Restaurantes libaneses em São Paulo para provar a comida do Líbano
Em São Paulo, há diferentes restaurantes libaneses que convidam os visitantes a experimentarem o melhor da comida do Líbano
Com muitos aromas, especiarias e ingredientes frescos, a gastronomia libanesa sabe como surpreender e agradar a todos os paladares, inclusive aos mais exigentes. A culinária do Líbano conta com pratos típicos que, além de serem superoriginais e representativos culturalmente, conquistam admiradores ao redor do mundo.
Não é diferente no Brasil, onde muitos brasileiros se tornaram fãs de carteirinha da cozinha do Líbano! E para provar muitas das receitas originais libanesas não é preciso ir tão longe. Em São Paulo, por exemplo, há diferentes restaurantes que trazem muitos dos pratos típicos, como o baba ghanoush, o tabule, o shawarma e o falafel libanês.
E uma curiosidade interessante a destacar é que o Brasil tem hoje a considerada maior comunidade de libaneses e descendentes fora do país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, muitos restaurantes em território brasileiro apresentam receitas originais e tradicionais.
Para quem quiser se aventurar pelas delícias do Líbano, a revista de bordo da Levare lista alguns restaurantes em São Paulo imperdíveis para um roteiro gastronômico!
Shawarma especial
Localizado no Bom Retiro, o All Sanduba (@allsanduba) é uma casa especializada em Lanches Taouk. Lá, você encontra uma versão do shawarma mais que especial. Segundo Samir, um dos sócios do restaurante, “é um lanche um pouco mais elaborado que o shawarma”.
“É um sanduíche libanês pouco difundido fora do Líbano. Ele é parecido com o kebab turco, só que é muito mais saboroso, porque ele usa kafta, filé mignon [ou] frango. Os temperos são totalmente diferentes. Não temos nada que seja químico, todos os nossos temperos são naturais: indianos, árabes ou nacional. E a forma de ser temperado [também é diferente]. O frango, por exemplo, chega a ficar 48 horas marinando no tempero. A carne também tem um tempero especial. Quem tem o paladar um pouco mais sofisticado, consegue ver que tem uma canela [ou algum outro tempero], sem estragar o gosto da carne”, explica Samir.
Já o baba ghanoush, que também é um destaque do cardápio, é uma receita da família de Samir, que vem desde a avó dele. “É uma receita antiga. Todo mundo faz a berinjela no forno, nós fazemos ela no fogo. Então sempre tem aquele gosto defumado”, conta. Mais informações sobre o cardápio e o funcionamento do restaurante estão disponíveis no Instagram (@allsanduba).
Menu cheio de pratos típicos
Se você procura uma refeição libanesa completa, o Restaurante Libanês Beit Jede (@beit_jede) é a escolha certeira. A casa é comandada pelo chef Moussa Atwi e inclui muitas opções no cardápio, como: tabule, saladas típicas, coalhada seca, variedade de esfihas, vários tipos de arroz, quibe cru, kafta crua e assada, etc. Lá, é possível encontrar pratos para todos os gostos.
Vale lembrar que a casa serve no modelo “rodízio”, assim é possível experimentar as diversas opções disponíveis no restaurante. “‘Beit jede’ significa casa do avô. A casa onde todo mundo se sente bem, come bem e a comida é maravilhosa”, fala Moussa Atwi.
O chef conta: “Tenho quase oito anos aqui no Brasil. Vim ao Brasil, fiquei três anos e gostei muito. Não queria sair desse lugar, mas, ao mesmo tempo, eu estava com saudade do Líbano: da nossa comida, da nossa culinária, da nossa cultura. Então pensei em trazer um pedaço de Líbano para cá”.
O restaurante tem uma programação bem interessante. Para acompanhar todos os detalhes e saber mais sobre o funcionamento do Beit Jede, siga a página oficial no Instagram: @beit_jede
Opções para todos os paladares
Outra casa com muitos pratos típicos é o Falafull (@falafullbr), que está nos shoppings Center 3 e Pátio Higienópolis. Em setembro, foi inaugurada uma unidade no shopping Iguatemi. “Meu sócio Kevin e eu, sempre tivemos o mesmo sonho, de popularizar os tradicionais sanduíches libaneses no Brasil”, conta Gabriel N., do Falafull.
Segundo Gabriel, a ideia era fazer um restaurante “fast/casual, igual existe em cada canto do Líbano”. “Nossa culinária é baseada em receitas que voaram junto com nossas mães e avós do Líbano para o Brasil. A culinária libanesa é uma experiência deliciosa, em que se junta família e amigos em volta de uma mesa farta […] e celebra-se a vida e a amizade. Agora, nossa missão é trazer essa experiência para todos”.
No Falafull, é possível encontrar sanduíche tradicionais (shawarmas), falafel, charuto, kibe assado, homus, coalhada seca, baba ghanoush, kibe cru, fatuche, tabule, batata frita e esfihas. Há opções vegetarianas e veganas. E, como destaca Gabriel, todos os ingredientes são frescos e naturais. Mais informações pelo Instagram @falafullbr
Para fazer em casa
Agora, se você quiser uma mesa farta de comidas libanesas em casa, você precisa conhecer o Mabruk (@mabruk.culinarialibanesa). Como conta Maria Eugenia, o estabelecimento nasceu em meio à pandemia, e é comandado por ela, a irmã, mais duas primas e o pai delas.
“As famílias do meu pai são do sul do Líbano! Meu avô veio pequeno para cá, minha avó nasceu aqui. Fazemos as receitas que aprendi com ela. Trabalhamos somente on-line, com Instagram e WhatsApp. Entregamos os produtos pré-prontos e congelados, para finalizar em casa”, explica Maria Eugenia. Ficou interessado? Saiba mais em @mabruk.culinarialibanesa, no Instagram!
Sorvete libanês? Sim!
Uma experiência imperdível é o sorvete libanês artesanal da Bachir (@bachirbrasil). A casa apresenta sabores típicos e exóticos. Os sorvetes são naturais, sem essências artificiais e sem gordura trans. Todos os produtos são 100% artesanais, feitos na fábrica em São Paulo.
O ideal da Bachir sempre foi buscar o “saudável com sabor”. E o diferencial? Os visitantes podem envolver o sorvete em uma cobertura de pistache iraniano! Para saber mais, acompanhe o Instagram oficial: @bachirbrasil