Penedo une história e natureza
Distrito da cidade de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, Penedo é o berço da colonização finlandesa no Brasil. Belíssimo e sossegado, o local, hoje, é focado em turismo romântico para casais com mais de 30 anos, que gostam de apreciar bons queijos e vinhos.
Mas, sem dúvidas, a região é uma atração turística que agrada a todos. Com cenários característicos e agradáveis paisagens naturais, o destino pode turistas o ano inteiro. Isso porque, abriga diversos atrativos, os quais podem ser contemplados em diferentes estações.
O distrito é uma ótima opção para quem procura uma viagem tranquila e cultural. A calmaria, o som das águas das cachoeiras, o clima ameno e as tradições finlandesas tornam Penedo um destino encantador e aconchegante.
A “Pequena Finlândia” de Penedo
Em todo o local, há referências à Finlândia e às tradições do país. Inclusive, a clássica atração local, “Pequena Finlândia”, é um lugar rodeado de sobrados típicos e pintados em cores variadas, que seguem a cultura do país.
As lojas que expõem peças artesanais, as placas das ruas bilíngues (português e finlandês), e as cercas rústicas de madeira, conjugadas com cercas vivas, completam o cenário encantador do distrito.
Outra atração responsável por preservar a cultura e a memória dos finlandeses, o Museu Finlandês conta com uma mostra de artesanato, livros, revistas, tapeçarias e outros utensílios.
Mais atrações em Penedo
Além das atrações finlandesas, há, ainda, uma ótima e deliciosa gastronomia local. Para quem ama a natureza, também há generosos atrativos naturais, como rios, cachoeiras e cascatas por todo o pequeno distrito.
Um dos destaques da região é o Rio das Pedras, e ele não pode ficar fora do seu roteiro de viagem. Esse rio nasce no Pico das Agulhas Negras e desce cortando todo o vale de Penedo, formando em seu curso pequenos lagos naturais e cachoeiras de pequeno e médio porte, como a Cachoeira de Deus, a Três Cachoeiras, a Três Bacias e a Cachoeira do Tangará.