Cinemateca Brasileira, Petra Belas Artes e mais: os principais cinemas de rua em São Paulo
Escolher uma sessão, sentir o cheiro e o sabor da pipoca, assistir ao filme que você esperava em uma tela gigante e esquecer de todos os problemas por duas horas. Apesar da facilidade dos dias atuais para assistir a um longa, muitos ainda valorizam a experiência tradicional de ir até os cinemas, como se fosse um ritual. No entanto, ter a vivência em um cinema de rua original tem se tornado cada vez mais um desafio.
Populares até o início da década de 80, os cinemas de rua foram desaparecendo de São Paulo conforme novas mudanças chegavam à indústria da sétima arte. Ainda assim, algumas unidades seguem lutando contra a extinção e se mantendo firmes na maior cidade do país.
O primeiro cinema de São Paulo foi o Cine Bijou-Threatre, inaugurado em 1907. Entre 1930 e 1960, a capital paulista viveu o auge de salas espalhadas em cinemas de rua. Depois disso, o que não faltou para o setor foi concorrência. A primeira delas foi a chegada da televisão, que exibia filmes mais antigos. Logo depois vieram o VHS e os DVDs, que permitiam que o usuário escolhesse o filme que quisesse nas locadoras.
Outro fator impactante foi a construção dos grandes shoppings, que contavam com cinemas com maior disponibilidade de salas e mais poltronas, além de serem considerados mais seguros. Por fim, houve a chegada dos streamings, a versão moderna das locadoras, que permite que usuários assistam a filmes que acabaram de sair nos cinemas.
Uma das apostas dos cinemas de rua para resistirem é a exibição de filmes que passam despercebidos pelas grandes redes, atraindo um nicho específico dos amantes da sétima arte. Outra alternativa tem sido apostar na criação de um ambiente nostálgico para o público.
Preparamos uma lista com alguns cinemas que valem a pena ser visitados em São Paulo. Confira!
Cinesala
Considerada uma das referências da capital paulista quando o assunto é cinema de rua, a Cinesala nasceu como “Cine Fiammetta” em 1962. Na década de 80, passou a ser a Cinemateca, exibindo filmes clássicos e raros. Desde 2015, o local tem o nome atual e oferece uma grande diversidade de filmes. Dentro do cinema, há opção de cadeiras individuais e sofás que se assemelham a uma cama grande.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros
Cinesesc
Bastante popular entre os amantes da sétima arte e localizado na badalada Rua Augusta, o Cinesesc tem como uma de suas principais características não exibir Blockbusters. Ao invés disso, o cinema prioriza filmes clássicos, alternativos ou que não foram lançados nas grandes redes.
Endereço: Rua Augusta, 2075
Cinemateca Brasileira
Criada em 1940, a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo, a Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil. Além disso, trabalha na restauração de um dos maiores acervos da América Latina. O espaço realiza mostras temáticas e promove eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Petra Belas Artes
Tradicional ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e um dos mais antigos da capital, o Petra Belas Artes é conhecido por oferecer uma programação alternativa. O local também oferece reexibições de filmes clássicos. O cinema chegou a fechar em 2011, mas após uma grande mobilização, teve sua fachada tombada e reabriu em 2014. Além dos filmes, a cafeteria do salão principal também chama a atenção.
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Espaço Itaú de Cinema
Localizado na Rua Augusta, o primeiro cinema a ocupar o espaço foi o Cine Majestic em 1947. Desde 2008, as três salas de projeção atendem pelo nome de Espaço Itaú de Cinema. O espaço é um dos favoritos de diretores, atores e atrizes para fazer a pré-estreia de suas obras. O cinema tem o foco em filmes que não são facilmente encontrados nas salas comerciais.
Endereço: Rua Augusta, 1.475
PlayArte Marabá
Inaugurado em 1945, com o nome de Cine Marabá, o local foi por décadas o ponto de concentração cultural de São Paulo. Hoje, chamado de PlayArte Marabá, está localizado no cruzamento mais famoso da capital, entre as avenidas Ipiranga e São João. Apesar de conservar a arquitetura da década de 40, o cinema conta com tecnologia avançada de som e imagem. Diferentemente da maioria dos cinemas de rua, o local também exibe Blockbusters.
Endereço: Avenida Ipiranga, 757 – Centro
Reserva Cultural
A Avenida Paulista é um dos principais cartões-postais de São Paulo e lá está localizada a Reserva Cultural, um dos poucos cinemas na capital que exibe filmes independentes e produções estrangeiras. O cinema fica no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero.
Endereço: Avenida Paulista, 900
Sato Cinema
Inaugurado em 2023, no bairro da Liberdade, o Sato Cinema tem a proposta de suprir a demanda por cultura asiática em São Paulo. Instalado dentro da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, o local conta com 1.100 lugares. No cinema, a Sato Company exibe parte do seu acervo, a maioria de origem japonesa, além de alguns Blockbusters. O espaço ainda tem uma área de exibição de armaduras de heróis como Jaspion e Jiraiya.
Endereço: Rua São Joaquim, 381
Se você ficou interessado em conhecer esses cinemas, saiba que é possível ir para São Paulo com a Levare. Compre aqui sua passagem.