Ourinhos: a cidade no interior paulista é conhecida como Terra do Ouro
Ourinhos (SP)
A cidade de Ourinhos está localizada a 370 km da cidade de São Paulo, às margens do Rio Paranapanema, contando com importantes tradições culturais, que vão desde o seu conhecido artesanato até teatros e muita música.
Sua privilegiada localização geográfica facilitou o desenvolvimento desde a época da cafeicultura até os dias atuais, tornando-a um grande polo econômico da região. Seus visitantes são acolhidos com ótima gastronomia cosmopolita, parques ecológicos, patrimônios histórico-culturais, praças e igrejas, que tornam a cidade um destino certeiro para quem busca um destino erudito com charme do interior e muito rico em história.
Um dos pontos mais visitados é o Museu Histórico Ferroviário. Inaugurado em 27 de setembro de 2022, o Museu abriga mais de 60 peças que promovem o resgate histórico da memória ferroviária de Ourinhos. Nele estão expostos um telégrafo usado para enviar mensagens entre estações, apito de saída de trem, modelos antigos de trilhos, placas de numeração de linhas entre outros itens.
Outro local importante da cidade é o Teatro Municipal Miguel Cury. Ele recebe espetáculos de artes cênicas, danças, shows, filmes e palestras que enriquecem a cultura da região. Possui também uma Galeria de Arte onde podem ser realizadas diversas exposições. Artistas famosos já passaram por ele como Fernanda Montenegro, Juca de Oliveira, Ary Toledo, Paulo Autran, Antônio Abujamra, Eva Vilma, e músicos como Belchior, Toquinho, Hermeto Pascoal, entre outros. O Teatro Municipal “Miguel Cury” completou 32 anos em 2020 com capacidade para 570 lugares.
Ourinhos ganhou o apelido de “terra de ouro” graças ao seu solo fértil, que além de originar o nome da cidade, atraiu diversos imigrantes italianos que rapidamente povoaram as lavouras da região e contribuíram para o crescimento do território.
Ficou curioso em saber mais sobre viagens e destinos? Então acesse a revista de bordo da Levare.