Para a sua proteção

 Para a sua proteção

Técnica de defesa pessoal reconhecida no mundo todo, a prática do Krav Magá ajuda a aliviar o estresse e aumenta a autoconfiança, além de ser um ótimo exercício físico

Mais do que uma arte marcial, o Krav Magá foi criado como uma técnica de defesa pessoal que tem como objetivo a proteção em situações reais de perigo. É considerado, atualmente, o método de defesa mais eficaz do mundo, dirigido às pessoas que querem proteger-se de ataques em combates corpo a corpo. Este sistema de enfrentamento corporal envolve técnicas de luta como torções, defesa contra armas (bastões, facas), agarramento e diversos tipos de golpeamentos. 

Com sua eficácia comprovada, o Krav Magá é utilizado pelas principais forças de defesa e segurança ao redor do mundo, em especial as agências de segurança de Israel (Polícia, Exército, Mossad e Shabak) e dos Estados Unidos (FBI, Swat, Fuzileiros Navais e forças de operações especiais). No Brasil, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e do Comando de Operações Tática (COT), unidade de elite da Polícia Federal, também treinam as técnicas do Krav Magá. O treinamento é repassado para civis por meio de academias especializadas nesta técnica de luta.

O estilo foi desenvolvido na década de 1940, por Emrich “Imi” Lichtenfeld e é derivado de habilidades de briga de rua. Lichtenfeld, um judeu nascido na Hungria e que cresceu em Bratislava, capital da atual Eslováquia, tinha conhecimento de técnicas de boxe, wrestling e luta greco-romana, mas percebia que as formas tradicionais de luta não eram suficientes nos enfrentamentos “sem regras” das ruas. Com a chegada do exército nazista ao seu país, Lichtenfeld fugiu com sua família para Israel, onde se juntou a um exército rebelde chamado Haganá, onde o Krav Magá foi desenvolvido.

A independência do Estado de Israel, em 1949, abriu caminho para que o criador da técnica treinasse o Exército e a força policial do novo país. Em 1964, após a aposentadoria, ele passou a difundir o ensinamento do Krav Magá mundo afora como uma poderosa técnica de defesa pessoal. 

Chute na virilha: Coloque a perna dominante para trás e flexione o joelho da frente. Levante a perna que estava atrás em um movimento rápido e contínuo para frente e para cima enquanto inclina o corpo um pouco para trás. Acerte as genitais do agressor com o meio da sua canela. 

Deter ataque lateral: Quando o agressor atacar pela frente, acerte-o com um golpe lateral. Levante o braço do mesmo lado em que está vindo o ataque, com o cotovelo flexionado e os dedos abertos para aumentar sua área de defesa. Simultaneamente, feche o punho da outra mão e desfira um soco na cabeça do adversário. 

Escapar de um agarrão por trás: Agache rapidamente e com os pés em uma distância maior do que a largura da sua cintura, gire o quadril para o lado. Com a palma da mão aberta, ataque as genitais do agressor com o máximo de força e velocidade que puder, golpeando também as costelas e a barriga com o cotovelo.

Escapar de estrangulamento por trás: Dê um passo à frente e simultaneamente levante o braço do lado oposto à perna com que você avançou, até que o bíceps esteja na altura da sua orelha. Passe a perna que ficou atrás por trás da outra e gire para ficar de frente para o agressor, de forma rápida e agressiva, utilizando o peso do corpo para forçar os pulsos do atacante. Quando o aperto em seu pescoço diminuir, utilize o cotovelo para atingir a cabeça do agressor.

Krav Magá para todos

Krav Magá, em hebraico, significa “combate corpo a corpo”, sendo krav correspondente a “próximo” e magá equivalente a “toque” ou “contato”. Diferentemente das artes marciais de origem asiática, esta técnica de luta corporal não apresenta um sistema filosófico extenso, sendo seu maior objetivo a eficiência dos movimentos e a defesa em uma flagrante situação de violência, independentemente do tamanho ou até mesmo da quantidade de oponentes.

“A cada passo que ensino, a cada golpe, já vou ‘encucando’ nos meus alunos que isso só deve ser usado para a própria proteção. Sempre enfatizo que é para ser usado em último caso, quando não há mais possibilidades de conversa, pensando na sua defesa, conforme explica o Código Penal brasileiro pela lei que trata de exclusão de ilicitude para quando for para a proteção de si mesmo ou de outras pessoas”, explica o professor e educador físico André Arruda, da Escola Scucuglia de Krav Magá, em Diadema. 

Um dos princípios fundamentais do Krav Magá é finalizar uma luta o mais rápido possível, e portanto, todos os golpes são voltados para as partes mais vulneráveis e sensíveis do corpo humano, como a face, o pescoço, as partes íntimas, o joelho e as articulações em geral. As técnicas são simples e fáceis de aprender, baseadas em instintos e reflexos naturais. Em uma aula de Krav Magá, o aluno aprende alguns conceitos principais, como descobrir o melhor momento para atacar/desarmar o adversário, poder de respostas com movimentos precisos e atacar com máxima eficácia. 

Vale ressaltar que não há competições oficiais e nem regras de pontuação. As graduações de faixas são inspiradas no modelo do judô e não é necessário ter conhecimento prévio de luta para começar a praticá-lo. “Levamos em conta o princípio da individualidade biológica, entre outros preceitos da preparação física, e ensinamos cada aluno a matéria pertinente de sua graduação. Por exemplo, na faixa branca, os nossos alunos aprendem 38 socos, sete chutes, saídas de mãos presas, de enforcamentos pela frente, costas e lado, para depois ir para a faixa amarela e receber a continuação da matéria”, explica André Arruda. 

As aulas proporcionam, além do desenvolvimento das habilidades de defesa pessoal, o alívio dos níveis de estresse, o aumento da consciência situacional (aprendendo a evitar possíveis situações de risco) e o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança. O Krav Magá também se apresenta como uma ótima opção de exercício físico. Um treino de uma hora gasta de 700 até 1.000 calorias,   trabalhando os músculos das costas, braços, peito, pernas e toda a região abdominal. 

Posts Relacionados