tudo o que promete [RESENHA]
Sucesso no TikTok, “Assistente do Vilão” chegou ao Brasil em janeiro pela Alt (Globo Livros) e é o primeiro livro de uma aguardada trilogia
“Assistente do Vilão”, que é o primeiro livro de uma trilogia, chegou ao Brasil em janeiro pela Alt (Editora do grupo Globo Livros), e realmente a obra é tudo o que promete ser. Após sua grande repercussão no TikTok, o título ganhou a atenção dos brasileiros – e, de fato, merece os holofotes que vêm recebendo.
Escrito por Hannah Nicole Maehrer, o livro mescla romance e fantasia – combinação que ganhou o apelido de “romantasia” no universo literário – e apresenta personagens complexos sem perder a formosura e a doçura do clichê. Esta é uma leitura excelente para quem gosta de livros românticos, divertidos, cheios de aventuras, e fáceis de ler.
O que você encontra em Assistente do Vilão
Ao longo do livro, o leitor conhece majoritariamente a história de Evangelina Sage, carinhosamente apelidada de Evie, e o Vilão, ou Trystan para os mais íntimos. Ambos moram em Rennedawn, um reino com muita magia e diferentes criaturas – até mesmo um sapo icônico que se comunica com as pessoas por meio de plaquinhas (sim, é isso mesmo que você leu!).
Logo no primeiro contato, o Vilão oferece um emprego a Evie como sua assistente. Como ela precisa sustentar sua casa, e cuidar do pai, que tem a Doença Mística, e da irmã mais nova, Lyssa, a personagem decide aceitar, apesar da fama de malvado dele em todo o reino. Mas o que Evie não esperava era que o Vilão é, além de muito charmoso, um chefe excelente.
Uma ameaça a Trystan, contudo, faz com que, junto dele, Evie entre em uma jornada perigosa para tentar salvar seu emprego e seu novo parceiro de trabalho. Em meio a essa aventura, o livro começa a revelar mais detalhes sobre a personalidade e a história pessoal dessa dupla improvável. Os protagonistas têm muitas camadas que vão se desenvolvendo gradualmente, com histórias e segredos acerca do passado deles.
Ainda, vale destacar quão divertido é o fato dos dois serem completamente opostos. Enquanto Evie é fofa, falante e muito emotiva, o Vilão é racional, misterioso e inabalável. E, assim, eles vão se complementando em todas as cenas em que são o foco.
Química surpreendente
É impressionante como a química entre Evie e o Vilão transborda as páginas do livro e consegue impactar o leitor. As interações entre os protagonistas são excelentes e deixam sempre aquele “gostinho de quero mais”; é difícil não ficar envolvido com o romance desenvolvido entre eles.
E uma das boas apostas da autora é trazer alguns dos capítulos narrados pela perspectiva do Vilão, o que aproxima bastante o leitor dos dois personagens. Isso também ajuda com que, gradualmente, o leitor vai desvendando um pouco mais de cada um.
Leitura viciante
“Assistente do Vilão” é daqueles livros que são tão envolventes que quando notamos, já acabamos de ler e queremos os novos acontecimentos daquela história o quanto antes.
Por meio de parágrafos e capítulos curtos e objetivos, a obra é descomplicada e de fácil leitura. Sua fluidez também se dá pelos diferenciais narrativos, como o universo irreal da fantasia combinado ao romance delicado.
Embora haja desenvolvimento contínuo dos protagonistas, o livro não apresenta longas descrições e dramas exacerbados. Ainda, de modo geral, os conflitos são resolvidos sem muita ‘enrolação’ – um ótimo ponto positivo da obra.
Além disso, muitas das cenas são divertidas e engraçadas, trazendo um respiro para os momentos de tensão. Há muitos elementos da comédia que são utilizados para somar à romantasia; como é o caso do sapo que conversa com as pessoas por meio de plaquinhas.