No mundo dos livros: os clubes de leitura do Brasil
Os clubes de leitura podem ser ótimas alternativas para quem quer expandir as experiências literárias ou iniciar novas vivências com os livros
Ter o hábito de leitura é, muitas vezes, um desafio para grande parte dos brasileiros – seja por conta da rotina agitada ou pela falta de costume de ler, segundo mostra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Divulgada em 2022, a mesma análise também confirma que o número de leitores no país é bem baixo e mostra que houve uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019.
Em vista disso, participar de um clube de leitura pode ser uma maneira divertida e envolvente para ler mais, expandir as experiências literárias e conhecer novos livros. Afinal, a prática da leitura garante uma série de benefícios, como ressalta André Luiz Gomes de Jesus, professor da área de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“A leitura é fundamental para a construção intelectual do indivíduo. Ela é fundamental, porque, além de trazer uma série de conhecimentos, também é responsável pela nossa capacidade de concentração. A pessoa que lê e que
tem o hábito da leitura tem uma capacidade maior de se concentrar”, afirma.
O docente acrescenta: “A leitura melhora a sua cognição e vai melhorar a sua capacidade linguística, de compreensão e de leitura do mundo. Por exemplo, a ficção pode permitir muito. Ela permite essa entrada em um mundo diverso, mas que, de certo modo, relaciona-se com o nosso mundo, e [com isso] a gente também consegue aprender a ler o mundo de uma maneira melhor”.
Os Clubes de Leitura
Existem poucos clubes de leitura no país que funcionam por uma assinatura mensal – em que o assinante recebe
um livro por mês -, mas eles podem ser alternativas interessantes. Além deles, há opções de clubes, muitas vezes online, em que os participantes escolhem qual obra será lida e depois discutem sobre aquela produção.
André Luiz Gomes de Jesus fala: “Vejo as experiências dos clubes de leitura de uma maneira muito positiva. Vivemos em um país em que o público leitor ainda é pequeno. […] E eles são importantes para essa constituição de um grande conjunto de leitores. […] Os clubes de leitura fomentam a possibilidade de ultrapassar aquilo que nos é oferecido pela universidade, pela escola ou pelas grandes editoras”.
Segundo o professor, “a leitura é um universo enorme” e “o importante é ler bons livros”. “Você tem campos como a filosofia, a sociologia, a psicologia e tantas outras. É importante que a gente entre em contato com tudo e tenha capacidade de ler tudo”, conclui.
Confira, a seguir, algumas opções de clubes de leitura:
Para a criançada
Clube de assinatura de livros infantis, a Leiturinha envia, mensalmente, uma caixinha com opções selecionadas para a faixa etária dos seus filhos. As obras são cuidadosamente escolhidas por especialistas em literatura infantil, considerando a idade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Um dos objetivos do clube é incentivar o hábito da leitura desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos pequenos. Há, também, outros produtos e serviços disponíveis, como o clube de leitura digital, com acesso a livros digitais e atividades interativas, e a loja virtual, com uma seleção de livros, brinquedos e acessórios para crianças.
Variados gêneros literários
TAG Livros é um clube de assinatura mensal e um dos mais conhecidos pelos brasileiros. Todo mês, os assinantes recebem um livro, acompanhado de outros itens surpresa relacionados à obra, como marcadores de página, cartões postais temáticos, etc.
A escolha dos livros é feita por curadores renomados, que selecionam obras de autores nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, e de diversos gêneros literários, como ficção, poesia, ensaios, entre outros. A TAG Livros também oferece outros produtos e serviços relacionados à leitura, como livros avulsos, clube infantil de leitura, clube de audiolivros e cursos de escrita criativa.
Viajando pelos livros
O Turista Literário é um clube de leitura que visa oferecer uma experiência de leitura imersiva, inspirada em diferentes lugares do mundo. Assim, a proposta é transportar os leitores para novos lugares e culturas por meio da literatura, com livros selecionados de autores locais e temas que representam a cultura de cada país ou região.
Os assinantes do Turista Literário recebem todo mês uma caixinha com um livro selecionado, que pode ser de ficção ou não-ficção, e itens relacionados à temática, como mapas, guias de viagem, chás, especiarias, entre
outros. Para os leitores compartilharem suas experiências, o clube também oferece grupos exclusivos no Facebook e WhatsApp.
Revisitando clássicos
O Clube de Literatura Clássica tem como foco a literatura clássica, seja nacional ou estrangeira. Por isso, com ele, os assinantes revisitam obras atemporais, que atravessaram gerações e seguem relevantes nos dias de hoje.
Sobre a curadoria, o Diretor de Operações Lorenzo Fioreze explica: “As escolhas são sacramentadas em um conselho editorial que tem discussões semanais acerca da curadoria e do planejamento editorial. Não há um método cartesiano acerca disso. Como pré-requisito, todo e qualquer projeto que vamos seguir tem que cumprir os nossos rígidos critérios de qualidade editorial, ter uma mínima viabilidade financeira e ter a característica literária compatível com a proposta do clube”.
Segundo Fioreze, editar clássicos “em alto nível mensalmente é um tanto desafiador”. Em vista disso, a equipe busca “um equilíbrio entre clássicos que todos querem ter e clássicos ‘inéditos’”, além de considerar a dificuldade acerca dos clássicos oferecidos.
“Assim, nosso assinante pode ler aqueles clássicos já desejados, experienciar a descoberta de livros e autores que não conhecia e experimentar diferentes graus de dificuldade na leitura”, finaliza.
Cada livro é acompanhado por um marcador de página personalizado e uma carta escrita pela equipe do clube, que traz informações sobre a obra, o contexto histórico e literário, além de sugestões de leitura complementar. Ainda, há diversos benefícios aos assinantes, como descontos em livrarias parceiras, acesso a grupos de discussão online e a eventos literários exclusivos.
Conheça o Skeelo
Com um vasto catálogo de livros de diversos gêneros, como romance, mistério, ficção científica e autoajuda, o Skeelo é uma plataforma de assinatura de e-books para dispositivos móveis (Android e iOS) e oferece uma experiência de leitura diversificada e personalizada para seus assinantes.
Os assinantes do Skeelo têm acesso a um livro gratuito por mês, podendo escolher entre várias opções disponíveis na plataforma. Além disso, eles têm a flexibilidade de trocar seu livro escolhido até uma data limite, permitindo que experimentem diferentes obras e autores.
Outros clubes de leitura
Ficou interessado em conhecer outros clubes de leitura? Confira o Clube Box, o Literatour ou o Colher de Chá.
Conheça a revista de bordo da Levare
A matéria sobre clubes de leitura do Brasil foi originalmente publicada na Revista de Bordo da Levare, na edição 32. Você pode acessar a versão em PDF aqui.