Inhotim inaugura nova galeria
O Instituto Inhotim inaugurou a sua 20ª galeria permanente, dedicada a Yayoi Kusama, uma das mais renomadas artistas da atualidade
A Galeria Yayoi Kusama abriga duas de suas obras: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009).
Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação criativa e cativante, com diversidade de suportes e linguagens, sobretudo nas instalações imersivas, que convidam o espectador a adentrar em seu universo, aguçando a sua percepção. Happenings, performances, pinturas, esculturas, instalações, trabalhos literários e filme fazem parte do acervo criativo da artista. A participação coletiva em suas instalações de imersão dá sentido às suas obras, concretizando uma experiência sem limites, sem bordas, com cores, contrastes, luzes e sombras.
O projeto arquitetônico da Galeria Yayoi Kusama foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma), com uma área de 1.436,97 m², localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas. A proposta da arquitetura da galeria pensa não somente em um espaço protegido para receber as instalações, mas também para o seu público, trabalhando com a ideia da espera e da permanência em um espaço de convívio.
O paisagismo da galeria tem um caminho sinuoso feito de pedras, que revela o local ao público, e é inspirado em um jardim tropical multicolorido com um toque psicodélico.
Visitas de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Entrada: R$ 50 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam entrada. Inhotim fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem).
Ficou curioso em saber mais sobre viagens e destinos? Então acesse a revista de bordo da Levare.