Combinações de sabores

 Combinações de sabores

Marcada por misturas que vão do picante ao doce, cozinha tailandesa vira tendência no Brasil com variedade de temperos que resultam em pratos únicos

A gastronomia da Tailândia é a bola da vez entre os brasileiros que gostam de descobrir novos sabores. Cidades grandes e de médio porte já contam com restaurantes de cozinha thai, e o interesse do público é notório pelos pratos típicos deste país do sudeste asiático, vizinho da Malásia, Camboja, Laos e Myanmar, e próximo da China e do Vietnã. 

Ainda um pouco “exótica” para nós brasileiros, a culinária tailandesa é autêntica e reconhecida no mundo como extremamente saborosa, colorida e marcada pela mistura de ingredientes com aromas bastante intensos. A variedade e combinação de temperos resultam no simultâneo equilíbrio e contraste entre o picante, salgado, doce, azedo e amargo, transformando-se em pratos marcantes e únicos. 

“A nossa culinária ainda é desconhecida, muitas pessoas têm o hábito de confundir com a chinesa. Para quem experimenta pela primeira vez é uma experiência diferente e dá aquela sensação de tentar associar o sabor com alguma coisa parecida das outras culinárias”, explica Denise Ferrari Senzaki, responsável pelo Restaurante Thai Chef, de São Paulo. 

Preparação do Pad Thai
Molhos e temperos 

Os molhos, temperos, especiarias e condimentos são parte essencial da cozinha thai, participando praticamente da preparação de todos os pratos. Os molhos em quase sua totalidade são picantes, em maior ou menor grau. Em tailandês, a expressão utilizada para molhos é nam chin ou nam jin. As versões mais populares do molho são o nam chin kai (molho doce de pimenta, utilizado em pratos de frango grelhado), o nam chin sate (molho de amendoim), o nam chin chaeo (feito de arroz glutinoso torrado e moído) e o achat (versão tailandesa do picles de pepino). 

Mas nenhum destes bate, no quesito popularidade, o nam pla. Feito com anchovas e sal, que são misturados e armazenados em barris, o composto é fermentado ao calor do sol, e o líquido resultante é extraído, filtrado e adocicado com um pouco de açúcar de palma. Como já é salgado, o nam pla retira a necessidade da adição de sal na preparação dos pratos. Ele é utilizado na elaboração de pratos quentes, em marinados de carne, mas também é consumido como molho de petisco e em saladas.

Som Tam

Utilizado para saborear frutos do mar, o picante molho sriracha recebeu o nome da cidade litorânea de Si Racha, localizada na província tailandesa de Chon Buri, uma vez que o molho começou a ser utilizado nos pratos dos restaurantes locais. O sriracha é quase cremoso, pouco picante e muito perfumado. Outro que também faz fama na cozinha thai é o pastoso e picante curry tailandês. Diferentemente do curry indiano, ele tem como base ingredientes frescos, como a pimenta, alho, raiz de coentro, krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país, e a pasta é geralmente nas cores vermelha, verde ou amarela, a depender dos condimentos usados no preparo.

Também são comuns na culinária tailandesa temperos e especiarias como o chili (de sabor picante, conhecida por pimenteira-cumari) o leite de coco (utilizado para refogar os alimentos), o limão-kaffir (de aroma intenso), a galanga (o gengibre tailandês, bem picante e cítrico, muito usado no curry), o capim-limão (utiliza-se o caule como tempero), a pasta de tamarindo (de sabor ácido), a pasta de camarão (de aroma fortíssimo), especiarias secas (coentro, cominho, canela e cardamomo) ervas (hortelã e variados tipos de manjericão), açúcar mascavo, entre outros.

Os temperos, especiarias e condimentos são parte essencial da cozinha thai, participando praticamente da preparação de todos os pratos.

Como sabores picantes podem afastar um pouco os não acostumados, Denise, do Thai Chef, explica que a pimenta é entregue ao cliente separada do restante da comida para evitar problemas, pois cada pessoa suporta diferentes níveis de picância. “Tentamos o máximo possível manter a originalidade dos pratos, com produtos importados da Tailândia”, afirma.

Dentro da cozinha thai

Uma refeição típica da Tailândia tem vários pratos, que podem incluir sopa, salada, peixe (frito ou no vapor), frango ou porco, além dos molhos e pastas picantes. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmim (ou arroz thai), conhecido pelo aroma de flor de jasmim e com o poder de abrir o apetite. Conheça alguns dos principais pratos da culinária tailandesa:

Satay

Khao tom: Geralmente servido no café da manhã, é uma sopa de arroz feita na maioria das vezes com carne de porco, frango, peixe ou camarão.

Som Tam: Salada servida, em geral, como acompanhamento dos pratos principais. É original do nordeste do país e seu ingrediente principal é o mamão verde, misturado a tomate e vagem. 

Satay: Um dos aperitivos mais populares, trata-se de um espetinho de porco marinado com leite de coco e temperado com cúrcuma que recebe molho de amendoim.

Pad Thai: Prato típico nacional, sua preparação varia um pouco, mas todas as versões levam macarrão frito com soja e carne, camarões ou vegetais. Em alguns casos contém amendoim. 

Guay Jub

Guay Jub: Sopa com noodles de arroz, tofu, carne de porco e ovos cozidos, é um dos muitos legados chinês na Tailândia. A versão tradicional é servida com intestino do porco e outros miúdos.

Tom Yum Kung: Esta sopa representa o contraste de sabores da cozinha thai, levando camarões ao leite de coco, frango, cogumelos, alho, soja e lima. 

Panaeng Muú: É um prato de curry vermelho que pode ser preparado com porco, cordeiro, frango ou mariscos. O leite de coco adiciona um toque cremoso e o limão-kaffir um sabor refrescante. 

Cha Yen: É uma bebida láctea feita com chá-preto, água fervente, leite condensado e açucarado servido sobre gelo com mais açúcar. No topo, um pouco de leite evaporado. 

Mango Sticy Rice: sobremesa feita com manga madura servida com arroz doce preparado no leite de coco. É comum os doces thai receberem um toque de fruta tropical.

Posts Relacionados