Atrativos naturais: Sete Barras é destino para mochileiros e aventureiro
A cerca de 210 km da capital paulista está Sete Barras, uma cidade do Vale do Ribeira que reúne diversos atrativos naturais em meio ao trecho remanescente da Mata Atlântica. O município abriga uma importante parcela de riquezas naturais do Estado de São Paulo além de ser um grande produtor de bananas e palmito.
Por lá é possível encontrar cachoeiras belíssimas, pouco conhecidas e bem preservadas, e variadas trilhas que fazem parte do roteiro ecoturístico da cidade, atraindo mochileiros e aventureiros ao longo de todo o ano.
Entre seus destaques está a cachoeira do Quilombo, que presenteia os visitantes após 2,5 km de trilha com uma cristalina e refrescante queda d’água.
Já a cachoeira do Ribeirão Branco tem um chamativo poço de águas esmeraldas, declarado um dos pontos mais visitados e fotografados da cidade.
O manejo agroflorestal se destaca nos quilombos da região, como se vê nas comunidades rurais dos bairros Rio Preto e Guapivuru, onde viveiros ajudam a repor os recursos ameaçados de extinção da Mata Atlântica.
E se você é o tipo de gente que gosta daquele banho de rio e desfrutar de uma boa comida caseira, em Sete Barras o visitante encontrará tudo isso.
O banho de rio e a comida caseira disponibilizados em fazendas e sítios da região fazem de Sete Barras uma típica cidade de interior, com paisagens incríveis, natureza encantadora e cenários de tirar o fôlego.
Quanto à origem do nome Sete Barras, existem duas correntes de opinião: uma atribui o nome ao fato da pequena vila que deu origem à cidade estar situada nas proximidades da orla do sétimo afluente do Ribeira, a contar de sua foz. A outra está ligadas às lendas de exploração de ouro na região no início da colonização, entre elas a das Sete Barras de ouro perdidas.
Ficou curioso em saber mais sobre viagens e destinos? Então acesse a revista de bordo da Levare.