Arremesso Global

 Arremesso Global

Uma das maiores ligas esportivas do mundo, NBA completa 75 anos com bilhões na conta, crescimento de audiência no Brasil e muita história para contar

Globalizada, bilionária, em expansão e com alguns dos atletas mais bem pagos do esporte mundial. Mais importante liga profissional de basquete do mundo, a National Basketball Association (NBA) completa incríveis 75 anos de fundação na temporada 2021/2022 em seu auge de popularidade, não apenas nos Estados Unidos e Canadá, onde estão os 30 times/franquias, mas em todos os cantos do mundo. 

A receita anual da NBA é de U$8 bilhões, o que a coloca como a terceira liga esportiva mais valiosa do mundo, perdendo apenas para as também norte-americanas National Football League (NFL), de futebol americano, e a Major League Baseball (MLB), de beisebol. Em termos financeiros, nenhuma liga esportiva cresceu tanto nos últimos anos quanto a NBA. Dados compilados pela revista americana Forbes demonstram que a liga de basquete passou de U$ 3,7 bilhões em receitas totais em 2009 para US$ 8,01 bilhões em uma década mais.  

Crescimento no Brasil

No Brasil, por exemplo, a notoriedade atual da NBA – que foi transmitida pela primeira vez no país com a TV Bandeirantes na década de 1980 explica-se em índices de audiência. De acordo com pesquisa do Ibope Repucom, o número de pessoas que consomem jogos da liga no eterno “país do futebol” subiu de 31 milhões em 2019 para 45 milhões em 2021. 

Michael Jordan

A expansão da liga fez crescer o leque de opções de transmissões com TV aberta (Band), canais por assinatura (SporTV e ESPN) e plataformas digitais (YouTube e Twitch), além do aplicativo da própria liga, a NBA League Pass, que exibe todos os jogos da temporada e playoffs. Nesta temporada, o Brasil tornou-se o líder global em número de assinantes deste serviço.

Outro indicativo da popularidade da liga norte-americana no Brasil é o aumento do número de lojas oficiais no país, que passou de seis, antes do início da pandemia, para 18 em 2022. Em outubro do ano passado, a NBA Store Arena foi inaugurada em São Paulo, sendo a maior unidade da América Latina e quarta maior do mundo. Tudo isso faz do Brasil o terceiro maior mercado de varejo físico do mundo fora dos Estados Unidos.

Uma breve história da liga

A liga foi fundada em 6 de junho de 1946, em Nova Iorque, com o nome de Basketball Association of America (BAA), modificando para a atual designação três anos depois quando se fundiu com outra liga, a rival National Basketball League (NBL). Em sua primeira versão, a liga contava com 11 times e o primeiro jogo oficial foi entre Toronto Huskies e o New York Knockerbockers. 

Na década de 1950, a liga se consolidou com a entrada de afro-americanos como Harold Hunter e com uma equipe que dominou aquela época: o Minneapolis Lakers, do pivô George Mikan, que ganhou cinco títulos entre 1948 e 1954. Em busca de uma nova dinâmica para as partidas, a NBA buscava por novidades, como cronômetro de 24 segundos em 1954. 

A maior dinastia de uma equipe, porém, é do Boston Celtics. Liderados por Rookie Bill Russell, o time de Massachussetts levou oito títulos consecutivos entre 1959 e 1966. Em 1967, com a criação de uma liga concorrente, começou uma guerra para a contratação de jogadores. Foi nessa época que a então estrela do basquete universitário Kareem Abdul-Jabbar, até hoje o maior pontuador da história da NBA, chegou ao Milwaukee Bucks.

Nos anos 1970, a expansão da liga alcançou 22 franquias. Já na década seguinte, os fãs de basquete observaram o surgimento de grandes equipes campeãs, como o pentacampeão Los Angeles Lakers (1980, 82, 85, 87 e 88), de Magic Johnson, o tricampeão Boston Celtics (1981, 84 e 86), de Larry Bird, e os “bad boys” bicampeões do Detroit Pistons (1989 e 90), de Isaiah Thomas. 

A grande equipe e que está sempre na lembrança dos grandes fãs de basquete, no entanto, apareceu no início dos anos 1990. O lendário Chicago Bulls de Michael Jordan, Scott Pippen, Dennis Rodman e cia. foi seis vezes campeão (1991, 92, 93, 96, 97 e 98).

Outras equipes surgiram para reinar nos anos seguintes, como os Lakers de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, cinco vezes campeão na primeira década do século XXI (2000, 01, 02, 09 e 10) e o Golden State Warrior, tricampeão (2015, 17 e 18) com nomes como Stephen Curry e Kevin Duran, estes dois dividindo o espaço de megaestrela da NBA nos últimos anos com LeBron James. Atualmente no Lakers, “King James” coleciona quatro títulos da liga.

A NBA experimenta não apenas uma globalização entre os fãs, mas entre os jogadores. Uma prova disso é que nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, as 12 seleções que participaram do torneio convocaram nada menos que 121 jogadores das equipes da liga norte-americana, número bem maior do que quando o “Dream Team” americano encantou o planeta em Barcelona, no ano de 1992.

Nomes como o sérvio Nikola Jokic (Denver Nuggets), o greco-nigeriano Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e o esloveno Luka (Dallas Mavericks) estão em pé de igualdade com os melhores norte-americanos da liga.

Ao todo, são feitas duas grandes separações dentre os 30 times e ambas têm relações com a localização geográfica das cidades natais. A primeira é a das conferências: Leste e Oeste. Cada uma tem 15 times. A outra é a das divisões. São 6 com 5 times cada. Essa separação serve para definir a tabela, escolha dos times do all-star game e a classificação dos times para o playoff.

Cada um dos times joga ao todo 82 jogos na temporada regular (41 em casa e 41 fora). Os jogos têm algumas divisões bem específicas por conferência e divisão. Cada vitória vale um ponto e cada derrota não vale nenhum. Não existe empate. Os times são classificados na sua conferência. Em cada uma são selecionados os 8 melhores times para irem para a fase dos playoffs.

Os playoffs, ou pós-temporada, são disputados em formato mata-mata. O 1º colocado na conferência enfrenta o 8º, o 2º enfrenta o 7º, o 3º enfrenta o 6º e o 4º enfrenta o 5º. O formato é o melhor de 7, isto é, a equipe que alcançar 4 vitórias primeiro avança para a próxima fase. Os campeões de cada conferência se enfrentam na final da NBA. O campeão é aquele que atingir 4 vitórias primeiro.

Posts Relacionados