Chá: aliado da boa saúde

 Chá: aliado da boa saúde

O consumo de chás pode auxiliar no bem-estar, no tratamento e na prevenção de doenças

Mate, verde, de gengibre ou de camomila: na alegria ou na tristeza, um chazinho sempre vai bem

Com o inverno se aproximando, quem não gosta de desfrutar de uma xícara de chá quentinho, não é mesmo? Há quem consuma para relaxar, para obter energia, para aquecer o corpo e até mesmo para aliviar sintomas de gripe.

Essa infusão milenar é apreciada em diversas culturas ao redor do mundo, e é consumida por uma série de motivos – saúde, sabor, ritual, etc. – e com diferentes modos de preparo. Para criar sabores únicos e obter benefícios adicionais à saúde, uma ampla gama de especiarias, como folhas, ervas, flores, frutas e raízes, são adicionadas e combinadas de várias maneiras.

Estudos realizados pelo Hospital Universitário de Zhujiang, associado à Universidade de Medicina do Sul da China, destacam que o consumo de ervas, como o chá verde, pode trazer benefícios positivos para a saúde do corpo.

Os (muitos) benefícios dos chás

Os chás oferecem diversos benefícios à saúde devido às suas propriedades naturais.

As pessoas que consomem chá verde, por exemplo, têm chances menores de desenvolver câncer de fígado, cirrose e doença hepática crônica. Suas vantagens são muitas por ser rico em polifenol, composto químico natural encontrado em plantas, também conhecido por suas características antioxidantes.

Outros estudos revelam que o de gengibre pode trazer uma série de benefícios para a saúde, por possuir antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a impulsionar o sistema imunológico e a combater certas inflamações.

De acordo com a nutricionista Paula Milani, as características do chá de alecrim podem ser benéficas para pessoas que buscam melhorar distúrbios digestivos.

“O alecrim é uma planta rica em óleos voláteis como eucalipto e cânfora, que pode trazer alívio dos sintomas e proporcionar conforto digestivo.”

Paula Milani, nutricionista

Além disso, Paula destaca que os chás de saquinho são classificados como industrializados. Nesse procedimento, as plantas são trituradas, o que pode resultar na perda de seus compostos bioativos, que são altamente voláteis e que buscamos consumir nos chás. “Por isso, o ideal é sempre preparar sua bebida com as folhas para infusão”, conclui.

o chá de alecrim é excelente para as pessoas que buscam melhorar distúrbios digestivos

Aumento do consumo no Brasil

Conforme pesquisa realizada pela Euromonitor International, fornecedora mundial de inteligência empresarial, o consumo da bebida no Brasil apresentou um crescimento significativo. Entre os anos de 2013 e 2020, teve um aumento de 25%, quase o dobro da média global de 13%.

Segundo a nutricionista Renee Rodrigues, esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, como à busca por uma alimentação mais saudável, à valorização de produtos naturais e à descoberta das propriedades terapêuticas das infusões.

“Os chás existem na humanidade há milênios. Em cada cultura, eles estabelecem uma função: cura, socialização, partilha e hospitalidade, em todos os cantos do planeta.”

Renee Rodrigues, nutricionista

Origem do chá

A história desse tipo de infusão remonta a milhares de anos na antiga China. Existem muitas histórias e lendas espalhadas, e a mais comum é a de que a bebida foi descoberta, por acaso, pelo imperador chinês Shen Nung, em meados de 1737 a.C.

Conforme a lenda, enquanto o imperador descansava sob uma árvore, algumas folhas caíram em sua xícara de água quente, criando um composto aromático, que ele decidiu provar. Impressionado com seu sabor e essência, ele começou a promover as propriedades medicinais e revigorantes da bebida.

Aos poucos, o chá foi chegando a diferentes países e ganhando uma popularidade significativa. Assim, cada região do planeta, à sua maneira, passou a apostar em combinações e infusões surpreendentes. A ampla variedade e sabores disponíveis tornam o chá uma opção versátil, saudável e agradável para muitas pessoas.

Os chás oferecem diversos benefícios a saúde devido às suas propriedades naturais

Diferentes variedades

Renee Rodrigues destaca que, embora existam variedades de preparações para a infusão, as versões quentes são as mais comuns e tradicionais. No entanto, a bebida também pode ser consumida gelada – sem perder seus princípios ativos.

Cada uma delas tem uma cor, um aroma e sabor únicos. Além disso, ela pode ser ingerida diariamente e trazer diversos benefícios à saúde, como melhora do sono, melhora da digestão, diminuição da glicose e do colesterol, ingestão de antioxidantes e desintoxicação.

Os chás verde, preto, branco e mate são muito consumidos e populares entre aqueles que buscam uma dieta saudável, pois são conhecidos por seus benefícios no metabolismo de gordura.

“De fato, esses tipos de chás ajudam no metabolismo de gorduras, mas também são estimulantes, o que, para algumas pessoas, pode trazer um efeito colateral negativo; por isso, é importante tomar cuidado no consumo excessivo.”, ressalta a nutricionista.

Em relação aos cuidados, a nutricionista explica que, em dias mais quentes, é fundamental apostar na opção gelada combinada com frutas. “Abacaxi, morango, hortelã e erva-doce são ótimas opções para dias com temperaturas altas. Nos dias mais frios, aposte na canela, no gengibre, cravo e na camomila.”, finaliza Renée.

Os chás podem ser inseridos quentes ou gelados

Os mais comuns

  • Chá Preto ótima opção para aqueles que procuram uma bebida energizante, além de ser um bom digestivo e ter propriedades antioxidantes.
  • Verde auxilia na perda de peso, na melhoria da função cerebral e no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Branco bastante conhecido por melhorar a saúde da pele, entre outros benefícios.
  • Mate feito a partir das folhas da planta de erva-mate, ajuda a fornecer energia, melhorar o foco e a concentração.

Posts Relacionados