Cidade mágica

 Cidade mágica

Queridinha dos brasileiros em viagens para o exterior, a luminosa e animada Miami reserva badalação, compras, praias e natureza selvagem

Cosmopolita, festiva, glamourosa e ensolarada. Estes adjetivos, além de muitos outros, podem ser usados para revelar Miami, a cidade mais famosa da costa leste da Flórida, estado situado no extremo sudeste dos Estados Unidos da América. Queridinha dos brasileiros em viagens de férias e até mesmo em mudanças para o exterior, a “Cidade Mágica” disponibiliza aos moradores e visitantes todos os prazeres que reservam as grandes metrópoles do mundo.

Fort Jefferson, no parque nacional Dry Tortugas

Além de ser a terra das compras, circular por Miami é por si só uma grande experiência. Nas avenidas cinematográficas, repletas de palmeiras tropicais e emolduradas por mar e céu azul que remetem ao Caribe, – afinal, a Flórida está há poucas horas de distância das principais ilhas caribenhas – há bares, restaurantes, galerias de arte e museus por toda parte.

Miami é uma das cidades mais turísticas dos Estados Unidos, sendo esta considerada uma parte importante da economia local. As praias, convenções, festas e eventos atraem mais de 12 milhões de visitantes, anualmente, de todo o país e do mundo, com um faturamento de US$ 17,1 bilhões.

E os brasileiros são parte substancial nesta indústria do turismo. O Brasil é o país que mais envia turistas para Miami. Números de 2018 da Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) apontam que, naquele ano, cerca de 462 mil brasileiros passaram mais de uma noite na cidade, ficando à frente de outros sul-americanos, como argentinos e colombianos.

Biscayne Marketplace
De passeio por Miami

Com uma população de cerca de 400 mil habitantes, Miami é a sede e a cidade mais populosa do condado de Miami-Dade (ou Grande Miami), o condado mais populoso da Flórida e o oitavo mais populoso dos Estados Unidos. É importante explicar que Miami e Miami Beach são cidades diferentes, mas transitar entre as duas é fácil, pois estão ligadas por pontes. 

Na região central de Miami está Downtown, movimentado pelo setor financeiro da cidade, com uma grande quantidade de prédios altos e espelhados. À beira mar está a Biscayne Boulevard, a principal avenida da região, com bares, restaurantes e lojas da Biscayne Marketplace, além da marina, de onde partem passeios de barco. 

Wynwood Walls

As principais atrações de Downtown estão no Museum Park, que abriga dois museus à beira da Baía de Biscayne. Um deles é o Phillip and Patricia Frost Museum of Science, com instalações como um planetário e um aquário cheio de tubarões, além de abrigar inúmeras exposições, e o vizinho Pérez Art Museum, com mais de duas mil obras de artistas contemporâneos.

É nesta região, também, que ficam o Adrienne Arsht Center, onde se apresentam a Miami Symphony Orchestra e o Miami City Ballet, e a FTX Arena, que recebe os jogos de basquete do Miami Heat e shows de astros da música pop. Destaque ainda para os imensos gramados do Bayfront Park.

Cocowalk

Vizinha a Dowtown está Brickell. Originalmente uma área empresarial e luxuosa repleta de arranha-céus, bancos e condomínios de luxo, Brickell tem ganhado mais atrativos turísticos nos últimos anos, com modernos shoppings centers, hotéis e bares badalados. A principal avenida do bairro é a grandiosa Brickell Avenue, que separa Brickell de Downtown. 

Como chegar: O Miami Internacional Airport, a 14 km de Downtown e 20 km de Miami Beach, recebe voos nacionais e internacionais. 

Quando ir: O inverno, de dezembro a março, é considerado alta temporada. Os preços dos hotéis sobem e a cidade está cheia e festiva, com a temperatura entre os 15 e os 26 graus. 

Hospedagem: As regiões mais procuradas para se hospedar são Miami Beach, com hotéis ótimos e de preço um pouco salgado, e Downtown Miami. 

Como circular: A cidade é espalhada e o carro é a melhor ideia, principalmente veículos alugados e aplicativos de transporte. O Metrorail, sistema de trens elevados, pode ser útil para circular por partes de Downtown.

Gastronomia: A cena gastronômica é muito variada, indo de bistrô francês a lanchonetes pé sujo. Os restaurantes refletem a fusão de culturas na cidade e a presença de alguns dos melhores chefs do mundo. 

Dos descolados aos históricos

O bairro de Wynwood chama a atenção dos moradores e turistas mais antenados. Bairro da moda, onde antigos galpões industriais foram ocupados por cafés, bares, lojas, galerias e restaurantes descolados, tem a sua parte mais agitada na avenida NW 2nd Avenue, onde estão as famosas paredes grafitadas Wynwood Walls, com coloridos murais pintados por artistas de todo mundo. A arte contemporânea também tem destaque no bairro mais hipster de Miami, o Design District, com lojas e galerias espalhadas pela NE 2nd Avenue e as ruas 39th, 40th e 41th. 

Philip and Patricia Frost Museum

O bairro comunitário mais conhecido da cidade é Little Havana. Localizada ao lado de Downtown, a região começou a ser ocupada pela comunidade cubana a partir da década de 1960. O epicentro do bairro é a SW 8th Street, a famosa Calle 8, onde estão endereços como o Maximo Gomez Park, além de lojas de charutos, vendinhas, cafés e restaurantes. A música e a cultura cubana são celebradas em points como a lendária casa Ball and Chain e o Cubaocho Museum & Performing Art Center, além, é claro, do Viernes Culturales, evento gratuito que acontece no bairro toda terceira sexta-feira do mês, com muita comida, arte de rua, feira de artesanato e atrações infantis. 

Ao sul de Miami está Coral Gables. Excelente para ver lojas, galerias, fontes, mansões e restaurantes charmosos, Coral Gables tem o famoso Vizacya Museum and Gardens (ou Villa Vizcaya). Com uma bela vista da Baía de Biscayne, a mansão foi erguida no começo do século 20 e encanta especialmente pelos seus suntuosos jardins. A Venetian Pool, considerada a piscina mais bonita do mundo, o antigo e luxuoso Hotel Biltmore e o Lowe Art Museum, que conta com mais de 17,5 mil obras de arte de todos os tempos, épocas e civilizações, também estão em Coral Gables.

Miami Beach

Já em Coconut Grove, estão o Peacock Park, a Barnacle Historic State Park, mais antiga moradia do condado de Dade, de 1891, a Dinner Key, marina mais chique da Miami, e o arborizado CocoWalk, local popular para fazer compras, comer e para o entretenimento. 

Miami Beach

As melhores praias da região estão em Miami Beach. É principalmente na parte conhecida como South Beach que tem tudo o que está no imaginário acerca da cidade, como a orla rodeada de palmeiras, carrões, iluminação em neon, festas na piscina e postos salva-vidas. 

Little Havana, bairro comunitário cubano de Miami

South Beach é conhecida pelo estilo de prédios baixos, em tons pastel e simétricos, construídos nos anos 1920 e 1930. São mais de 800 construções tombadas como patrimônio histórico, formando o Art Déco District, que pode ser percorrido em tours guiados de uma hora e meia. A via principal é a Ocean Drive, com calçadão à beira-mar, onde estão icônicos restaurantes e hotéis.  

Também em Miami Beach está Lincoln Road. O famoso calçadão de pedestres oferece aos moradores e turistas lojas, restaurantes e bares com mesas externas, mercadões gastronômicos e galerias de arte. A poucos passos, a charmosa Española Way, concentra restaurantes de várias nacionalidades, inclusive de comida brasileira. Outros atrativos de Miami Beach são os museus, como o Bass Museum e o Wolfsonian, e a sala de concertos New World Center.

Venetian pool
Natureza

A natureza ao redor de Miami é incrível e merece ser mais explorada por turistas que visitam a Flórida. O destaque são os parques nacionais, que emolduram a cidade. A oeste está o Everglades National Park, o terceiro maior parque nacional dos Estados Unidos. Os Everglades são compostos por uma rede de terrenos pantanosos e florestas alimentados por um rio desde o lago Okeechobee, a sudoeste da Baía da Flórida. Já a leste de Miami está o Biscayne National Park, o maior parque marinho dos EUA, reconhecido pela abundância de recursos subaquáticos, incluindo o sul da Biscayne Bay.

Há ainda o Big Cypress National Preserve, com seus vastos pântanos, o Parque Nacional Dry Tortugas, em Key West, que tem como atração mais importante o Fort Jefferson, uma imponente fortaleza do século XIX, o Bill Baggs Cape Florida State, na extremidade de Key Biscayne, com o centenário farol considerado a estrutura mais antiga do condado de Miami-Dade, e as praias cheias de dunas e mangues do Biscayne Nature Center at Crandon Park, próximo ao Miami Seaquarium, onde são realizados shows de baleias, golfinhos, focas e muitos outros animais marinhos.

Ocean Drive

A fauna e flora da região também podem ser observadas em jardins e parques botânicos como o Miami Beach Botanical Garden, o Fairchild Tropical Botanic Garden, o Pinecrest Gardens, além da vinícola mais ao sul do continente, a Schnebly Redlands Winery and Brewery.

Everglades National Park

O imenso universo de shoppings, complexos a céu aberto e lojas de departamento garantem inúmeras possibilidades aos que gostam de lotar sacolas com as roupas mais descoladas e das melhores marcas, com opções para todos os gostos. Um dos destaques é o enorme complexo de Sawgrass Mils. Há pouco mais de 40 minutos de distância do centro de Miami, nele estão mais de 350 lojas, a maioria delas de outlet. Mais próximo do aeroporto da cidade, o shopping Dolphin Mall também é muito procurado por turistas por causa da variedade de lojas disponíveis. 

Outros centros de compra são o Dadeland Mall e o Aventura Mall, ambos também com várias opções de lojas, e os refinados Bal Harbour Shops e Village of Merrick Park, lugares glamourosos e com as melhores – e mais caras – grifes do mundo. Há ainda as megalojas de departamento, como as disputadas Macy’s, Ross Dress For Less e Target. 

Uma curiosidade: a Miracle Mile é uma rua de compras em Coral Gables voltada a um público muito específico. O local reúne diversas lojas que vendem vestidos de noiva e outros artigos relacionados ao dia do casamento. 

Posts Relacionados