Fim de ano em Nova York
Paisagens repletas de neve, luzes e decorações natalinas revelam a magia dos cartões–postais que encantam turistas em Nova York durante as festas de fim de ano
Estar em Nova York durante o fim de ano é como participar, realmente, de um daqueles filmes de Natal que assistimos desde a infância. A cidade fica completamente imersa em luzes, decorações, espetáculos artísticos, música e muito espírito de celebração que anunciam a chegada das festas. A neve e o “friozinho” do Inverno no hemifério Norte, com temperaturas que variam de 0 a 7 ºC, criam uma atmosfera natalina cinematográfica ideal na cidade mais cosmopolita do planeta.
A partir do começo de dezembro, o clima de festa e magia toma conta das ruas, das avenidas, dos parques, das lojas e dos pontos turísticos, tornado, assim, a Big Apple um verdadeiro paraíso durante o período de Natal para “crianças de todas as idades”, sejam moradores ou turistas, muitos deles brasileiros.
Visitar Nova York é sempre uma ocasião especial. A cidade conta com inúmeras atrações imperdíveis em qualquer época do ano e, como nos dias e nas noites das últimas semanas do ano essas atrações se multiplicam, fizemos um roteiro com os programas imperdíveis para você se encantar pelo Natal nova-iorquino. Prepare o casaco e boas festas!
Pontos turísticos no Natal em NY
Provavelmente a imagem mais conhecida do Natal em NY e fotografada por moradores e turistas, a gigante e iluminada árvore do Rockefeller Center, em Manhattan, é um espetáculo à parte. Da espécie pícea-europeia, a Rockefeller Center Tree Lighting possui impressionantes 27 metros de altura e utiliza oito quilômetros de cabos para a iluminação, totalizando 30 mil lâmpadas de LED.
A tradição da montagem da árvore em frente ao famoso edifício comercial remete aos anos 1930, e a cerimônia para o acendimento das luzes é muito aguardada e, geralmente, acontece na quarta-feira seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças. O evento tem transmissão ao vivo pela TV e participação de estrelas da música norte-americana. A árvore fica iluminada diariamente das 6h à meia-noite, e, no dia de Natal, as luzes ficam acesas por 24 horas. Na noite de Réveillon, as luzes são desligadas às 21h.
Ao lado da árvore fica uma enorme pista de patinação no gelo. É preciso pagar ingresso para curtir a pista, que fica aberta entre os meses de outubro e abril. Há, ainda, a possibilidade de alugar o par de patins caso você não tenha um. Apesar do preço (27 dólares para adultos e 15 dólares para crianças), patinar em Nova York durante os gelados dias de fim de ano é uma experiência formidável.
Em qualquer época do ano, visitar o Central Park é obrigatório para quem coloca os pés em NY, e em dezembro não é diferente. Amado pelos cidadãos, o maior parque urbano da cidade é repleto de trilhas lagos e áreas verdes, ganhando ainda mais atrações com a chegada do inverno. Além do show de luzes que encanta os frequentadores do Central Park, por lá encontramos a mais prestigiada pista de gelo para patinação da cidade. Figura carimbada em filmes natalinos, a Wollman Rink faz a diversão das tardes e noites dos nova-iorquinos.
O visitante pode aproveitar, também, para conhecer o charmoso Columbus Circle, um dos mais famosos “holiday markets” – que são mercados natalinos que surgem pela cidade nessa época do ano. O mercado a céu aberto fica localizado na entrada oeste do parque e conta, em seus inúmeros quiosques, com artigos variados, como peças de arte, joias, objetos de decoração e deliciosas iguarias; e tudo isso em meio ao festivo clima de Natal. Há, ainda, outros dois disputados holiday markets espalhados pela cidade, um no Union Square Park e outro no Bryant Park (Winter Village) – este último também com uma conhecida pista de gelo para patinação.
Os fãs de enfeites de Natal têm como destino obrigatório o bairro Dyker Height, localizado no Brooklyn e escolhido como a região mais bem decorada dos Estados Unidos. São tantas luzes, árvores, guirlandas, bolas, papais noéis e bonecos de neve que os jardins das casas – decorados pelos próprios moradores – lembram os clássicos filmes natalinos.
A popularidade levou até a criação de uma excursão guiada pelo bairro, o chamado Christmas Lights Tour, em que é possível conhecer cada detalhe dos encantadores enfeites, mas, caso opte por ir por conta própria, não encontrará problemas para observar a fachada das casas.
Já para quem busca por um grande espetáculo musical, é possível se programar para assistir o Christmas Spectacular Anual, que acontece no palco do Radio City Music Hall e conta com 15 apresentações programadas para novembro e dezembro. O show de uma hora e meia reúne cerca de 140 artistas, que se revezam em momentos que combinam dança, música e humor. O espetáculo é comandado pelo grupo feminino de dança Rockettes e encanta com a presença de personagens como o Papai Noel.
• Fachada decorada do Empire State Bulding
• Bolas de Natal gigantes da Sexta Avenida
• Passeio de carruagem pelas ruas de NY
• Espetáculo “O Quebra-Nozes” encenado pelo New York City Ballet
• Jogos da temporada da NBA no icônico Madison Square Garden
• SantaCon, a convenção da papais noéis na Times Square
• Festivais de luzes do zoológico do Bronx
• Trem de brinquedo em miniatura no Jardim Botânico
Show das vitrines de Natal
Passar momentos curtindo as vitrines das lojas decoradas especialmente para o Natal é outro passatempo favorito dos turistas em NY. É tamanha a importância que as grandes lojas dão para as vitrines no período natalino, que são realizados eventos suntuosos para inaugurá-las, com um show de luzes e músicas que atraem inúmeros curiosos.
Algumas das lojas que não podem ficar fora da lista estão na famosa Quinta Avenida, a mais movimentada via de Manhattan e com as mais legais estando concentradas entre a rua 45 e a 55. As principais são a elegante Saks, em frente ao Rockefeller Center, e a Macy’s, maior loja da cidade e que, há 150 anos, presenteia os visitantes com belíssimas vitrines natalinas.
No interior da Macy’s, o visitante ainda pode ter um encontro com Papai Noel na clássica Santaland, a vila do bom velhinho construída no oitavo andar da loja. Vale, ainda, colocar no roteiro de visitas, as sofisticadas vitrines natalinas da Bergdorf Goodman, da joalheria Tiffany & Co, da Barney’s, da Bloomingdale’s e da Lord & Taylor.
Mas não são apenas as lojas de departamento que se enfeitam para o Natal. Em NY, estão algumas das mais legais lojas de brinquedos do mundo, e elas também se arrumam de maneira especial para receber crianças e adultos nesta época do ano. Separe algumas horas para se encantar pelos brinquedos em icônicas lojas, como a Lego Store, a Nintendo World, a Disney Store e a FAO Schwarcz. Esta última é conhecida pela cena do filme “Quero Ser Grande” (1988), em que os personagens vividos por Tom Hanks e Robert Loggia tocam um enorme piano de chão com os pés, além de também ser palco de eventos tipicamente natalinos, como o concurso de decoração de biscoitos.
Réveillon na Times Square
Área que fica na junção da Broadway com a Sétima Avenida, a Times Square é palco de uma das maiores festas de Réveillon do mundo. A principal atração da festa, realizada no coração de Nova York, é a famosa bola de cristal iluminada, que sinaliza a chegada da meia-noite do dia 31. Durante 60 segundos, ela desce sobre o público, a partir de um mastro localizado no topo de um prédio, até explodir em confetes e fogos de artifício.
Transmitido ao vivo pela TV, o Réveillon da Times Square conta com um público de milhares de nova-iorquinos e turistas que, para aproveitarem a festa, ficam durante horas embaixo de neve e aguentam temperaturas congelantes. Há ainda outras opções divertidas e luxuosas para passar a noite de 31 de dezembro em NY, como as festas em bares e restaurantes de Manhattan, alguns deles nos terraços dos prédios (rooftops) da região da Times Square, e o passeio de barco pelo Rio Hudson, acompanhando os fogos de artifício no céu da “cidade que nunca dorme”.
Quem não ama árvores de Natal, não é mesmo? Nova York conta com alguns dos mais espetaculares (e gigantes!) “pinheirinhos” natalinos do mundo. Veja a seguir onde ficam algumas das árvores mais legais que estão espalhadas pela cidade:
• Madison Square Park
• Museu Americano de História Natural
• Bryant Park
• Wall Street
• Metropolitan Museum of Art • Biblioteca Pública de Nova Iorque
• Lotte New York
• Palace Hotel
• Central Park (flutuante)
• Radio City Music Hall
• Sob o Arco do Washington
• Square Park