Cênica recebe a Cia. Forrobodó de Teatro com ‘A menina que não dá bobeira’ e workshop gratuito

 Cênica recebe a Cia. Forrobodó de Teatro com ‘A menina que não dá bobeira’ e workshop gratuito

“A Menina que não dá bobeira” desembarca na Cênica, em Rio Preto. (Fotos: Divulgação)

Atriz Aline Alencar conduz as atividades neste sábado, dia 13, na Sede Cênica, no Jardim dos Seixas

Neste sábado, dia 13 de janeiro, a companhia Cênica, de São José do Rio Preto, recebe em sua sede, no Jardim dos Seixas, a Cia. Forrobodó de Teatro para duas ações gratuitas.

A primeira é o workshop “Arte de Contar Histórias”, das 9h às 11h, e a segunda, a contação “A menina que não dá bobeira”, às 16h, ambas com a atriz e contadora Aline Alencar. As iniciativas são do Ponto de Cultura Castelo de Histórias, localizado em João Pessoa (PB), cidade onde Aline Alencar, que já viveu em Rio Preto, está radicada.

Sem necessidade de inscrição antecipada e voltado a pessoas com e sem experiência em contação de história, o workshop tem como proposta despertar uma poética pessoal entre participantes. Serão abordadas experiências práticas a partir de técnicas em repertório e em linguagens diversas, expedientes que podem ser explorados na construção de uma narrativa própria. A ideia é que participantes se envolvam com a ludicidade e a imaginação no processo de criação, tendo em mente que a palavra é a protagonista.

Sobre A menina que não dá bobeira

Já em “A menina que não dá bobeira”, a fabulosa palhaça Pipoca Estrambólica da Silva se diverte com sua sonoplastia mequetrefe ao contar a história de uma menina metodicamente extraordinária, que por sua vez nunca fez nada de errado na vida e exige de si mesma um certo perfeccionismo cotidiano. A plateia é convidada a refletir se precisamos nos comportar assim para sermos aceitos e aceitas e a embarcar nesta história e, quem sabe, desconstruir tal ideia.

Sobre Aline Alencar

Contadora de histórias, atriz, escritora e palhaça, atua desde 2004 na Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, originada em São José do Rio Preto, e coordena desde 2015 o Ponto de Cultura Castelo de Histórias, em João Pessoa (PB). Tem formação em artes visuais com habilitação em artes plásticas e pós-graduação em Políticas Culturais em Bases Comunitárias pela FLACSO (Argentina). Participa ativamente da cena cultural paraibana, tanto de maneira artística quanto nas lutas pelas políticas públicas culturais.

Sobre o Castelo de Histórias

O Ponto de Cultura Castelo de Histórias é um projeto de difusão literária que realiza atividades culturais para crianças e jovens a partir das múltiplas linguagens artísticas. Contando com sua biblioteca comunitária, oficinas e apresentações artísticas, proporciona a socialização, o brincar e a vivência poética da Praça dos Brinquedos, em João Pessoa (PB) ou de outros lugares de passagem. A iniciativa é coordenada pela Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, e traz a parceria de artistas locais e itinerantes, expandindo o universo das artes democraticamente.

  • Workshop “Arte de Contar Histórias”, com Aline Alencar
  • Sábado, 13/1, 9h às 11h

Sinopse: O workshop busca despertar uma poética pessoal para quem conta ou pretende contar histórias. Serão abordadas experiências práticas a partir de técnicas em repertório e em linguagens diversas, expedientes que podem ser explorados na construção de uma narrativa.

A intenção é fazer com que os participantes se envolvam com a ludicidade e a imaginação no processo de montagem. Tendo em mente que a Palavra é a protagonista no processo de criação.

Gratuito

  • Contação “A menina que não dá bobeira”, com Cia. Forrobodó de Teatro
  • Sábado, 13/1, 16h

Sinopse: A fabulosa palhaça Pipoca Estrambólica da Silva se diverte com sua sonoplastia mequetrefe ao contar a história “A menina que não dá bobeira”. A história é de uma menina metodicamente extraordinária, que por sua vez nunca fez nada de errado na vida e exige de si mesma um certo perfeccionismo cotidiano. Mas será que precisamos nos comportar assim para sermos aceitos? Então, nada melhor do que ver as mirabolâncias de uma palhaça para nos fazer embarcar nessa história e quem sabe desconstruir essa ideia.

Gratuito. Livre.

A Sede Cênica está localizada na Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas – São José do Rio Preto.

Posts Relacionados