MIMO Festival completa 20 anos; confira o line-up
Um dos maiores eventos culturais gratuitos do país, o MIMO Festival completa 20 anos de história em 2023
Vinte anos de história, com 57 edições, em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, e sempre com entrada gratuita. Esse é o MIMO Festival, que busca abraçar múltiplas manifestações artísticas e passar por diferentes lugares do país e do mundo.
Ao longo da sua história, o MIMO já realizou mais de 500 shows em mais de cinco mil horas de música, sempre a fim de ocupar o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa, mantendo a qualidade musical como referência.
Desde o início, o evento busca interatividade entre os artistas e o público, uma vez que a troca de experiências sempre foi uma proposta do festival. Por isso, não seria diferente na comemoração dos 20 anos, que contará com espetáculos em patrimônios históricos e naturais, Chuva de Poesia e outras ações educativas.
“É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Manter um evento gratuito com esta qualidade artística, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo na atualidade – sejam as novas tendências ou artistas consagrados – requer perseverança e muito suor, meu e de toda a equipe. Só sei dizer que amo o que faço e que é revigorante demais ver o resultado final: como a plateia pulsa, reage e é contagiada pela energia única que só o MIMO proporciona”, afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora do MIMO Festival.
Onde o MIMO Festival acontece em 2023?
Um dos maiores festivais gratuitos de música do país, o MIMO vai acontecer em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio, tendo a B3, a bolsa do Brasil, como patrocinadora master e o Banco Itaú Unibanco como patrocinador.
Nos dias 16 e 17, o Rio de Janeiro vai abrigar uma versão pocket do charmoso festival, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA.
Além disso, o evento vai pela primeira vez para Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, de 19 a 21 de maio, apresentado e com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Ainda, o MIMO conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. Saiba mais sobre a programação abaixo.
MIMO Festival SP 2023
Em 2023, a agenda de São Paulo do festival acontece em diversos locais. A abertura vai acontecer às 18h do dia 12 de maio, na Arena B3 com o português Manuel de Oliveira. Em seguida, às 21h, no Grande Auditório do MASP, se apresentam os argentinos do Piazzolla Octeto Electrónico, liderado por Nico Sorin.
O Parque Villa-Lobos, a partir do sábado, 13 de maio, abrigará shows de nomes internacionais. Entre eles, estão as apresentações da banda Jupiter & Okwess, originária da República do Congo, da saxofonista americana da nova geração do jazz Lakecia Benjamin, do produtor inglês Prince Fatty – que convida a também inglesa Shniece Mcmenamin e o brasileiro Monkey Jhayam -, além do diretor e DJ inglês Don Letts, que fará um set especial e apresentará pela primeira vez no Brasil o seu novo longa-metragem, “O Rebel Dread”.
Ainda no parque, o público será presenteado com o concerto de Arnaldo Antunes, com o pianista Vitor Araújo, da brasileira Lucinha Turnbull – considerada a primeira guitarrista do país – assim como do cabo-verdiano Mario Lucio & Os Kriols.
Como presente para o domingo, Dia das Mães (14/5), o MIMO Festival será encerrado no Parque Villas-Lobos com a apresentação comemorativa dos 80 anos do sempre elegante Paulinho da Viola, que cantará clássicos de seu repertório, que emocionam o público. Lembrando que a entrada é gratuita e sujeita à lotação.
A Arena B3 vai abrigar ainda a apresentação do brasileiro Kiko Dinucci. Os workshops com os artistas convidados a cada edição é outra marca do MIMO e, em 2023, vão acontecer, além da Arena B3, no pequeno auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde haverá o Fórum de Ideias, que será mediado por Luiz Thunderbird e abordará temas como “Mario Lucio & Jupiter – Migrantes de ontem e de hoje” e “Lucinha Turnbull – A mulher nesse tal de rock and roll”. “Don Letts – O Rebel Dread” será o tema no fórum de domingo, o único a ocupar a Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo.
Por sua vez, a Mostra de Cinema agrega lançamentos e filmes que têm a música como espinha dorsal. O documentário de 35 minutos “Letrux: Viver é um frenesi”, do diretor Marcio Debellian, e “Manguebit”, de 1h41, dirigido por Jura Capela, “Alan”, dirigido pelos premiados diretores Daniel Lisboa e Diego Lisboa, serão exibidos na Sala Paulo Emílio do Centro Cultural São Paulo, com a apresentação de onze filmes.
Ao meio-dia do domingo, 14 de maio, a Chuva de Poesia, outra marca registrada do festival, tomará conta de um local (ainda surpresa – o anúncio oficial será feito um dia antes nas redes sociais do evento). Nesta edição, a ação homenageia as mulheres que marcaram seu nome na história da literatura, como Alice Ruiz, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Adriana Versiani dos Anjos e Ana Martins Marques.
Edição pocket do MIMO Rio
No dia 16 de maio, a Cidade das Artes Bibi Ferreira, localizada na Barra da Tijuca, vai abrigar uma versão pocket do renomado festival. As apresentações acontecerão na Sala Eletroacústica, no Teatro de Câmara e na Grande Sala. Entre as atrações, estão nomes como Lakecia Benjamin, Mario Lucio & Os Kriols, Bruno Capinan, Jupiter & Okwess, Manuel de Oliveira, Don Letts e o Piazzolla Octeto Electrónico por Nico Sorin.
Ainda, haverão três workshops em duas salas do espaço. O argentino Nico Sorin vai falar sobre “o desafio de adaptar a obra de Astor Piazzolla para diferentes conjuntos instrumentais”, o português Manuel de Oliveira discorrerá sobre “A guitarra ibérica – Território, identidade e inovação” e a americana Lakecia Benjamin aborda o tema “Um retrato do novo jazz”.
A Mostra de Cinema (17 de maio), no Estação NET Botafogo, exibirá filmes como o curta “As canções de amor de uma bicha velha”, do diretor André Sandino Costa, e o longa “Rebel Dread”, de William e Badgley. Depois da sessão, haverá o encontro do público com o inglês Don Letts, o “Rebel Dread”.
MIMO Festival em Itabira (Minas Gerais)
Carlos Drummond de Andrade completaria 120 anos em 2022 e as festividades em torno dele seguem à toda. Este é o mote que traz a inspiração para o início da comemoração dos 20 anos do MIMO Festival na cidade natal do poeta. O evento acontece pela primeira vez em Itabira, entre os dias 19 e 21 de maio de 2023, em uma parceria com o Instituto Cultural Vale, a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Entre as atrações confirmadas, estão Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Simone Mazzer, Don Letts, Jupiter & Okwess e o grupo Gilsons, Orquestra de Câmara da FCCDA, entre outros grandes nomes.
Os shows serão no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e na Concha Acústica, enquanto o concerto do violonista português Manuel de Oliveira será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Além dos shows, o MIMO Festival em Itabira contará com workshops, Fórum de Ideias, mediado pela jornalista Chris Fuscaldo, Mostra de Cinema, Chuva de Poesia e um Roteiro Afetivo, que terá como ponto de encontro a Casa do Brás e uma visita guiada pelo Centro Histórico de Itabira, conduzida por jovens integrantes do programa sócio-cultural Drummonzinhos.
A Mostra de Cinema trará filmes com temática musical, como “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy, no Cinemax.
A Chuva de Poesias, em Itabira, acontecerá nos dias 20 e 21 de maio na Casa de Carlos Drummond de Andrade, também com poemas de mulheres que fazem parte da história da literatura.
Programação completa
Curtiu? A programação completa do MIMO Festival está disponível aqui.